O LinkedIn é a maior rede social do mundo e conta com mais de 850 milhões de usuários ativos e também uma poderosa ferramenta para relacionamento e vendas, principalmente por meio de mensagens. A pergunta é: você já tem seus modelos de LinkedIn InMail vencedores para conquistar seus prospects?

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Principais aprendizados deste artigo:

  • O InMail é uma das formas de usar o LinkedIn para vender e ampliar as oportunidades de negócios da empresa.
  • Para prospectar clientes no LinkedIn é preciso ter um perfil sempre atualizado e pesquisar os antecedentes, interesses e pontos em comum dos perfis prospectados para demonstrar dedicação à conexão que irá se estabelecer.
  • Os grupos do LinkedIn são canais importantes porque promovem a conexão de usuários com os mesmos interesses e ajuda a fazer networking com potenciais clientes.
  • Entender qual é o perfil de cliente a ser prospectado é fundamental para iniciar as prospecções pelo LinkedIn. Saiba mais em Guia: como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados

O InMail é uma funcionalidade do LinkedIn que permite que o usuário envie uma mensagem direta para um perfil, mesmo que não esteja conectado com ele.

E o que há de tão interessante nessa função? Por se tratar de uma rede importante e que impacta diretamente a carreira e os negócios de vários profissionais, o LinkedIn InMail possui uma taxa de resposta três vezes maior do que um e-mail tradicional.

No entanto, para que sejam efetivas, as mensagens enviadas por este recurso devem ser bem estruturadas e estratégicas, para estimularem as respostas dos destinatários.

Neste artigo, apresentamos três modelos de LinkedIn InMail diferentes para você copiar e adaptar às suas abordagens de vendas

Além disso, também falaremos sobre:

  • as vantagens de utilizar o LinkedIn nas vendas;
  • O que fazer e o que não fazer em vendas pelo LinkedIn;
  • e como funciona o LinkedIn InMail.

Para conferir tudo isso, basta continuar a leitura!

Vantagens do LinkedIn para vendas

Estar presente do LinkedIn é essencial para uma empresa, principalmente se o modelo de negócio da organização for B2B

Neste modelo, as tomadas de decisões são técnicas e racionais, e as negociações possuem um ciclo de vendas maior, já que a compra de determinado produto ou serviço depende do ajuste de vários critérios para se concretizar.

Tendo isso em vista, os decisores de compra que utilizam o LinkedIn podem ser atraídos pelas empresas que cultivam sua presença dentro desta mídia e iniciar uma tratativa de forma mais segura.

Conheça as vantagens do LinkedIn para vendas:

Capta leads qualificados

O LinkedIn contém filtros para buscas avançadas, que estão disponíveis inclusive nos perfis gratuitos para uma quantidade limitada de pesquisas. Desse modo, é possível localizar um decisor por seu cargo, segmento em que atua, nível de experiência, cidade, entre outros fatores que podem ser combinados, como mostra esse tutorial sobre buscas no LinkedIn.

Com isso, os vendedores podem ser mais assertivos em suas abordagens, entrando em contato com a pessoa certa, sem perder tempo com contratos pouco qualificados. 

Cultiva a rede de contatos 

As conexões estabelecidas no LinkedIn são muito estratégicas, e é possível cultivá-las com mais praticidade. Os grupos são uma ótima maneira de fazer isso, já que também podem promover a conexão de pessoas com interesses em comum, e facilitar a identificação de potenciais decisores das empresas e suas necessidades. 

Apesar disso, é necessário mostrar que o usuário ganha algum tipo de benefício ao se conectar com você, como a produção de conteúdo sobre um nicho de mercado específico, por exemplo. 

Quando isso acontece, uma nova porta se abre para construir relacionamentos profissionais e comerciais sólidos, como parcerias.

Leia também: O guia completo do networking para fazer sua rede de contatos profissional

Mostra autoridade empresarial

As estratégias de conteúdo são ótimas para atrair clientes e novas parcerias. Os conteúdos informativos e educativos reforçam a credibilidade da sua empresa, tornando-a referência em seu ramo. 

A facilidade que os usuários encontram para interagir com esses conteúdos com likes, comentários e compartilhamentos também contribui para que tenham maior alcance e atinjam mais usuários. 

Você pode publicar diferentes formatos de conteúdo, como:

  • imagens;
  • artigos;
  • vídeos;
  • infográficos;
  • cases de sucesso.

Basta entender qual é o perfil que deseja atingir, e definir a estratégia mais compatível.

Confira algumas dicas sobre como prospectar novos clientes e aumentar as vendas:

Como prospectar novos clientes e aumentar as vendas

O que fazer e o que NÃO fazer em vendas pelo LinkedIn

De forma prática, separamos dicas relevantes sobre o que fazer e o que NÃO fazer dentro da sua estratégia de vendas pelo LinkedIn. Acompanhe:

O que fazer?

  1. Tome a iniciativa e faça novos contatos de forma personalizada.
  2. Quando enviar uma nova solicitação de conexão, sempre escreva um pedido se apresentando e sinalizando o porquê do seu pedido, evitando vender logo na primeira oportunidade.
  3. Mantenha o seu perfil atualizado.
  4. Utilize a busca inteligente para mapear os decisores certos.
  5. Pesquise os perfis prospectados para personalizar suas abordagens e gerar rapport.

O que NÃO fazer?

  1. Não envie solicitações de conexão para alguém sem deixar claro o que vocês têm em comum e o motivo pelo qual vocês devem se conectar.
  2. Não peça indicações para pessoas que você não conhece.
  3. Não deixe de personalizar suas mensagens. O LinkedIn tem uma excelente taxa de resposta, mas apenas quando a mensagem é atrativa e personalizada.

Como funciona o LinkedIn InMail?

O LinkedIn InMail é um recurso do LinkedIn que permite que o usuário envie uma mensagem direta para um perfil, mesmo que não esteja conectado.

Para esses contatos fora da sua rede, o uso do InMail é feito por créditos. O número de InMails que você possui por mês depende do tipo de assinatura premium que você possui. Se tiver uma conta gratuita e quiser usar o InMail para prospectar em maior escala, é necessário, portanto, fazer o upgrade para uma conta premium (paga).

Veja alguns dados levantados pelo LinkedIn sobre as mensagens enviadas por InMail:

  • O melhor horário para enviar um InMail é entre 9h e 10h de um dia de semana.
  • Você tem 21% mais chances de receber uma resposta do seu prospect se ele estiver no mesmo grupo do LinkedIn que você.

4 dicas para uma boa abordagem por LinkedIn InMail

Devemos ressaltar que existe uma determinada quantidade de InMail para enviar por mês, e é por esse motivo que as mensagens devem ser as melhores possíveis. Conheça quatro dicas para escrever uma boa mensagem:

  1. Pesquise e identifique os antecedentes, interesses e pontos em comum com o seu prospect;
  2. Personalize ao máximo suas mensagens. É relevante citar algo que viu no perfil do destinatário para expressar tempo dedicado para conhecê-lo.
  3. Não envie mensagens longas e muito formais. Tenha personalidade!
  4. Sempre inclua um CTA ao final da mensagem para incentivar a resposta.

Modelos de LinkedIn InMail para copiar e adaptar

Não sabe por onde começar? Fique tranquilo! 

Confira três modelos de LinkedIn InMail que você pode utilizar nas sua estratégia:

Modelo 1

Assunto: 

[Nome do prospect], como acabar com [problema que sua empresa resolve].

Mensagem:

Olá, [Nome do prospect].

Vi sua postagem sobre [problema que sua empresa resolve] e refleti sobre como outros gestores que eu conheço já passaram pela mesma situação. O que parece funcionar é quando as empresas focam em três aspectos:

  • [exemplo de solução 1]
  • [exemplo de solução 2]
  • [exemplo de solução 3]

A [nome da sua empresa] produziu um eBook explicando como aplicar essas ações de maneira eficaz. Se quiser, posso enviar para você.

Ou então, posso te explicar tudo isso por telefone também. 

Deixe-me saber sua preferência.

Um abraço!

Modelo 2

Assunto: 

[Nome do prospect], convite para falar sobre [tema do evento]

Mensagem: 

Olá, [nome do prospect].

Percebi que temos algumas conexões mútuas, e pensei que seria uma boa ideia entrar em contato contigo. Nossa empresa está organizando um evento em [local e data] reunindo [cargo do prospect] para discutirmos sobre os desafios de [tema]. 

Vi que você tem uma vasta experiência profissional nisso, então acredito que sua presença seria valiosa para nós!

Se tiver interesse, posso enviar mais detalhes do evento por aqui, ou explicar melhor por uma breve ligação.

O que você prefere?

Quer chamar a atenção do cliente? Conheça algumas palavras poderosas:

Modelo 3

Assunto: 

[Nome do prospect], também é possível resolver [problema] com [solução da sua empresa]

Mensagem:

Olá, [nome do prospect].

Vi no seu perfil que você está usando [metodologia/ferramenta/estratégia] para melhorar [problema]. Então, gostaria de entrar em contato com você para apresentar [sua solução], que tem ajudado gestores como você a [resolver problemas X, Y e Z].

Nossa empresa oferece um teste gratuito para gestores experimentarem os benefícios com suas próprias mãos.

Por favor, deixe-me saber se o teste gratuito lhe interessa.

Obrigado!

Tudo pronto para aplicar seus modelos de mensagens de vendas no LinkedIn?

Esses são apenas alguns exemplos de como mensagens no LinkedIn podem ser utilizadas para abordagem de vendas. É claro, será preciso adaptar para seu ICP, para seu segmento de atuação e tipo de produto ou serviço que comercializa.

Neste processo, testar e analisar dados é fundamental! Use nossos modelos como base para os seus próprios templates de InMail e comece e medir a taxa de resposta, o agendamento de reuniões, entre outros indicadores. Com isso, o caminho está trilhado para acelerar suas vendas!

Se quiser aprender mais sobre prospecção ativa, aproveite e veja a gravação do webinar: Prospecção ativa e gestão dos contatos: dicas para encontrar e convencer mais clientes