Embora exista certo estigma acerca das profissões da área comercial, a carreira em vendas é como qualquer outra: exige comprometimento e dedicação para levar ao sucesso quem aposta nela.

E, ao mesmo tempo, também são muitas as oportunidades para quem se especializa em alguma função deste setor.

Pode-se dizer, inclusive, que essa carreira, quando conduzida da maneira mais adequada, torna-se à prova de futuro.

Isso porque, mesmo com a chegada da Inteligência Artificial e da Automação de Processos, permanecerão aquelas profissões que envolvem resolução de problemas e criatividade.

Ou seja, tudo a ver com o que conhecemos como vendas consultivas, não é mesmo?

Portanto, para quem deseja explorar as melhores oportunidades dentro da área de vendas, é preciso conhecer os caminhos disponíveis e também entender o que é necessário fazer para se sair bem ao trilhá-los.

Neste artigo, vamos ajudá-lo nestas descobertas!

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Por que pensar em uma carreira em vendas a longo prazo?

Antes de começarmos com as dicas para desenvolver sua carreira em vendas, é importante ressaltarmos a importância de se pensar em uma jornada de longo prazo nessa área.

Ainda existe uma visão bastante negativa das profissões comerciais, principalmente por se achar que essa é uma saída para o desemprego ou para a falta de qualificação que impede a contratação em outras áreas.

Na prática, entretanto, sabemos que isso está longe de ser verdade.

Pode até ser mais fácil começar uma carreira em vendas, mas obter sucesso nela é extremamente trabalhoso e exige dedicação e qualificação para, inclusive, obter-se ganhos maiores por meio das comissões.

Mas não é apenas o reconhecimento financeiro pelos resultados alcançados que importam. O caminho profissional na área comercial é bastante diverso e permite que se alcance patamares mais altos, em funções extremamente estratégicas para a empresa.

Porém, para chegar até lá, é essencial olhar para o seu caminho profissional considerando as oportunidades disponíveis e conhecendo o que é necessário para poder abraçá-las.

Pensar em sua carreira de vendas a longo prazo permite que você escolha as qualificações necessárias de acordo com o seu objetivo e tome decisões com foco e consciência.

Olhando para as oportunidades: onde você pode chegar

Quando falamos em oportunidades de crescimento profissional na área de vendas, não devemos pensar apenas na evolução de representante comercial para gestor de vendas.

Existem algumas funções diferentes a serem consideradas e para as quais a experiência na linha de frente comercial é decisiva.

Conheça algumas possibilidades para a sua carreira em vendas:

1. Gestor de Vendas

Sim, esta ainda é a principal oportunidade de crescimento para quem começa a carreira como vendedor e quer alcançar patamares mais altos.

De representante comercial a supervisor, coordenador, gerente e até diretor, existe uma jornada extensa, que envolve aprofundamento em técnicas de vendas, gestão de equipes, visão de mercado e administração.

2. Planejamento Comercial e Inteligência em vendas

Essas são funções paralelas ao trabalho central da área comercial, mas fundamentais para que os resultados sejam alcançados.

Em algumas organizações, essas profissões ficam dentro da própria área de vendas. Em outras, em departamentos independentes.

Tanto o planejamento comercial quanto a inteligência em vendas demandam visão analítica e excelente entendendimento sobre o mercado.

3. Treinamento e Desenvolvimento

Muitos dos melhores vendedores acabam sendo direcionados para a área de treinamentos das organizações, para que multipliquem seus conhecimentos e habilidades para seus colegas – uma estratégia muito acertada.

Nesta área, é importante desenvolver ainda mais a capacidade de síntese e a habilidade de facilitação de conteúdos.

4. Desenvolvimento de Produto

Em algumas organizações, é possível também chegar à área de produto a partir da função de executivo de vendas.

Principalmente naquelas empresas que trabalham com grupos multidisciplinares para desenhar a estratégia de desenvolvimento, vendas e marketing de suas soluções.

Estabeleça seu objetivo de carreira em vendas

Acima, listamos algumas das principais oportunidades de crescimento profissional para quem quer seguir uma carreira em vendas de sucesso.

É claro, existem ainda outras possibilidades, tanto em relação a departamentos, quanto em relação a funções dentro da área de vendas.

O importante é você entender quais são seus interesses e, a partir disso, direcionar as suas escolhas, definindo um objetivo claro a ser alcançado. Este objetivo precisa ser tangível e ter ações a serem realizadas em curto, médio e longo prazo.

Ou seja, não adianta você estabelecer que quer se tornar Diretor de Vendas se não tiver um prazo para isso ou ações a serem realizadas para colaborar para o atingimento desse objetivo.

O que é necessário para crescer na área de vendas?

Com objetivo definido, o que pode contribuir para você ter sucesso em sua carreira em vendas? Abaixo, listamos passos essenciais para impulsionar a sua carreira, independentemente do caminho que escolher seguir.

Comprometimento com a profissão que abraçou

Esteja você na área comercial por escolha de carreira ou por oportunidades que se tornaram disponíveis em algum momento de sua vida, para ter sucesso é preciso encará-la com comprometimento e como o seu caminho principal.

Ou seja, tenha foco em crescer na área de vendas e orgulho de estar nessa profissão!

Planejamento

Falamos neste artigo sobre a importância de definir um objetivo claro e de traçar ações para alcançá-lo.

Isso nada mais é do que um planejamento de carreira, que deve ser feito e refeito continuamente.

Tente rever seu plano a cada ano, considerando as mudanças do mercado, o cenário da empresa em que está atuando e as novidades da área, que podem contribuir para o seu desenvolvimento ou exigir adaptação para não sair da rota desejada.

Constante autoanálise

Em qualquer carreira, autoconhecimento é peça chave para obter bons resultados. E isso é um exercício constante!

Conte com feedbacks de colegas e líderes, suporte de psicólogos ou coaches e aprenda a avaliar a si mesmo, entendendo seus pontos fortes e pontos fracos – e como pode agir sobre eles para que não se tornem um empecilho para a sua carreira.

Energia

Energia tem tudo a ver com a área de vendas, por seu dinamismo e foco em resultados.

Isso não significa que você deva agir como um animador de torcidas, pelo contrário! A ideia é que você aprenda a aplicar a sua energia onde é necessário e consiga recarregá-la facilmente quando for preciso.

Assim, conseguirá engajar equipe e clientes com mais assertividade.

Empatia

Não apenas em vendas, empatia é uma das competências chave para o sucesso nos dias de hoje e continuará sendo no futuro.

A habilidade de se colocar no lugar do outro é importante para:

  • Vender mais
  • Liderar equipes
  • Se relacionar bem com colegas
  • Construir relacionamentos sólidos, dentro e fora da empresa.

Disciplina e organização

O vendedor bom de lábia, mas que não tem disciplina: por muitos anos esse perfil foi bem aceito e até incentivado no mercado.

Porém, com o crescimento da importância das vendas baseadas em dados e do controle do custo por lead e do custo por cliente, disciplina e organização se tornaram tão importantes quanto habilidades de negociação.

Se você ainda não tem esse perfil, empenhe-se em mudar!

Transparência

Este item nem deveria precisar constar na lista. Afinal, transparência é requisito para o sucesso a longo prazo em qualquer profissão.

Quando olhamos para a área de vendas, ela está relacionada principalmente a não enganar o cliente (ou ocultar informações importantes durante a negociação).

Com a preocupação em manter recorrência, indicações e satisfação do cliente, não faz mais sentido cultivar a cultura da venda fácil.

Rede de contatos ativa

Dificilmente sua carreira em vendas ficará restrita a uma única empresa.

E, mesmo que fique, você pode se beneficiar do contato com profissionais de outras organizações para crescer.

Por isso, mantenha sempre uma rede de contatos ativa. Isso significa muito mais do que ter um bom volume de conexões no LinkedIn e uma carteira cheia de cartões de visita.

Uma rede de contatos ativa é aquela que, mesmo pequena, está próxima de você quando precisar trocar experiências, pedir opiniões e até contar com indicações.

Aprendizado constante

Se você quer se destacar dos demais e alcançar sucesso em sua carreira em vendas, precisa fazer mais.

Ou seja, esperar que apenas os treinamentos oferecidos pela companhia o tornem o melhor profissional da empresa pode deixá-lo estagnado em sua profissão.

Encare essas oportunidades oferecidas pela empresa como os requisitos mínimos para sua atuação na área. O restante, será preciso buscar fora do horário de trabalho.

Invista em formações, cursos, treinamentos, leitura de blogs, acompanhamento de podcasts… Relacionadas ou não à área comercial, essas oportunidades de aprendizado ajudarão a desenvolver habilidades e competências essenciais para o seu crescimento.

Depende do mercado, mas principalmente de você!

É importante falar que nem sempre o caminho será um mar calmo na sua carreira em vendas.

E, também, que os planos possivelmente irão mudar por causa de altas e baixas do mercado, novas tecnologias, mudança de regulamentações… Esses fatores independem de você e realmente podem impedi-lo de chegar ao seu objetivo.

Porém, por maiores que sejam as dificuldades que o mercado venha a impor, ainda está nas suas mãos a maior parte do esforço necessário para atingir as suas metas pessoais e profissionais.

Tenha em mente que o plano irá mudar, mas que se seguir as dicas que listamos neste texto e se mantiver de olho em oportunidades, dificilmente deixará de ter sucesso!

E para aprender a desenvolver ainda mais suas habilidades comerciais frente aos desafios, baixe nosso e-book: Desafios do profissional de vendas