A McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial, revelou quais são as cinco principais tendências do mercado B2B para os próximos anos. Entre elas, estão a oferta de experiências de compra omnichannel, assim como acontece no mercado B2C, estratégias de marketing hiperpersonalizadas, ferramentas avançadas de vendas, entre outros direcionamentos.

Por que você precisa conhecê-las? Porque esse mesmo estudo mostrou que companhias que adotam estratégias vencedoras conseguem aumentar suas participações de mercado em mais de 10% ao ano. E o resultado tem sido visto mesmo em épocas de incerteza econômica.  

Quer alcançar resultados como esses, manter o seu negócio competitivo e promover um crescimento sustentável? Então, veja quais são as tendências do mercado B2B e como se preparar para elas.

Principais aprendizados deste artigo

  • A transformação digital é constante e ininterrupta. No mercado B2B, os dados gerados podem (e devem) ser usados para promover a hiperpersonalização, principalmente em estratégias de marketing.
  • O conceito omnichannel também é esperado pelos clientes-compradores que querem transitar  entre canais físicos e digitais.
  • Uma boa gestão de equipe de vendas B2B é essencial para os vendedores atuarem bem nesses dois cenários
  • Além de acompanhar as tendências do mercado B2B, é essencial conhecer diferentes abordagens para diferenciar a empresa e vender mais, com as que mostramos na apresentação 12 técnicas de vendas e abordagem: PPT treinamento de vendas

Quais as principais tendências do mercado B2B?

De acordo com a McKinsey & Company, as tendências que merecem a atenção de líderes e gestores de empresas do mercado B2B são:

  1. uso de ferramentas avançadas para vendas; 
  2. marketing hiperpersonalizado;
  3. equipes híbridas de vendas;
  4. estratégias personalizadas em marketplaces terceiros;
  5. investimento em marketplace próprio.

Vamos aos detalhes de cada uma?

1. Uso de ferramentas avançadas para vendas 

A cada dia, é possível enxergar com mais precisão a transformação digital no B2B. Novas tecnologias, como a IA Generativa, estão melhorando os resultados e otimizando as tarefas. 

Segundo pesquisa do Gartner, citada em uma matéria do site E-commerce Brasil, a expectativa é de que, até 2028, 60% do trabalho de vendas no mercado B2B seja realizado via tecnologias generativas. Para entender melhor esse impacto, em 2023, o percentual era de apenas 5%.

Seguindo a linha de raciocínio, na lista de inovações tecnológicas em B2B previstas no levantamento da McKinsey & Company, estão soluções, como:

  • bots para conversão com clientes, com possibilidade de realizar pedidos, entre outras tarefas;
  • controle e registro automático de interações, incluindo reuniões, chamadas e outras atividades relacionadas;
  • ferramentas de contratação;
  • prevenção de rotatividade;
  • geração e manutenção automática de leads.

E por falar em leads, o infográfico abaixo traz seis dicas incríveis de como melhorar essa parte do funil de vendas, indo da geração de interessados à conversão para clientes da sua empresa. Confira!

tendências do mercado B2B

2. Marketing hiperpersonalizado

Outras das tendências do mercado B2B diz respeito às estratégias de marketing que vão além do convencional e caminham em direção à hiperpersonalização.

Elas devem ser criadas a partir de uma análise aprofundada de dados, inclusive preditiva, que ajuda a identificar padrões e mudanças de comportamento.

Você também é do grupo de pessoas que acha que marketing personalizado é apenas para o mercado B2C? Então, é hora de rever esse conceito!

Empresas dispostas a inovar e chegar mais longe estão adotando diferentes medidas para atrair, fidelizar e reter clientes-compradores. Um bom exemplo é a criação de conteúdos específicos para cada cargo.

Inclusive, o levantamento da McKinsey também mostrou que 77% das companhias que utilizaram estratégias de personalização direta e individualizada tiveram aumento de participação em seus mercados de atuação.

Dica de leitura: “Tipos de estratégias de marketing: conheça as 6 principais para impulsionar os resultados da sua empresa

3. Equipes híbridas de vendas

Há diversos desafios e soluções no mercado B2B que precisam estar no radar de líderes e gestores. Isso porque acompanhar de perto as tendências é uma forma de superar obstáculos e promover a inovação do negócio.

Uma delas se refere à oferta de experiências de compra omnichannel para os clientes, criada a partir da formação de equipes de vendas híbridas, com profissionais capacitados para atender tanto operações presenciais quanto via internet.

A ideia é mesclar canais tradicionais, remotos e de autoatendimento e formar a chamada “regra dos terços”, que dá aos interessados a chance de migrar entre diferentes canais para efetuar a compra.

Veja como as empresas aumentam seu ganhos e participações com a estratégia:

tendências do mercado B2B

Fonte: McKinsey & Company

4. Estratégias personalizadas em marketplaces terceiros

Mais uma das tendências do mercado B2B que também tem a ver com personalização. Porém, no caso, consiste em usar a característica em marketplaces de terceiros.

Essa é uma prática sustentável de venda, pela qual a empresa oferece seus produtos e serviços em um site/app que não é próprio da marca, reduzindo gastos com desenvolvimento e gestão da plataforma.

Apesar de financeiramente ser interessante, é essencial lembrar que a concorrência é acirrada nesses espaços. Por isso, é tão importante adotar estratégias de personalização B2B para se diferenciar.

Um bom exemplo é oferecer descontos exclusivos para os clientes que fecharem a compra no canal, ou benefícios únicos, como desconto em frete e entrega em menos tempo.

5. Investimento em marketplace próprio

A última das tendências do mercado B2B que citaremos segue o caminho oposto. Isto é, a empresa cria um marketplace próprio e, além de vender as próprias soluções, abre caminho para a formação de parcerias comerciais — e isso também gera receita.

Segundo a McKinsey, a estratégia teve um aumento de 8% em 2022, e entre as empresas que ainda não a adotaram, 70% já têm planos para isso.

Para se aprofundar no tema, leia: “Gerenciamento de vendas em marketplaces: 5 práticas de gestão essenciais

Resumo das principais tendências do mercado B2B!

A inovação tecnológica em B2B tem mudado a atuação das empresas, abrindo caminho para a criação de novos modelos de negócio e modificando o relacionamento entre clientes e vendedores corporativos.

Ao mesmo tempo que a experiência dos clientes é melhorada com práticas mais personalizadas, as companhias têm a chance de trabalhar formatos de vendas mais sustentáveis — e esse é um importante diferencial competitivo.

A IA Generativa, como já comentamos, gera dados que, quando analisados corretamente, ajudam a identificar mudanças de comportamento e, a partir dessa percepção, estimulam a criação de jornadas de compras mais precisas, como já acontece no mercado B2C.

Parcerias estratégicas, como as formadas por meio de marketplaces, também contribuem com a sustentabilidade das empresas, com a geração de novas fontes de receita e a expansão de suas participações nos setores.

Se você quer ir mais longe, explorar todas essas tendências e buscar resultados melhores para a sua companhia, veja também como aprimorar o gerenciamento do time baixando agora este kit gratuito e exclusivo: “Gestão de equipes de vendas: dicas de especialistas no mercado B2B