O sales as a service é um serviço que ajuda as empresas a terem acesso a profissionais e ferramentas especializadas para alavancar os resultados do setor comercial. Isso acontece por meio da contratação de um provedor de serviços que, por sua vez, oferece a mão de obra especializada.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O sales as a service é uma abordagem na qual uma empresa contrata apoio especializado para o setor comercial, como uma terceirização de vendas
  • Esse processo pode ajudar a reduzir os custos de vendas e aumentar a produtividade da empresa, já que dá acesso a profissionais e ferramentas especializadas que aumentam a eficiência do processo comercial. 
  • Para adotar a abordagem, é preciso descobrir o que pode ser melhorado no seu negócio, definir o que precisa ser acompanhado e adotar uma solução de CRM para otimizar os processos.
  • O funil de vendas é uma ferramenta essencial para qualquer estratégia comercial, inclusive, as que adotam o sales as a service. Entenda como ela funciona na prática neste e-book gratuito!

A abordagem de sales as a service, inclusive, pode ajudar os negócios a reduzirem seus custos operacionais e alcançar melhores resultados, já que, permite direcionar os esforços do time comercial rumo ao sucesso. 

Quer aprender mais sobre o assunto? Então, continue conosco, porque, neste artigo, explicamos o que você precisa saber sobre sales as a service B2B: como funciona, vantagens e como adotar na sua empresa!

O que é sales as a service?

Sales as a service — traduzindo para o português, vendas como serviço — é uma abordagem na qual uma empresa, comumente B2B (que negocia com outras companhias), adota para ter acesso a profissionais e recursos oferecidos por terceiros. Na prática, é como se fosse uma terceirização da força comercial mediante a contratação de uma empresa especializada. 

Aqui, o esforço de vendas fica a cargo de uma equipe externa, que entrega atividades desde a prospecção de leads até o pós-venda como um serviço. Essa abordagem é mais comum no segmento B2B, pois esse setor lida com negociações mais complexas. Logo, precisa de um apoio mais especializado.

Como essa abordagem funciona?

O funcionamento do sales as a service é bem fácil de entender. Primeiro, existe a empresa que precisa de um apoio na sua estratégia de vendas e, por isso, contrata uma organização especializada em oferecer esse tipo de serviço. 

Partindo disso, é feito uma análise completa da carteira de clientes da contratante e estabelecida as melhores táticas para prospectar e atender os consumidores, sempre se baseando em dados. Todo o apoio é dado por profissionais de vendas especializados. 

Em todo caso, a estratégia busca entregar uma experiência completa aos clientes. Para isso, costuma contar com o apoio de profissionais capacitados para acompanhar os consumidores durante toda a duração da jornada de compra. 

E isso é possível porque esse serviço entrega não apenas mão de obra especializada, mas também acesso a ferramentas que otimizam diversos processos, como análise de dados e automação de tarefas.

Vale destacar que contratar o sales as a service não significa abrir mão da sua força de vendas interna. Na verdade, esse serviço funciona como um apoio para que os vendedores possam trabalhar com mais assertividade.

Por exemplo, é possível ter apenas a etapa de prospecção e qualificação de leads nesse modelo.

Quais as vantagens e desvantagens do sales as a service B2B?

Entre as vantagens de adotar o sales as a service na sua estratégia de vendas, podemos citar:

  • redução dos custos com contratação de vendedores; 
  • aumento da produtividade da equipe comercial; 
  • acesso a um time de especialistas dedicado; 
  • acesso a ferramentas atualizadas; 
  • mais eficiência para o processo comercial; 
  • aumento das vendas.

Para completar, essa abordagem é flexível, já que você pode escolher contratar o sales as a service para “tomar conta” apenas de uma etapa do processo comercial e deixar as demais com a sua equipe própria.  

Enquanto isso, algumas desvantagens que precisamos mencionar são uma certa perda de controle sobre as vendas, problemas de comunicação entre as equipes internas e terceirizadas e dificuldade para se adequar ao padrão de qualidade da empresa contratante.

No entanto, tudo isso pode ser driblado caso você siga as dicas que trouxemos a seguir. Vamos conferir?

Como adotar o sales as a service na sua estratégia de vendas?

Após aprender o que é sales as a service e quais as vantagens dessa abordagem, ficou com vontade de adotá-la na sua estratégia de vendas? Então, continue conosco e confira as 3 dicas que trouxemos para você a seguir!

1. Identifique as necessidades do seu negócio

O primeiro passo é estudar a fundo a empresa para identificar suas necessidades. Para isso, comece analisando os processos atuais, desde a forma de coletar e qualificar os leads, até a abordagem com os clientes e as ferramentas usadas pelo time comercial. 

Esse processo permite identificar pontos que podem ser melhorados, bem como entender quais etapas podem ser beneficiadas com a ajuda do sales as a service. Por exemplo, a prospecção pode ser boa, mas há problemas na qualificação ou negociação. 

2. Defina os KPIs

Assim como trabalhar com uma equipe própria, o sales as a service precisa de monitoramento constante. Afinal, só assim é possível saber se o serviço que você contratou e está pagando vale a pena, certo?

Portanto, defina os indicadores que precisa acompanhar, como retorno sobre o investimento (ROI) ou ticket médio. O importante é monitorar as métricas que indicam se a tática está dando resultados ou prejuízos. 

3. Não se esqueça do software de CRM 

Nós já falamos em diversos artigos aqui no blog do Agendor sobre a importância do CRM para as vendas. E no sales as a service não poderia ser diferente, já que ter uma ferramenta dedicada a gestão do relacionamento com o cliente permite centralizar o acompanhamento desse setor. 

Com um bom CRM, por exemplo, você acompanha o esforço do seu time comercial, cria e gerencia diversos funis de venda e ainda cria uma estratégia de pós-venda matadora, para fidelizar os clientes e mantê-los sempre comprando com o seu negócio. 

E, sim, é claro que temos uma indicação: o CRM de vendas do Agendor. A solução foi feita pensando 100% no público brasileiro e tem todas as funcionalidades que sua empresa precisa para vender cada vez mais. 

Duvida? Então, aproveite para fazer o seu cadastro agora mesmo e comece a testar nosso CRM gratuitamente!