Você já se questionou o que faz um agente comercial ou ainda quais são os requisitos para trabalhar nessa profissão? Afinal, esse é um dos cargos que quem pensa em trabalhar na área de vendas pode ocupar. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O agente comercial escriturário faz não apenas prospecção e venda, ele também mantém um bom relacionamento com os clientes e zela pela boa imagem da empresa.
  • É muito importante que a pessoa que pretende ocupar esse cargo saiba se comunicar com clareza. Afinal, isso é crucial para o contato com os clientes.
  • Outro requisito que não pode ser deixado de lado é a capacidade de lidar com metas, pois elas são essenciais na área comercial.
  • O agente comercial precisa estar preparado para negociar, e entender como solucionar os principais desafios de vendas.

Primeiramente, é preciso saber que esse é um cargo intermediário nessa carreira é o de agente de vendas. Esse profissional atua como um importante aliado da empresa para a qual ele trabalha, representando a ponte entre ela e seus clientes.

As funções de um agente comercial vão muito além do que vender os produtos e serviços de uma marca. Cabe a ele também zelar pela imagem da organização que representa e garantir o seu destaque perante os concorrentes.

E neste artigo, explicamos exatamente o que faz um agente comercial escriturário e quais as responsabilidades que rondam esse importante cargo. Continue a leitura para descobrir:

  • qual é a função do agente comercial; 
  • qual é o salário desse profissional; 
  • qual a diferença de agente comercial e agente de tecnologia; 
  • principais requisitos para trabalhar como agente comercial!

Qual é a função do agente comercial?

O agente comercial escriturário faz a comercialização direta dos produtos e serviços de uma empresa. Além de atuar nas vendas propriamente ditas, ele também mantém um relacionamento saudável e duradouro com os clientes, além de zelar pela boa imagem da empresa que ele representa.

Dentre as outras atribuições deste profissional, podemos destacar a atualização de cadastros de clientes, a prospecção de novos contratos, a elaboração de relatórios de venda e o planejamento de estratégias comerciais.

O agente comercial escriturário também faz, em maior ou menor grau de envolvimento, as seguintes funções:

  • análise de crédito dos clientes;
  • realização de remessas de pedidos;
  • execução de procedimentos de expedição e entrega;
  • atendimento a eventuais reclamações de clientes;
  • devolução e reposição de produtos.

Tradicionalmente, o agente comercial costuma visitar o cliente presencialmente para apresentar suas soluções e convencê-lo a fechar negócio. A essa forma de operar dá-se o nome de “outside sales” ou “vendas externas”.

No entanto, com os avanços tecnológicos e o maior acesso à internet, o agente comercial pode desempenhar suas funções de maneira remota (telefone, videoconferência etc.).

>>>> Leia também:  o que o gerente comercial faz — como conquistar clientes sem embromação

Qual a diferença entre agente comercial e agente de tecnologia? 

Após descobrir o que faz um agente comercial, você pode se questionar: afinal, qual é a diferença entre agente comercial e agente de tecnologia? E bem, a principal é que o primeiro é focado no atendimento ao público, enquanto o segundo trabalha com tecnologia. 

Porém, é preciso saber que as duas profissões são subdivisões do cargo de escriturário, que é um profissional treinado para atuar na gestão de processos administrativos e empresariais. 

Logo, elas são semelhantes em certos pontos, como na execução de documentos e organização de arquivos importantes.

6 principais requisitos para ser agente comercial

Agora que você já sabe o que faz um agente comercial escriturário, veja a seguir os principais requisitos que precisam ser atendidos por quem deseja atuar nessa profissão.

1. Saber identificar a dor do cliente

O primeiro requisito que uma pessoa deve cumprir para ser um agente comercial é saber identificar a dor do cliente.

Quando se sabe o que o cliente precisa, fica mais fácil demonstrar empatia por ele e oferecer uma solução sob medida.

>>>> Veja mais: o que é ser gerente de vendas — 15 dicas para usar em seu dia a dia

2. Comunicar-se com clareza

O agente comercial que não consegue se comunicar com clareza dificilmente obterá sucesso nessa profissão. 

Por lidar diretamente com tomadores de decisão, o agente comercial deve ter plenas condições de se expressar de maneira com que o interlocutor possa compreender plenamente o que ele está dizendo.

Pessoas muito retraídas, com vocabulário limitado e com grandes dificuldades em lidar com palavras não são ideais para o cargo de agente comercial.

3. Capacidade para ouvir o cliente

Não basta falar bem e se expressar com clareza. Outro requisito que um agente comercial deve cumprir é a capacidade para ouvir o que o cliente tem a dizer.

Se o agente comercial fizer da negociação um monólogo, a venda dificilmente será concretizada. Isso porque o profissional precisa ter aquele feedback instantâneo do cliente à proposta que está sendo apresentada para, então, ajustar a argumentação e oferecer exatamente aquilo que ele precisa.

4. Conseguir transmitir segurança para o cliente

Para fechar um negócio, o cliente precisa sentir segurança no discurso do agente comercial e confiar na solução apresentada.

Por isso, outro requisito que não pode ficar fora da lista é manter-se seguro na fala e transmitir isso para o cliente. Assim, ele acreditará no que está sendo dito e ficará mais inclinado a comprar o produto ou serviço oferecido.

5. Ser paciente e persistente

Um agente comercial que atua em vendas B2B precisa ter muita paciência, ser persistente em uma negociação.

Cumprir esse requisito é importante porque as negociações de empresa para empresa costumam ser mais demoradas, pois a proposta passa pelas mãos de diferentes tomadores de decisão.

Portanto, não desista com facilidade. Esteja sempre pronto para esclarecer todas as dúvidas de seus clientes, mesmo que elas se repitam durante todo o processo de venda.

6. Habilidade para lidar com metas

Por fim, saber lidar com metas é um requisito que não poderia ficar de fora da nossa lista. O agente comercial que tem a habilidade para traçar metas e comprometer-se, de fato, com elas tende a ser mais bem-sucedido.

Sendo assim, coloque no papel, por exemplo, a quantidade de vendas que você deverá fazer por mês, o número de clientes contatados, quantidade de conexões necessárias para gerar oportunidades etc.

>>>> Leia também: confira o que faz um gerente de vendas externas e sua importância para a empresa

Qual é o salário de um agente comercial?

Se você está curioso para saber quanto ganha um agente comercial, saiba que o site Vagas.com, conforme dados de agosto de 2023, informa que a média de remuneração desse profissional é de R$ 2.812. 

Porém, como podemos ver a seguir, esse valor pode ser maior ou menor:

O que faz um agente comercial

Aliás, o site mostra ainda que a maioria dos agentes comerciais estudou administração, dê uma olhada:

Bom, ficou claro o que faz um agente comercial? Então, agora que você já sabe as atribuições que competem a esse profissional, poderá cobrar os seus agentes com mais eficácia.

Por isso, é importante se capacitar. Para isso, aproveite para conferir estes e-books gratuitos: