Infelizmente, existem momentos em que é necessário encerrar uma jornada profissional para alçar novos e melhores voos. Quando isso acontece, é indispensável escrever mensagens de despedida da empresa para preservar a formalidade e celebrar as conexões valiosas que foram estabelecidas ao longo da sua experiência na organização.

Principais aprendizados deste artigo:

  • As mensagens de despedida são importantes para preservar a formalidade, além de celebrar e manter contato com os colegas.
  • Vale reconhecer que as mensagens de despedida não são apenas um capricho para manter um bom clima organizacional. Elas são, sobretudo, uma forma de expressar gratidão, trocar lembranças e manter-se disponível para possíveis colaborações futuras.
  • É necessário equilibrar a sinceridade emocional com a necessidade de manter uma postura profissional e transmitir confiança.
  • Para escrever uma boa mensagem de despedida, é vital começar com gratidão, destacar realizações e manter a positividade e autenticidade. Para saber mais sobre a carreira em vendas, baixe o e-book: Desafios de vendas no dia a dia do vendedor.

Tal mensagem é uma excelente oportunidade de expressar gratidão, trocar experiências, lembrar e manter-se disponível para possíveis colaborações futuras.

É um clichê, mas as mensagens de despedida devem, de fato, deixar claro que não se trata exatamente de um adeus, mas sim um “até logo” carregado de memórias e aprendizados.

Contudo, como todo encerramento e despedida, as emoções estão sempre a milhão e, por isso, pode ser difícil escrever uma mensagem que equilibre a sinceridade das emoções com a necessidade de manter uma postura profissional.

Para te ajudar nisso, separamos neste artigo 4 exemplos de mensagens de despedida que podem te inspirar nesse momento.

Continue a leitura para conferir! 

Qual a importância das mensagens de despedida da empresa?

Pode parecer apenas um capricho, mas as mensagens de despedida da empresa são uma etapa muito importante para encerrar um ciclo profissional.

Isso porque tais mensagens são fundamentais para expor sua gratidão pela oportunidade de contribuir com a organização, além de firmar ainda mais as relações interpessoais que você construiu ao longo desse tempo e apresentar seus maiores aprendizados.

Para mais, por meio de e-mails e mensagens de despedida, você poderá:

  • demonstrar maturidade profissional;
  • melhorar a construção do marketing pessoal;
  • facilitar o processo de transição para novos desafios;
  • criar um legado positivo;
  • servir de inspiração para os colegas.

Exemplos de e-mail de despedida da empresa

Sem mais delongas, vamos aos exemplos de e-mail de despedida da empresa. Confira 2 modelos para utilizar.

Exemplo 1

Assunto: Um “até breve” cheio de gratidão e novos horizontes

Querida equipe [nome da empresa],

É com misto de gratidão e emoção que me dirijo a todos vocês para compartilhar que chegou o momento de seguir novos caminhos e alçar novos voos. Esses [número de anos] anos aqui foram mais do que uma jornada profissional. Sem sombra de dúvidas, uma experiência enriquecedora e inesquecível.

Dito isso, quero expressar minha profunda gratidão a cada um por tornar essa jornada tão especial. Cada desafio superado, projeto concluído e risada compartilhada contribuíram para o profissional que sou hoje. Levo comigo lições valiosas e lembranças que guardarei no coração.

Quero que saibam que, mesmo não fazendo parte do time da [nome da empresa], vocês podem contar comigo e com minha experiência para colaborar com trocas de conhecimento e inovações futuras.

Obrigado por fazer parte da minha história na [nome da empresa]. Estou saindo com a certeza de ter trabalhado com uma equipe incrível. Espero que possamos continuar construindo juntos, mesmo que de maneiras diferentes.

Que o futuro nos reserve conquistas extraordinárias e que possamos nos cruzar novamente em breve. Agradeço por cada momento compartilhado e estou ansioso para as oportunidades que o amanhã nos reserva.

Com sincera gratidão,

[Seu nome]

Este artigo também pode ser interessante para você: 15 exemplos de frases de agradecimento à equipe para celebrar bons resultados!

Exemplo 2

Assunto: Encerrando um capítulo

Caros colegas,

Hoje, escrevo para comunicar que estou encerrando meu ciclo na [nome da empresa]. É com extrema gratidão e empolgação que dou este passo para explorar novos desafios.

Quero expressar minha sincera gratidão a todos vocês. Juntos, construímos mais do que projetos; construímos uma equipe unida, resiliente e colaborativa. Cada um contribuiu para o sucesso coletivo e sou extremamente grato pelos conhecimentos compartilhados e pelas memórias de uma equipe extraordinária.

Embora me despeça do dia a dia, acredito que o caminho não termina aqui. Continuarei torcendo pelo sucesso de todos e espero que nossas trajetórias se cruzem novamente. Obrigado por fazer parte da minha jornada na [Nome da Empresa].

Com estima,

[Seu nome]

Exemplos de e-mail de agradecimento e despedida aos colegas da empresa

Exemplo 1 – Agradecimento individual

Prezado(a) [nome do colega],

Escrevo este e-mail para expressar meu sincero agradecimento pela nossa parceria ao longo desses [número de anos] anos aqui na [nome da empresa].

Ao longo de nossa jornada, tive a honra de trabalhar ao seu lado e aprender com sua dedicação e expertise. Cada desafio superado e projeto concluído foi enriquecido pela sua valiosa contribuição.

Sou grato por você ser uma fonte constante de inspiração e por tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Mesmo seguindo para novos desafios, levarei comigo os aprendizados que foram obtidos e as lembranças de uma parceria incrível.

Espero que possamos manter contato e estou certo de que nossos caminhos se cruzarão novamente. Desejo-lhe todo o sucesso em seu futuro profissional e pessoal.

Com carinho,

[Seu nome]

Leia também: Mensagem de agradecimento no LinkedIn: adote este costume

Exemplo 2 – Agradecimento coletivo

Caros colegas,

Como sabem, minha jornada na [nome da empresa] chegou ao fim.

Ainda que este seja um momento lamentoso, não posso deixar de expressar minha profunda gratidão a cada um de vocês. Trabalhar nesta equipe foi uma experiência única e enriquecedora.

Agradeço por compartilharmos conhecimentos, enfrentarmos desafios juntos e construirmos uma equipe verdadeiramente excepcional. Cada um contribuiu para o sucesso coletivo e espero ter contribuído com a mesma intensidade para o crescimento e prosperidade do time.

Mesmo seguindo caminhos diferentes, espero que continuemos a nos apoiar uns aos outros. Que o futuro nos reserve conquistas ainda mais grandiosas e que nossas jornadas individuais sejam repletas de sucesso.

Até logo. 

Com gratidão,

[Seu nome]

Frases de despedida

Já escreveu seu e-mail, mas quer incrementá-lo com frases de despedida emocionantes e cativantes? Então, veja nossos exemplos!

  • Cada despedida é a chance de um novo encontro. E eu espero ansiosamente pelo dia em que nossos caminhos se cruzarão novamente.
  • Levo comigo experiências profissionais, risadas compartilhadas, conquistas e amizades que se tornaram preciosas.
  • Embora estejamos nos despedindo fisicamente, as memórias e conexões que criamos permanecerão vivas em nossos corações.
  • Agradeço por cada capítulo desta jornada, sabendo que este fim é apenas o começo de algo novo e emocionante.
  • Que as trilhas que seguimos individualmente nos levem a sucessos extraordinários. Estou confiante de que o futuro reserva realizações brilhantes para todos nós.
  • Partir é difícil, mas estou empolgado com a transformação que essa despedida traz. Deixo um capítulo para começar uma nova história.
  • Agradeço por cada aprendizado, desafio e vitória que compartilhamos. Vocês são mais do que colegas; são parte de uma jornada que sempre lembrarei com carinho.
  • Embora a despedida seja inevitável, a gratidão que sinto por ter trabalhado com uma equipe tão incrível é eterna.
  • Levo comigo a certeza de que as experiências aqui moldaram um capítulo fundamental da minha trajetória.
  • Obrigado por serem uma parte valiosa da minha jornada aqui. Que cada um de nós continue a crescer e prosperar em nossos respectivos caminhos.

Como montar uma boa mensagem de despedida?

Se você quiser montar uma mensagem de despedida do zero, certifique-se de seguir as seguintes dicas:

  • sempre expresse sua gratidão pela oportunidade e colaboração dos colegas;
  • destaque realizações junto ao time e seus aprendizados;
  • seja sempre positivo;
  • personalize a mensagem de acordo com os destinatários;
  • ofereça colaboração futura;
  • mantenha-se profissional;
  • revise e corrija erros.

Quer conferir mais dicas sobre a carreira em vendas? 

Então, confira nosso e-book gratuito: Desafios de vendas no dia a dia do vendedor!