Aperfeiçoamento constante: em qualquer profissão, esta atitude é essencial para o crescimento e para o sucesso. Não poderia ser diferente para quem atua no setor comercial, especialmente por seu dinamismo e competitividade.

Principais aprendizados deste artigo:

Para isso, além dos tradicionais treinamentos de vendas e leituras especializadas, um bom caminho é investir em uma pós-graduação em vendas, principalmente se o desejo é chegar a cargos estratégicos dentro da empresa.

Neste artigo, vamos listar boas opções de cursos presenciais e à distância para ajudá-lo na escolha de sua pós ou de seu MBA. Confira!

Por que buscar uma pós-graduação em vendas?

Mencionamos que aprimorar os conhecimentos por meio de uma pós-graduação pode ser a peça-chave para seu crescimento profissional dentro da área de vendas.

Mas por que isso acontece? Veja abaixo os principais motivos:

1. Conhecimentos aprofundados

Ao contrário de cursos rápidos e treinamentos, em uma pós-graduação você consegue aprofundar conhecimentos e habilidades em disciplinas como:

  • negociação;
  • estratégia de preços;
  • gestão de equipes;
  • marketing.

Desta forma, passa a ter uma visão mais estratégica sobre a área e sobre toda a empresa.

2. Networking

Uma pós-graduação em vendas é um bom meio de conhecer profissionais de vendas de outras empresas e setores e ativar uma rede de relacionamentos.

Esse networking permite entender o mercado de forma mais global, contar com suporte para diferentes desafios e até obter indicações e recomendações para novos desafios profissionais.

3. Contato com professores

Além do networking com os colegas, o relacionamento com professores também traz grande valor para a sua carreira.

Especialmente se a instituição de ensino escolhida tiver em seu corpo docente tanto professores vindos do mercado quanto do meio acadêmico, o que torna o seu aprendizado mais rico.

4 cursos presenciais de pós-graduação em vendas

Os cursos de pós-graduação em vendas presenciais são ideais para quem está nas grandes cidades (onde há maior oferta) e para quem tem disponibilidade de assistir às aulas nos períodos disponíveis.

Selecionamos 4 opções de formações de algumas das principais universidades e escolas de negócios do país!

1. MBA em Gestão Comercial – FGV

Na FGV (Fundação Getúlio Vargas), uma boa opção para quem deseja se especializar em gestão comercial é ingressar no MBA em Gestão Comercial, disponível em São Paulo.

Também há outras opções de MBA na área de Marketing e Vendas em outras unidades da FGV pelo país.

Nesta formação, o foco é desenvolver competências e apresentar conceitos essenciais para a gestão estratégica em vendas, com duração de 14 meses e 432 horas/aula.

No programa do curso, você encontra os seguintes conteúdos:

  • Aspectos legais nas relações de consumo
  • Administração de vendas
  • Big data para vendas
  • Customer experience management e social commerce
  • Comunicação interpessoal e corporativa
  • Desenho e gestão integrada de canais de vendas
  • Economia Comportamental e Tomada de Decisão
  • E-commerce e internet das coisas
  • Formação e administração de preços
  • Finanças para Não Financeiros
  • Gestão de projetos
  • Gestão de tributos
  • Liderança de Equipes de Alto Desempenho
  • Mídias digitais e vendas
  • Negociação e administração de conflitos
  • Workshop em formulação da política comercial
  • Workshop de planejamento de vendas & marketing
  • Workshop em sales analytics

De fato, esta é uma opção bastante completa para quem deseja ocupar posições estratégicas na empresa.

2. MBA Gestão em Vendas – UNIP

Mais uma opção de MBA presencial, este oferecido pela UNIP em São Paulo e outras localidades em que a instituição está presente.

A formação tem 400 horas de aula e é voltada para profissionais que ocupam cargos gerenciais, supervisores e representantes comerciais, com graduação em nível superior, preferencialmente, em administração de empresas, marketing, ciências econômicas e contábeis.

No programa deste MBA, você encontra as seguintes disciplinas:

  • Liderança e Motivação de Equipes
  • Comportamento do Consumidor e Pesquisa de Mercado 
  • Negociação e Inteligência Emocional
  • Competências Gerenciais
  • Gestão do Relacionamento com os Clientes
  • Gestão do Fator Humano
  • Planejamento de Negócios e Ações de Marketing
  • Planejamento de Comunicação
  • Supply Chain Management
  • Influência

3. Pós-graduação em Marketing e Gestão de Vendas – Saint Paul

A escola de negócios Saint Paul oferece ao público esta pós-graduação em vendas que tem como objetivo formar profissionais para assumir posição de destaque em grandes organizações e instituições financeiras.

A pós é realizada no campus Vila Olímpia, em São Paulo, com aulas noturnas duas vezes por semana. Veja abaixo os assuntos abordados nas aulas:

  • Planejamento estratégico de marketing
  • Marketing digital
  • Análise multivariada de dados para tomada de decisões em marketing
  • Branding: gestão estratégica de marcas
  • Gerenciamento estratégico de vendas
  • Empreendedorismo, inovação e criatividade
  • Gestão dos canais de distribuição;
  • Formação de preços
  • Análise do comportamento do consumidor

4. MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance – Anhanguera

Para quem está no Paraná, uma boa opção é o MBA em Liderança e Gestão de Equipes de Alta Performance, oferecido pela Anhanguera, na cidade de Bandeirantes.

São 18 meses de curso, com aulas durante a semana para cumprir a carga horária das seguintes disciplinas:

  • Gestão de carreira
  • Competências socioemocionais
  • Agile leadership practices
  • Gestão de comunicação e pessoas
  • Negociação e gestão de conflitos
  • Fundamentos da psicologia positiva
  • Programação Neurolinguística (PNL)
  • Gestão de desempenho com ênfase em data mining e resultados de alta performance
  • Ferramentas e técnicas de coaching
  • Comunicação e motivação nas organizações
  • Estratégias de gerenciamento de gente

Esta formação é presencial, mas a Anhanguera Educacional também possui opções à distância na mesma área.

4 cursos EAD de pós-graduação em vendas

Nem sempre, entretanto, é possível encontrar um bom curso em sua cidade.

Nesses casos, as pós-graduações no modelo EAD (ensino à distância) não deixam nada a desejar – e podem ter mensalidades com valores bem mais baixos também.

Listamos 4 opções com bons programas curriculares para você conhecer!

1. MBA em Vendas, Negociação e Resultados de Alta Performance – PUCRS

A PUC do Rio Grande do Sul montou em parceria com a UOL EdTech um MBA no modelo à distância com excelentes professores, direto do mercado.

Entre eles estão Cris Arcangeli, Sandro Magaldi, Rony Meisler e os internacionais Tim Ash e Robert Cialdini.

O curso é totalmente online. Conheça as disciplinas abaixo:

  • Canais de logística e distribuição
  • Customer Success: relacionamento, fidelização e recuperação de clientes
  • Prospecção: estratégias de segmentação e tendências de consumo
  • Vendas no Atacado
  • Vendas no Varejo
  • Negociação e técnicas de vendas
  • Business Intelligence: CRM, KPIs (indicadores estratégicos) e Data Science
  • E-commerce e varejo eletrônico
  • Time de vendas: recrutamento, treinamento e avaliação de vendedores
  • Usando as redes sociais para vender mais
  • Marketing Digital: SEO, SEM e Inbound
  • Metas: como usar?
  • CRO: como aumentar o índice de conversão de clientes
  • Sucesso: motivação e resiliência do profissional de vendas
  • Infoprodutos: construindo imaginários em vendas
  • O relógio como aliado: como administrar e otimizar o tempo
  • Oficina de Vendas: planejamento estratégico de estrutura e ações de vendas
  • Persuasão: como negociar, mediar e conquistar o “sim”?
  • Programação Neurolinguística (PNL)
  • Marketing e promoção pessoal

2. MBA em Marketing e Vendas – Unopar

A Unopar é uma boa instituição de ensino da região sul do país que disponibiliza este MBA 100% online para os alunos que desejam se aperfeiçoar tanto na área de Vendas quanto na área de Marketing.

As disciplinas estão listadas abaixo:

  • Plano de marketing
  • Marketing digital
  • Planejamento de comunicação
  • Estratégia executiva
  • Gestão de vendas
  • Marketing de serviços e relacionamentos
  • Branding e pesquisa de mercado
  • Produção, consumo e marketing em plataformas multimídias
  • Produção de conteúdo midiático: formatos e novas tendências

3. MBA em Marketing e Vendas – FAM

O Centro Universitário FAM também possui um MBA à distância que combina conceitos e estratégias de Marketing e Vendas em sua grade curricular.

O intuito é capacitar os alunos a assumirem áreas estratégicas dentro da empresa, com disciplinas divididas em 10 meses de aulas.

Veja abaixo os temas abordados nesta pós-graduação:

  • Planejamento e Execução da Estratégia
  • Comportamento do Consumidor na era Digital
  • Gerenciamento de Projetos
  • Marketing Digital e Comunicação em Redes
  • Comunicação Integrada de Marketing
  • Marketing no Varejo e Gestão de Vendas
  • Pesquisa de Marketing e Inteligência de Mercado
  • Empreendedorismo e Modelagem de Novos Negócios
  • Liderança, Gestão de Equipes e Comportamento Organizacional

4. Gestão de Vendas e Negociação – FIA

A FIA (Fundação Instituto de Administração) oferece este curso de pós-graduação 100% EDA. As aulas são ao vivo, contendo 420 horas, com duração de 14 meses.

De acordo com as informações disponíveis no site da formação, a matriz curricular é composta pelos seguintes tópicos:

  • Estratégia de Marketing e Vendas
  • Planejamento de Vendas e Gestão de Canais
  • Gestão de Pessoas em Vendas
  • Técnicas de Apresentação e Marketing Pessoal
  • Gestão Financeira e Controladoria de Vendas I
  • Gestão Financeira e Controladoria de Vendas II
  • Técnicas de Vendas, Tecnologia e Inovação
  • Negociação e Marketing em Vendas
  • Laboratório de Negociação
  • Simulação Empresarial

Como escolher o curso ideal para você?

Apresentamos neste artigo boas opções de cursos presenciais e EAD para quem busca uma pós-graduação em vendas.

Sem dúvidas, na sua cidade ou região também existem outras formações neste estilo, que devem ser consideradas na sua decisão.

O importante na hora de decidir qual o melhor curso para a sua carreira é levar em conta fatores como:

  • qualidade do ensino;
  • recomendações de ex-alunos;
  • valor do curso e impacto no seu orçamento;
  • carga horária e sua disponibilidade atual de tempo e
  • o conteúdo abordado nas disciplinas.

Listamos a matriz curricular das opções que apresentamos no texto e você pode perceber que, mesmo sendo semelhantes entre si, existem abordagens e focos diferentes em cada uma delas.

Saiba o que pode ser mais relevante para o seu desenvolvimento como gestor e escolha a pós-graduação que atenda à sua expectativa e o ajude a se tornar o melhor profissional de vendas!