Verdade seja dita: um funil de marketing B2B (business to business) é bem diferente de um voltado para B2C (business to customer). Apesar de todos focarem em atrair, conquistar e reter clientes, há particularidades indispensáveis que devem ser observadas.

Principais aprendizados deste artigo:

  • O funil de marketing B2B é uma representação visual da jornada de compra de um cliente pessoa jurídica. Ele inclui todas as etapas percorridas pelo lead desde o primeiro contato até o pós-venda e sua fidelização.
  • O funil B2B serve para a equipe de marketing saber como transformar leads em clientes e quando enviar os leads para serem abordados pelo time comercial.
  • Ele possibilita a visualização dos contatos da empresa e o andamento dos negócios, o acompanhamento de toda a jornada do cliente, a análise completa dos resultados obtidos, a identificação de gargalos no processo, os ajustes em estratégias etc.
  • As etapas do funil de marketing B2B, de modo geral, são: topo, com preparação de conteúdos e ações de aprendizagem e descoberta; meio, com materiais voltados para mostrar as melhores soluções para as dores do lead; e fundo, hora de convencer o prospect a comprar com a empresa.
  • Para estruturar um funil de marketing B2B, estude profundamente seu público e as personas, segmente sua base de contatos, defina conteúdos para cada etapa do funil e meça os resultados periodicamente, fazendo melhorias.
  • Saiba como elaborar um processo de vendas, montando e gerenciando seu funil de marketing com um teste gratuito do CRM do Agendor!

O primeiro ponto a se observar é o ciclo de vendas. Enquanto o B2B tem um mais longo, pois, geralmente, o valor de aquisição do produto ou serviço é mais elevado e a compra não é feita por impulso, o B2C tem um ciclo extremamente curto na maior parte das vezes e trabalha muito com a emoção.

A partir disso, já é possível prever que as ações são diferenciadas, não é mesmo?

Porém, como receber atenção de profissionais de outras empresas e se destacar em meio um mercado tão competitivo? Leia até o final e aprenda!

Confira o que é funil de marketing B2B, para que serve, seus benefícios, principais etapas e como estruturar um do zero. Boa leitura!

O que é funil de marketing B2B?

O funil de marketing B2B é uma representação visual de todos os estágios de compra dos clientes de uma empresa, nesse caso, pessoas jurídicas. Basicamente, ele simboliza todo o caminho percorrido pelo público desde conhecer e interagir pela primeira vez com a marca até o pós-venda e a fidelização.

O funil de marketing, assim como o de vendas, não é mais uma ferramenta engessada e linear. Ele é dinâmico e suas etapas variam (e se cruzam) de acordo com o modelo de negócio. Por sinal, ele é 100% adaptável para as necessidades corporativas e o comportamento de compra dos seus clientes.

E mais: os profissionais de marketing não atuam apenas na atração de clientes, mas em quase todas as etapas do funil de forma simultânea à equipe de vendas. Afinal, essas pessoas precisam receber conteúdo estratégico e de alta qualidade, com o objetivo de guiá-las por toda a jornada.

Seu formato como uma pirâmide invertida mostra que o topo é por onde os potenciais clientes (leads) chegam, por isso, é maior. Já o meio representa os leads que foram qualificados, isto é, possuem o perfil do consumidor ideal. Por fim, o fundo simboliza o público que tem interesse na compra e está apenas decidindo com quem comprar.

Uma estratégia que impacta o sucesso das empresas é inserir estágios após o fechamento, como o pós-venda e a fidelização.

Para que serve o funil de marketing B2B?

O funil de marketing voltado para negócios entre empresas serve para, principalmente, transformar leads em clientes de forma assertiva, mais rápida e com maior taxa de conversão. Ele, literalmente, “desenha” a jornada do cliente e permite que gestores e colaboradores compreendam o que deve ser feito e como.

De modo geral, independentemente da quantidade de etapas que o funil tenha, ele serve como um termômetro para entender a situação atual e acompanhar os resultados das estratégias executadas.

Por exemplo, se sua empresa disparou uma campanha com anúncios nas redes sociais, newsletter por e-mail e mensagens no WhatsApp, pode-se verificar o comportamento do cliente perante elas e entender se ele está pronto ou não para seguir à próxima fase.

Entenda para que serve o funil de marketing B2B e seus benefícios ao negócio:

  • possibilita acompanhar de forma simples e prática a jornada do cliente e definir etapas e ações mais indicadas em cada uma delas;
  • propicia uma análise mais completa do cenário atual de prospecção, negociação e fechamento de venda, viabilizando a mensuração de indicadores, como taxa de conversão, churn, motivos de perdas etc.;
  • identificação de gargalos no processo, permitindo pensar em um plano de melhorias.

Leia também: 5 estratégias de marketing para vendas que você deveria aprender

Quais são as etapas do funil de marketing B2B?

O funil de marketing business to business possui, de modo geral, três etapas principais, que podem ser divididas em subetapas ou novos estágios: topo, momento de aprendizagem e descoberta; meio, marcado pelo reconhecimento do problema e consideração da solução; e fundo, hora da decisão e fechamento de compra.

A partir da definição das etapas do funil de marketing B2B, é possível segmentar os leads e criar conteúdos associados a cada fase com estratégias adaptadas a todos os canais de contato, como e-mail, redes sociais, site e blog.

Entenda abaixo sobre cada uma delas!

  1. Topo do funil B2B

Já falamos que esse é o momento da aprendizagem e descoberta do potencial do cliente. Porém, o que ele aprende e descobre exatamente? Bem, ele descobre seu problema, necessidade e/ou desafio e, a partir disso, aprende quais seriam as possíveis soluções.

Essa etapa corresponde à geração de leads, logo, ela é a mais larga do funil, incluindo todos os leads gerados por inbound marketing, por exemplo. Os que vieram por cadastro no site, interação nas redes sociais, indicações de clientes e pesquisas no Google, entre outros.

O importante é focar em nutrir esse lead de muita informação de qualidade, iniciando uma relação de confiança e transparência com a marca. Esse não é o momento para vender, nem falar de produtos e serviços.

Entenda as necessidades do público e gere conteúdo de alta qualidade que sirva para refletir sobre os problemas e as soluções, mas ainda não fale sobre os produtos ou serviços da sua empresa.

Continue aprendendo: Guia definitivo para qualificação de leads

  1. Meio do funil B2B

Nessa fase, o lead já conhece seus desafios e considera qual é a melhor solução, estando com intenção de resolver seus problemas. Sendo assim, o foco do marketing é nutri-lo com conteúdo que fale sobre os benefícios dos produtos ou serviços da empresa, mostrando-se confiável.

Não precisa falar diretamente das soluções, mas sobre os benefícios gerados, despertando interesse e desejo

Pode-se mostrar dados e estatísticas do mercado, confirmando o sucesso de marcas que adotaram determinadas soluções corporativas.

Conteúdos sobre os desafios encontrados pelo público também são bem-vindos. Porém, como o lead está mais consciente de suas necessidades, deve ser algo mais aprofundado do que os materiais elaborados no topo do funil.

  1. Fundo do funil B2B

O fundo do funil é menor, pois apenas uma porcentagem dos leads qualificados, que estão no meio da jornada, realmente fecharão negócio com sua empresa. Essa hora é dedicada aos vendedores, contudo, o trabalho do marketing ainda continua!

Logo que o lead entra nesse estágio, deve receber conteúdos ricos que falem diretamente sobre as vantagens das suas soluções, cases de sucesso da empresa, depoimentos de clientes atuais e antigos e todos os dados que mostram que a companhia é confiável e as soluções realmente fazem a diferença.

Dessa forma, o time comercial abordará esse lead e iniciará a negociação com ele. 

Outro ponto aqui é a responsabilidade do marketing no pós-venda e na manutenção do relacionamento com o cliente, assim como a equipe comercial deve participar dessas etapas. Envie mensagens periodicamente falando sobre lançamentos da marca, perguntando o que o cliente está achando da solução, se precisa de alguma ajuda e daí em diante.

Adicionalmente, pode-se enviar um e-mail marketing voltado para cross-selling e up-selling, estimulando uma recompra.

Como estruturar um funil de marketing B2B?

Para estruturar um funil de marketing B2B, é necessário:

  • ter um sistema de CRM que colete, organize e integre todos os dados dos leads gerados, inserindo-os automaticamente no funil criado pela equipe;
  • estudar profundamente seu público-alvo e definir as personas do negócio, indicando os perfis dos clientes ideais;
  • segmentar sua base de contatos e definir quais conteúdos são indicados para cada etapa do funil;
  • criar estratégias e ações em cada estágio, mostrando ao profissional de marketing em qual momento o lead deve ser inserido na próxima fase;
  • considerar que, em muitas empresas, há diversos tomadores de decisão, por isso, encaixe todos eles na estratégia;
  • mensurar constantemente os resultados e realizar ajustes.

Nossa dica final é ter paciência e entender que as vendas B2B têm um ciclo mais longo. Portanto, o trabalho do marketing faz toda a diferença no sucesso da companhia!

Aprofunde seus conhecimentos sobre prospecção B2B e faça nossa formação! Com ela, você aprende a simplificar sua gestão e alcançar resultados significativos. E mais: inclui aulas práticas voltadas para o dia a dia do mercado e certificado de participação!