Para ser bem sucedido na busca por resultados que você considera relevante para o marketing da sua empresa, é necessário fazer uma eficaz gestão de objetivos.

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Para isso, você pode adotar uma metodologia bastante disseminada por empresas do mundo todo: o OKR Marketing.

Esse método é bastante simples e flexível, além de favorecer o engajamento da equipe e valorizar a transparência.

Para entender mais sobre essa temática, convidamos você a prosseguir com a leitura deste conteúdo e conferir nas próximas linhas o que é OKR de Marketing e exemplos práticos para se inspirar e implementar na sua empresa.

O que é OKR de Marketing?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results – em português, Objetivos e Resultados-Chave.

Trata-se de uma metodologia que permite definir de maneira simples, clara e direta os objetivos que se deseja alcançar e o caminho que deve ser trilhado para que isso aconteça.

No caso do OKR de Marketing, o foco está em objetivos e resultados-chave que vão favorecer a imagem da empresa, a divulgação de seus produtos e serviços, a presença no meio digital, a geração de mais leads e o relacionamento com o público-alvo.

Como o OKR de Marketing funciona na prática?

A metodologia OKR funciona da seguinte maneira. Primeiro, são definidos os objetivos mais amplos e ambiciosos que a empresa deseja atingir. 

Em seguida, estabelecem-se os resultados-chave. Ou seja, são metas menores, pequenos degraus que servem de parâmetro para levar a equipe a conquistar o objetivo principal.

Os resultados-chave são as metas que você deve alcançar ao realizar cada tarefa necessária para atingir o objetivo principal.

Por exemplo:

Uma empresa de distribuição de materiais de escritório deseja aumentar a entrada em um novo território, conquistando clientes em um estado onde não operava.

Seu objetivo poderia ser: conquistar 35% de market share nesse novo mercado até o final do ano.

Já, as tarefas que precisa realizar para conseguir isso são:

  • Tornar um centro de distribuição operacional nesse novo estado em 3 meses;
  • Enviar uma mala direta de apresentação para 500 empresas desse estado até o final do mês;
  • Realizar visitas a 100 empresas em 2 meses;
  • Investir uma verba X em mídia local e em revistas especializadas durante todo o ano.

Assim, conforme seus resultados-chave forem se concretizando gradualmente, automaticamente seu objetivo está sendo realizado.

Mas quando acompanhar esses resultados? O ideal é acompanhar os resultados semanalmente e fazer ajustes, se necessário. Além disso, quando uma das tarefas é finalizada, deve ser substituída por outra.

Por exemplo, depois que o centro de distribuição ficar pronto, podem ser estipulados novos resultados-chave para ele, como alcançar um índice de entrega em atraso de apenas 5% em 3 meses, ter um índice máximo de perdas de estoques de 3% até o fim do semestre etc.

Para entender melhor essa dinâmica, confira no tópico a seguir mais alguns exemplos de OKR de Marketing.

Leia também: O que é OKR para vendas? Quais são os benefícios? + 4 Exemplos

Já pensou em como vai fazer para acompanhar seus objetivos e resultados-chave? Sem dúvida, a tecnologia é muito importante nessa hora. Só assim você contará com dados atualizados, confiáveis e fáceis de compartilhar. No caso de marketing e vendas, um sistema CRM é perfeito para isso.

Veja como usar essa funcionalidade na prática:

5 exemplos de OKR Marketing para usar na sua empresa

Se você está interessado em descobrir como definir metas e objetivos de forma transparente e direta para o seu time de marketing, então confira abaixo alguns exemplos práticos para se inspirar.

Exemplo 1

Objetivo:

  • Dobrar a geração de leads até o final do ano.

Resultados-Chave:

  • Produzir 5 novos e-books até o final do trimestre;
  • Impulsionar publicações nas redes sociais mencionando 50 links para landing pages por mês;
  • Coletar 5 mil novos endereços de e-mail para o envio de newsletter.

Exemplo 2

Objetivo:

  • Aumentar a presença da empresa em ambiente online em 50% nos próximos 3 meses.

Resultados-Chave:

  • Fazer 4 publicações por semana no Facebook e no Instagram;
  • Produzir 25 artigos mensais para o blog da empresa;
  • Firmar parcerias com 3 influenciadores digitais;
  • Produzir 20 conteúdos relevantes para o canal da empresa no YouTube;
  • Investir a quantia X no Google Ads.

Exemplo 3

Objetivo:

  • Fazer a empresa ser reconhecida como autoridade no mercado em que atua, atingindo 80% de menções como “autoridade no mercado”, em pesquisa a ser realizada no final do ano com clientes e prospects selecionados.

Resultados-Chave:

  • Realizar 4 seminários online e presenciais com especialistas;
  • Coletar e publicar depoimentos de 25 clientes no site da empresa;
  • Produzir conteúdos ricos para o blog de outras 20 empresas parceiras.

Exemplo 4

Objetivo:

  • Ser referência em relacionamento com o cliente, atingindo um índice de satisfação no atendimento de 98% até o final do semestre.

Resultados-chave:

  • Adotar uma estratégia de atendimento omnichannel até o final do semestre;
  • Enviar e-mail marketing em todas datas comemorativas deste semestre;
  • Oferecer condições e preços especiais para os clientes mais antigos semanalmente;
  • Treinar 100% os vendedores para um pós-vendas de qualidade.

Exemplo 5

Objetivo:

  • Melhorar a Autoridade de Domínio no blog da empresa em 25 pontos até o fim do ano.

Resultados-chave:

  • Aumentar a adição de links internos e externos para 5 e 3, respectivamente;
  • Tornar o site e o blog da empresa mais responsivo para dispositivos móveis em 60 dias;
  • Revisar e utilizar palavras-chave corretas na descrição das imagens dos últimos 150 posts;
  • Adicionar novos infográficos para 45 dos posts mais recentes.

Bom, como você pôde conferir nesses 5 exemplos de OKR de Marketing, essa metodologia de gestão de objetivos é bastante simples e ajuda a colocar todos os envolvidos na mesma página.

E se você quer algumas dicas de como atingir metas em sua empresa, confira o infográfico que preparamos para você:

Agora que você já sabe mais sobre o método OKR, que tal usar no time de marketing da sua empresa?

Mas lembre-se de que os objetivos e resultados-chave de marketing devem estar alinhados com os objetivos estratégicos da empresa.

Ao definir os objetivos e resultados-chave de marketing, você deve alinhar isso com vendas também. Afinal, essas duas áreas da empresa trabalham lado a lado. Baixe nosso e-book gratuito e veja como fazer isso de forma prática e objetiva: Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa