« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

Como o método 5s pode ajudar sua empresa a vender mais?

Escrito por
Douglas da Silva

Essa é uma pergunta clássica quando a questão é melhorar vendas. Como vender mais? Como melhorar o que muitas vezes já está bom? É nessas horas que torna-se preciso recorrer a métodos que podem auxiliar nessa missão, e um deles é o método 5S.

Então se você quer saber como esse método pode melhorar o desempenho de vendas, tanto da sua empresa, ou até mesmo se for um vendedor independente, continue lendo e suas dúvidas serão esclarecidas.

Guia: como elaborar e implementar o processo de vendas

Elaborando e tirando o processo de vendas do papel para colocá-lo em prática

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Método 5s

O que é o método 5S?

O 5S é um método que visa melhorar o ambiente de trabalho e a aumentar a produtividade e a qualidade total de uma organização, tendo como base cinco sensos: utilização, organização, limpeza, bem estar e autodisciplina.

Torna-se fácil a partir disso perceber como a utilização do Programa 5S certamente influencia nas vendas, assim como nos resultados obtidos em um período determinado para análise.

Por ser um método de aplicação simples e que obtém bons resultados, ele é amplamente utilizado dentro de metodologias de melhoria contínua, como a metodologia Seis Sigma e o Lean Manufacturing.

Mas para deixar tudo isso bem claro, vamos falar de cada um dos 5 sensos e mostrar como cada um deles pode ajudar a aumentar suas vendas!

Seiri – Senso de Utilização

É a prática de verificar todas as ferramentas e materiais de trabalho e manter somente os itens essenciais para a função que está sendo realizada. Todo o restante é guardado ou descartado.

E como isso influencia no número de vendas de uma empresa? A resposta é simples! Se quer aumentar suas vendas, saiba identificar o que é importante ou não para sua produtividade.

Ações como não deixar estoques além do necessário e desligar equipamentos que não estão sendo utilizados geram benefícios como  facilidade nas informações, otimização do tempo e aumento da produtividade.

Seiton – Senso de Organização

A organização, neste sentido, refere-se ao posicionamento inteligente de tudo aquilo que você for utilizar enquanto trabalha. Assim, você terá sempre perto o que precisa para realizar o trabalho.

Dentro do conceito de produção enxuta, esse senso é fundamental para reduzir um dos 8 desperdícios Lean mais famosos: o desperdício de movimento. Mas como ele se aplica dentro do setor de vendas?

Uma aplicação simples é ter os dados dos compradores organizados de forma fácil de se encontrar, seja do modo antigo, através de pastas e papéis, ou do modo moderno, através da organização de planilhas no próprio computador.

E adivinha? É exatamente isso que o Agendor permite que você faça de forma rápida e prática, otimizando seu tempo e elevando sua produtividade.

Além disso, utilizando o MS Project você pode montar um cronograma de compras, evitando compras desnecessárias e acúmulo de estoque.

Seiso – Senso de Limpeza

É a necessidade de manter o espaço de trabalho o mais limpo possível. Ao fim de cada dia, deve-se limpar o ambiente e recolocar os objetos em seus devidos lugares, tornando fácil identificar onde estão os objetos essenciais para utilização.

A aplicação desse senso se dá visando manter o ambiente limpo, eliminar causas de sujeiras e manter equipamentos e ferramentas sempre na melhor condição de uso.

Isso melhora o bem estar quanto à saúde física e mental no dia a dia dentro da empresa, ajuda a aumentar a vida útil dos equipamentos e também melhorar o visual do local de trabalho.

E isso certamente implica de forma direta na produtividade dos vendedores, afinal, ninguém gosta de trabalhar num ambiente sujo, não é mesmo?

Seiketsu – Senso de saúde

Também conhecido como senso de padronização, é o estabelecimento do conjunto de normas que deve ser cumprido por todos a fim de evitar erros e promover a higiene do corpo e da mente, preservando também o meio em que se vive.

Aqui a ideia é padronizar os processos e manter a saúde de todos os colaboradores em alta, para que as vendas não sejam impactadas negativamente por um erro ou pela falta de um ou mais vendedores devido a problemas de saúde.

Além disso, ao promover a qualidade de vida no ambiente de trabalho, você melhora a satisfação dos vendedores, o que certamente fará com que sejam mais produtivos em suas tarefas.

Shitsuke – Senso de Autodisciplina

É aquele que tem como objetivo garantir o bom funcionamento de todos os “S” descritos. É através da autodisciplina que será possível manter o cumprimento das novas práticas adotadas.

método 5s

Ele sugere o comprometimento de todos, educação, paciência e responsabilidade por parte de todos os integrantes da equipe. Assim como os outros sensos, ele serve tanto para melhorar as vendas de uma equipe quanto de forma individual, afinal, autodisciplina é ainda mais importante quando se trabalhar por conta própria.

Com a aplicação desse senso, ocorre uma melhoria contínua da empresa e dos funcionários, além de ser cultivado bons hábitos dentro da organização.

Produtividade é o segredo do método 5s

Como você pôde ver, o programa 5s é fundamental para aumentar a  produtividade dos vendedores de uma empresa. Afinal, você consegue otimizar o tempo disponível da sua equipe, conseguindo realizar mais ações num menor intervalo de tempo.

E quando se fala de vendas, tempo literalmente é dinheiro, pois se você consegue converter um tempo perdido procurando uma informação em uma venda, certamente o faturamento no final do mês irá subir.

Então comente aí, sua empresa aplica o 5S? Ficou alguma dúvida com relação a essa programa de qualidade?

Esse post foi escrito pela Voitto, uma empresa que vem cumprindo a missão de capacitar pessoas para um mercado competitivo, através de treinamentos digitais e presenciais nas áreas de melhoria contínua (Lean e Seis Sigma), Softwares de Gestão e Desenvolvimento de Lideranças, além de consultorias que contam com experiência e técnicas de gestão para gerar resultados aos clientes.

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Estratégias de vendas



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis