Como aumentar suas vendas no PDV se você vende produtos de consumo para empresas B2B e não tem lojas próprias?

Para isso os fabricantes ou importadores usam o promotor de venda externa, um profissional especializado em ativar a saída de mercadorias no ponto de vendas.

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Neste post, você vai entender exatamente o que faz um promotor de vendas externo, quanto ganha e como se tonar um deles.

Leia também: Como ser o melhor vendedor externo de sua empresa

O que faz um promotor de vendas externo?

Um promotor de venda externa trabalha em empresas B2B que produzem produtos B2C, mas os vendem para grandes redes, distribuidores e lojas.

Assim, os clientes finais de seus produtos são os consumidores, mas quem os compram diretamente deles são supermercados, atacadistas, lojas de departamento e outros pontos de venda ao consumidor.

Por isso, essas empresas precisam colaborar na hora de fazer seus produtos serem notados no ponto de vendas de seus clientes.

Exemplos de negócios que contam com o promotor de venda externa como um de seus cargos na área de vendas são empresas que produzem alimentos, materiais de limpeza, perfumaria, higiene pessoal, bebidas, acessórios e peças para veículos, material escolar, computadores, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e muitos outros.

Esse trabalho que faz o promotor de vendas tem uma dupla função:

  • É um serviço agregado para ajudar seus clientes B2B
  • É uma maneira de fazer seus produtos venderem mais, ao chamar a atenção do consumidor nos pontos de vendas

Nesse sentido, essas empresas contratam os promotores de vendas para que atuem diretamente no ponto de vendas de sues clientes B2B, ativando a saída de seus produtos e serviços.

Confira o que faz um promotor de vendas externo

Cuidar de reposição das mercadorias nas prateleiras dos pontos de venda

O promotor de venda externa nunca pode deixar faltar mercadorias nos pontos de venda sob seus cuidados. Para isso, deve estar atento à saída das mercadorias e repô-las sempre que necessário.

Deve também reportar à empresa para que envie mais mercadorias ao estoque do estabelecimento.

Otimizar a exposição dos produtos aos clientes seguindo os “planogramas”

Planogramas são mapas que indicam como o promotor deve organizar os produtos na prateleira do ponto de venda para a melhor visualização pelos clientes.

Você quer saber mais sobre planogramas? Então, confiar este vídeo do Clube do Trade:

Instalar e fazer a manutenção dos materiais de ponto de vendas

Materiais de ponto de venda são peças de divulgação, como expositores, testeiras e faixas de gôndola entre outros, destinados a informar e chamar a atenção dos clientes.

O promotor de vendas deve instalá-los, cuidar de sua manutenção e retirá-los quando já estiverem desatualizados.

Relatar ações, volume de mercadorias expostas e preços da concorrência

Como estão constantemente passando nos pontos de vendas, os promotores são uma excelente fonte de informações para a empresa. Por isso, sempre devem relatar fatos relevantes para as áreas de marketing e vendas.

Atender a dúvidas dos clientes

Durante seu trabalho no ponto de vendas, um promotor costuma estar uniformizado e, por isso, pode ser abordado por clientes com dúvidas sobre produtos de sua empresa ou mesmo de outros, presentes no PDV.

Ele deve fazer o máximo para responder qualquer pergunta de clientes, independentemente de se referirem a produtos de sua empresa ou não.

Participar de ações no ponto de vendas

Degustações, promoções, concursos e sorteios são alguns dos exemplos de ações em que um promotor de venda externa pode estar envolvido.

Nesses casos, receberá um treinamento específico de como deve agir durante essas ações especiais.

Como ser um promotor de vendas externas

Para se tornar um promotor de vendas, se isto está em seus planos de carreira, comece enviando seu currículo para empresas de sua região que costumam utilizar esse tipo de profissional.

Como dissemos, empresas que produzem itens de consumo diário, como bebidas, alimentos e produtos de higiene, ou bens de consumo semidurável, como roupas e eletrodomésticos, são as mais indicadas.

Agora, se você já trabalha em uma dessas empresas e deseja ocupar esse cargo, procure seu superior imediato e comunique esse desejo. Peça alguns conselhos e também autorização para visitar o departamento de RH, onde tentará buscar mais informações sobre essa função em sua empresa e como se qualificar para ocupar uma vaga.

Quanto ganha um promotor de vendas?

Agora que você já sabe o que faz um promotor de vendas externo e como se tornar um deles, veja quanto ganha quem ocupa esse cargo.

Segundo pesquisa realizada pelo site da Catho, em 3 de agosto de 2019, a média salarial de um promotor de venda externa no Brasil é de R$ 1.125,18.

Além disso, o site informa que os estados que melhor pagam um promotor de venda externa são Mato Grosso e Amapá. Já os que oferecem a menor remuneração média são Maranhão e Alagoas.

Veja este gráfico disponibilizado no site dessa empresa que ilustra essa situação em todos os estados brasileiros:

O que faz um promotor de vendas externo

Outra informação trazida pelo site é que os segmentos que melhor pagam promotores de vendas externas são Concessionária e Autopeças, Sindicatos e Associações, além de Eletrônica, Eletroeletrônica e Eletrodomésticos.

Já o site Vagas aponta uma média salarial um pouco maior, de R$ 1.511, sendo a mínima de R$ 1.227 e a remuneração máxima oferecida de R$ 2.181.

Confira o gráfico:

O que faz um promotor de vendas externo

Quanto à trajetória profissional de um promotor de vendas externo, o site Vagas apurou que, antes de ocupar esse cargo,  a maioria foi vendedor, auxiliar administrativo ou atendente, veja:

O que faz um promotor de vendas externo

Por outro lado, na sequência de suas carreiras, esses profissionais costumam se tornar promotores de vendas, vendedores externos ou recepcionistas. Confira as estatísticas.

O que faz um promotor de vendas externo

Outro dado importante trazido pelo site da Catho é que quase 4 em cada 10 promotores de vendas completou um curso de graduação. Mas apenas 10% deles têm inglês intermediário.

Dê uma olhada em mais dados dessa pesquisa:

O que faz um promotor de vendas externo

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