Quem pensa em trabalhar na área de vendas tem uma série de cargos que pode ocupar.

Um cargo intermediário nessa carreira é o de agente de vendas. Já pensou nessa possibilidade?

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Mas você já parou para pensar o que faz um agente comercial? Quais são os requisitos para ser agente comercial?

Esse profissional atua como um importante aliado da empresa para a qual ele trabalha, representando a ponte entre ela e seus clientes.

As funções de um agente comercial vão muito além do que vender os produtos e serviços de uma marca. Cabe a ele também zelar pela imagem da organização que representa e garantir o seu destaque perante os concorrentes.

Neste artigo, vamos explicar o que faz um agente comercial e quais as responsabilidades que rondam esse importante cargo. Continue a leitura para descobrir também os principais requisitos para ser agente comercial e obter sucesso nessa profissão.

E se você quer chegar a ser um gerente de vendas, confira estas dicas:

Veja mais: O que é ser gerente de vendas: 15 dicas para usar em seu dia a dia

O que faz um agente comercial?

O agente comercial é o profissional que atua de forma direta na comercialização de produtos e serviços de uma empresa.

Além de atuar nas vendas propriamente ditas, é também função do agente comercial manter um relacionamento saudável e duradouro com os clientes, além de zelar pela boa imagem da empresa que ele representa.

Dentre as outras atribuições desse profissional, podemos destacar a atualização de cadastros de clientes, a prospecção de novos contratos, a elaboração de relatórios de venda e o planejamento de estratégias comerciais.

O agente comercial também pode atuar, em maior ou menor grau de envolvimento, nas seguintes funções:

  • análise de crédito dos clientes;
  • realização de remessas de pedidos;
  • execução de procedimentos de expedição e entrega;
  • atendimento a eventuais reclamações de clientes;
  • devolução e reposição de produtos.

Tradicionalmente, o agente comercial costuma visitar o cliente presencialmente para apresentar suas soluções e convencê-lo a fechar negócio. A essa forma de operar dá-se o nome de “outside sales” ou “vendas externas”.

No entanto, com os avanços tecnológicos e o maior acesso à internet, o agente comercial pode desempenhar suas funções de maneira remota (telefone, videoconferência etc.).

Leia também:  O que o gerente comercial faz: como conquistar clientes sem embromação

6 principais requisitos para ser agente comercial

Agora que você já sabe o que faz um agente comercial, veja a seguir os principais requisitos que precisam ser atendidos por quem deseja atuar nessa profissão.

1. Saber identificar a dor do cliente

O primeiro requisito que uma pessoa deve cumprir para ser um agente comercial é saber identificar a dor do cliente.

Quando se sabe o que o cliente precisa, fica mais fácil demonstrar empatia por ele e oferecer uma solução sob medida.

2. Comunicar-se com clareza

O agente comercial que não consegue se comunicar com clareza dificilmente obterá sucesso nessa profissão. Por lidar diretamente com tomadores de decisão, o agente comercial deve ter plenas condições de se expressar de maneira com que o interlocutor possa compreender plenamente o que ele está dizendo.

Pessoas muito retraídas, com vocabulário limitado e com grandes dificuldades em lidar com palavras não são ideais para o cargo de agente comercial.

3. Capacidade para ouvir o cliente

Não basta falar bem e se expressar com clareza. Outro requisito que um agente comercial deve cumprir é a capacidade para ouvir o que o cliente tem a dizer.

Se o agente comercial fizer da negociação um monólogo, a venda dificilmente será concretizada. Isso porque o profissional precisa ter aquele feedback instantâneo do cliente à proposta que está sendo apresentada para, então, ajustar a argumentação e oferecer exatamente aquilo que ele precisa.

4. Conseguir transmitir segurança para o cliente

Para fechar um negócio, o cliente precisa sentir segurança no discurso do agente comercial e confiar na solução apresentada.

Por isso, outro requisito que não pode ficar fora da lista é manter-se seguro na fala e transmitir isso para o cliente. Assim, ele acreditará no que está sendo dito e ficará mais inclinado a comprar o produto ou serviço oferecido.

5. Ser paciente e persistente

Um agente comercial que atua em vendas B2B precisa ter muita paciência ser persistente em uma negociação.

Cumprir esse requisito é importante porque as negociações de empresa para empresa costumam ser mais demoradas, pois a proposta passa pelas mãos de diferentes tomadores de decisão.

Portanto, não desista com facilidade. Esteja sempre pronto para esclarecer todas as dúvidas de seus clientes, mesmo que elas se repitam durante todo o processo de venda.

6. Habilidade para lidar com metas

Por fim, saber lidar com metas é um requisito que não poderia ficar de fora da nossa lista. O agente comercial que tem a habilidade para traçar metas e comprometer-se, de fato, com elas tenderá a ser mais bem sucedido.

Sendo assim, coloque no papel, por exemplo, a quantidade de vendas que você deverá fazer por mês, o número de clientes contatados, quantidade de conexões necessárias para para gerar oportunidades etc.

Mas quanto ganha um agente comercial?

Se você está curioso para saber quanto ganha um agente comercial, então veja o que diz o site Vagas.com:

O que faz um agente comercial

Dados de março de 2020

Aliás, ele mostra também que a maioria dos agentes comerciais estudou administração, dê uma olhada:

O que faz um agente comercial

Bom, ficou claro o que faz um agente comercial? Agora que você já sabe as atribuições que competem a esse profissional, poderá cobrar os seus agente com mais eficácia.

Leia também: Confira o que faz um gerente de vendas externas e sua importância para a empresa

Capacitar-se é importante, por isso, leia este e outros de nosso e-books e materiais gratuitos: