Quer saber como o final de semana pode ajudá-lo a se dar bem na vida? Confira a rotina de pessoas bem-sucedidas nesses dia.

É só procurar no Google hábitos das pessoas bem-sucedidas que veremos algumas lições do que os executivos, pessoas de sucesso e empreendedores fazem em sua rotina durante a semana que os diferenciam de todo o resto.

Mas o segredo é que o que as pessoas bem-sucedidas fazem aos finais de semana é a mesma coisa que fazem durante a semana.

Parafraseando Aristóteles:

nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um ato, mas um hábito“.

Aqui estão 12 hábitos de finais de semana que as pessoas bem-sucedidas fazem repetidamente. Em outras palavras: a rotina de pessoas bem-sucedidas nos finais de semana.

rotina de pessoas bem-sucedidas

O que as pessoas bem-sucedidas fazem aos finais de semana

Veja também: 20 hábitos que levam ao fracasso profissional e como se livrar deles

A rotina de pessoas bem-sucedidas nos finais de semana

Queria saber o que os ricos fazem no dia a dia? Aparentemente, o mesmo que fazem nos finais de semana…

Confira 12 dicas sobre a rotina de pessoas bem-sucedidas durante seus dias de descanso semanal e tire suas próprias conclusões.

#1. Robert Iger: levante-se cedo

Este CEO da Disney não é o único executivo que afirma acordar às 4:30 todas as manhãs. As pessoas de sucesso não ficam na cama até as 14h em um domingo.

Nem mesmo até às 11h. Pesquisas mostram que nossos cérebros estão mais afiados entre 1 a 4 horas após acordarmos.

Levante-se cedo no fim de semana e você terá uma vantagem sobre o resto do mundo.

#2. Benjamin Franklin: tenha um plano

Ao que tudo indica, Benjamin Franklin perguntava a si mesmo todas as manhãs:

o que farei de bom hoje?

– as pessoas bem-sucedidas sabem a importância de metas diárias, e finais de semana não são exceção.

Obviamente que os finais de semana podem ser um momento para o descanso planejado e intencional. Mas você não tem que ser o presidente para saber que faltar com suas metas não é uma opção.

rotina de pessoas bem-sucedidas

Pergunte a si mesmo: o que farei de bom hoje?

#3. Timothy Ferris: não seja multitask

Ser multitask é ultrapassado. Pode ser tentador maximizar sua produtividade no fim de semana correndo na esteira ao ligar para sua mãe e vasculhar seu feed de notícias. Mas as pessoas bem-sucedidas sabem que isso só reduz a eficiência e eficácia.

Em vez disso, esteja presente em cada atividade individualmente. Ferris recomenda, no máximo 2 objetivos ou tarefas por dia para alinhar a produtividade e a realização.

#4. Anna Wintour: mantenha-se ativo

A editora-chefe da Vogue compromete-se a jogar tênis por 1 hora todos os dias.

E ela não é a única influente que dedica seu tempo aos exercícios. Richard Branson permanece ativo com o kitesurf, enquanto o quarto homem mais rico da Índia é um corredor de maratonas.

Essas pessoas sabem a importância de um corpo ativo para uma mente ativa – e incluem isso na rotina de pessoas bem-sucedidas aos finais de semana.

Além disso isso irá neutralizar aquele copo de vinho e queijo prato em um sábado a noite.

#5. Steve Jobs: priorize o que é importante

As coisas não precisam mudar o mundo para serem importantes. Fins de semana são o momento para se lembrar de pequenas coisas esquecidas – para manter sua harmonia e o equilíbrio entre a sua vida pessoal e a profissional.

Passar o tempo com seus amigos, filhos ou parceiro pode não aumentar diretamente os lucros naquele dia ou levá-lo ao centro das atenções, mas isso não a torna menos importante. É fundamental e isso sempre faz parte da rotina de pessoas bem-sucedidas.

Até mesmo o atual e famoso presidente dos Estados Unidos tira um tempo para sentar-se para jantar com sua família.

#6. Warren Buffet: arranje tempo para hobbies

Ele pode ser considerado o investidor mais bem sucedido do século 20, mas em seu tempo livre Buffett gosta de tocar ukulele.

As pessoas de sucesso são muitas vezes pessoas interessantes – e seus hobbies têm muito a ver com isso. Claro, jogar golfe aos sábados pode ser uma ótima maneira de fazer networking e dar origem a oportunidades de negócios.

Mas, outros tipos de passatempo, mesmo aqueles que podem ser feitos sozinho – como o tricô que Meryl Streep faz, ou a pintura a óleo, no caso de George W. Bush – pode ajudar o sucesso através do fomento da criatividade e aliviar o estresse.

rotina de pessoas bem-sucedidas

Seus hobbies podem fazer bem a você. Warren Buffet, por exemplo, toca ukulele.

Leia mais: Hábitos e atitudes de um bom líder eficaz

#7. Oprah: pratique a quietude

A celebridade mais poderosa de 2013 pela Forbes ainda encontra tempo para sentar-se em silêncio por 20 minutos – 2 vezes por dia.

Esse segredo mais bem guardado da yoga é agora de conhecimento geral. Mesmo o mundo corporativo está reconhecendo os benefícios da meditação plena para reduzir o estresse, melhorar a produtividade, facilitar a criatividade e manter o bem-estar geral.

Por isso, essa é uma rotina de pessoas bem-sucedidas bastante comum.

Os fins de semana muitas vezes podem ser mais ocupados do que dias de semana com a tentativa de empilhar tarefas, exercícios, compromissos familiares, compromissos sociais e muito mais em um período de 48 horas.

As pessoas mais bem sucedidas dedicam tempo para a quietude, inclusive aos fins de semana. Elas não trocam a prática da meditação por nada.

#8. Randi Zuckerberg: esqueça o medo de perder, lembre-se que você só vive uma vez

Todos nós fazemos isso: postamos no Instagram a foto de nossas travessuras de fim de semana ou damos check-in nas mídias sociais para provocar o “curtir” e a inveja de nossos amigos e seguidores.

Entramos na era FOMO (medo de perder). Nos fins de semana, estamos ainda mais propensos a isso.

Mas o fundador e CEO da Zuckerberg mídia (e você adivinhou, irmão do criador do Facebook) diz que as pessoas devem se concentrar em JOMO, o mantra de que não há nenhum lugar que eu preferiria estar do que exatamente onde estou.

As pessoas de sucesso são muitas vezes competitivas, grandes empreendedoras por natureza e praticar uma atitude de gratidão resistindo ao FOMO induzido pela mídia social é fundamental para um fim de semana feliz.

E não é felicidade o marcador real do sucesso?

#9. Bill Gates: tire um tempo para refletir

O fundador da Microsoft disse a famosa frase:

é bom comemorar o sucesso, mas é mais importante prestar atenção às lições do fracasso“.

A reflexão deve ser uma prática diária, mas os fins de semana são a oportunidade perfeita para dar um passo atrás e refletir sobre as lições da semana, além de fazer melhorias para a próxima semana.

A autora de “The Happines Project“, Gretchen Rubin, sugere a criação de um uma sentença para incentivar a reflexão diária.

Dica de rotina de pessoas bem-sucedidas: faça de sábado ou domingo o seu dia para passar rapidamente de volta por meio de registros da semana.

#10. Richard Branson: devolva

Este empresário bilionário, diz que é incrível que ao focar a sua mente em questões como saúde, pobreza, conservação e mudanças climáticas pode ajudar a energizar o seu pensamento em outras áreas.

De acordo com Anne Frank:

“Ninguém jamais se tornou pobre ao doar coisas para os outros”.

Tom Corley estudou os ricos por 5 anos antes de escrever seu livro “Wealthy Habits: The Daily Succes habits of Wealthy Individuals”. Ele descobriu que 73% das pessoas ricas são voluntários em 5 ou mais horas mensais.

Nada ajuda mais a colocar as coisas em perspectiva e reduzir o estresse do que ajudar os menos afortunados.

Fins de semana são um ótimo momento para se envolver em eventos voluntários locais e comunitários.

rotina de pessoas bem-sucedidas

73% das pessoas ricas são voluntários em 5 ou mais horas mensais.

#11. Jack Dorsey: prepare-se para o resto da semana

O co-fundador do Twitter e Square é notório por seus dias de trabalho de 16 horas, de segunda a sexta-feira, mas afirma:

sábado eu saio. Eu caminho. E então domingo é dia de reflexões, feedback, estratégias e de começar a se preparar para o resto da semana”.

Laura VanderKam, autora de “o que as pessoas de sucesso mais fazem no fim de semana”, diz que as pessoas bem sucedidas sabem que os fins de semana são, na verdade, a arma secreta para o sucesso profissional:

você precisa acertar a segunda-feira pronto para ir“.

#12. Jay Z: mantenha a dinâmica

Ele fez um império como um artista de rap altamente bem sucedido e empresário e o segredo está logo ali em suas letras:

você pode desejar o sucesso em tudo que você quer, mas para obtê-lo, você não pode vacilar. Você não pode escorregar. Você não pode dormir. Um olho aberto, de verdade, e para sempre“.

Jay Z não fez 520 milhões dólares apenas se dedicando 5 dias por semana.

Confira em nosso blog: 7 hábitos diários que vão levar você ao sucesso em vendas

O segredo do que as pessoas bem-sucedidas fazem foi revelado

Pronto, você já sabe a rotina de pessoas bem-sucedidas nos finais de semana. Por isso, não se esqueça de criar hábitos e rotinas positivos para você.

O segredo é se lembrar que o final de semana é a extensão da semana e serve para você repensar o que deu certo, o que deu errado e criar uma abordagem para a próxima semana.

Feito isso, repita os seus rituais aos finais de semana. Isso vai fazer de você uma pessoa de bons hábitos constantes, e bons hábitos, obviamente, levam a bons resultados.

Agora que você já sabe o que as pessoas bem-sucedidas fazem, que tal analisar os desafios de su profissão e tentar desenvolver novas rotinas? baixe nosso e-book gratuito e tente fazer isso: Desafios do profissional de vendas