Se você acha que os livros sobre produtividade são perda de tempo, está totalmente enganado! É por meio da leitura que pode-se aprender novas técnicas de gestão de tempo e entender qual delas se encaixa melhor no seu perfil e na sua rotina.

Você costuma se enrolar com prazos? Precisa trabalhar muitas horas a mais para entregar um trabalho ou um projeto? Vive estressado e ansioso pois não consegue dar conta de tantas demandas? Então este texto foi feito especialmente para você!

Principais aprendizados deste artigo:

  • O brasileiro gasta 1 hora para fazer as mesmas tarefas que o norte-americano faz em 15 minutos e o coreano e o alemão em 20 minutos.
  • A produtividade é a capacidade de fazer mais tarefas em menos tempo e com menos recursos, sem deixar de entregar um trabalho excelente.
  • Para se tornar uma pessoa de alta performance, é preciso se organizar e planejar suas prioridades de acordo com o seu tempo disponível diariamente.
  • Os melhores livros sobre produtividade e gestão do tempo mostram exemplos reais e ensinam diversas ferramentas e técnicas que ajudam milhões de pessoas no mundo. Torne a sua equipe comercial mais produtiva e focada em resultados e baixe a Planilha de vendas por vendedor e produtividade em vendas.

Elaboramos uma lista matadora com os livros mais eficientes sobre produtividade e gestão do tempo para você entender se está colocando metas demais na sua rotina e como administrar as tarefas pessoais e profissionais sem ficar sobrecarregado.

E por que isso é tão importante?

De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, o Brasil mantém a mesma baixa produtividade há 30 anos. Um exemplo foi o crescimento de 0,9% da renda per capita do país relacionada à produtividade, que avançou apenas 0,4%, de 1981 a 2018.

O estudo identificou ainda que o brasileiro leva uma hora para fazer a mesma tarefa que um norte-americano faz em 15 minutos e um alemão ou coreano em 20. Ou seja: Brasil, precisamos melhorar a organização de tarefas e esse índice de produtividade o quanto antes!

Quer mergulhar fundo nesse assunto? Continue a leitura e confira sete livros sobre produtividade no trabalho e na vida pessoal e também os melhores livros sobre administração do tempo.

O que é produtividade?

A produtividade é definida pela capacidade de realizar mais atividades em menor tempo e com menos recursos, cumprindo os prazos pré-determinados, sem perder a qualidade da tarefa executada. Ou seja, ela significa alta performance no trabalho ou na vida pessoal.

Para que ela funcione na prática, é vital criar um planejamento, sem colocar demandas demais no mesmo dia ou na mesma semana. É fundamental entender o tempo disponível para não se sobrecarregar e evitar se estressar por atividades não concluídas ou sequer iniciadas.

Mas, como aprender isso? Por meio de livros sobre produtividade pessoal e profissional que ensinam técnicas e hábitos eficazes, como a metodologia Scrum e Pomodoro.

Leia também: 14 dicas de produtividade em vendas

Livros sobre produtividade

Indo direto ao assunto, veja nossa lista com livros sobre produtividade e gestão do tempo mais reconhecidos e valorizados no Brasil e no mundo.

1. O poder do hábito, de Charles Duhigg

O autor e repórter investigativo do New York Times, Charles Duhigg, relata vários casos entre colaboradores e gestores que comprovaram que é possível mudar os hábitos e abandonar práticas ruins e que atrasam a vida.

O livro “O Poder do Hábito” mostra como o sucesso é atingido ao compreender como os hábitos funcionam na própria mente e compartilha dicas simples e práticas para transformá-los e criar novos padrões no cérebro.

2. Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo, de Jeff Sutherland

O método Scrum já ajudou empresas, como a Amazon, a elevarem sua produtividade em até 1.200%. Por isso, esse livro é tão famoso: com exemplos reais e história emocionantes, ele revela como usar a metodologia de gerenciamento de projetos no dia a dia de qualquer companhia ou pessoa.

Scrum: A arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” descreve como transformar o jeito de fazer as atividades ou projetos no trabalho e alcançar a alta performance seguindo o passo a passo da técnica Scrum.

Aprenda agora: Metodologia Scrum: 8 etapas para aplicar no setor de vendas

3. Trabalhe 4 horas por semana, de Tim Ferriss

O aclamado autor desse livro, que entrou na lista dos mais vendidos do The New York Times, já foi chamado de “Super-homem do Vale do Silício”.

De modo ousado e revolucionário, o livro “Trabalhe 4 horas por semana” ensina como não se sobrecarregar e dar conta das suas prioridades, sem deixar de aproveitar o “lado bom” da vida.

Ele ensina a criar um plano de ação eficiente para produzir mais em menos tempo, dando dicas para ser mais produtivo no trabalho e na vida pessoal.

4. A arte de fazer acontecer, de David Allen

O principal motivo para desenvolver o método GTD – Getting Things Done é, segundo o próprio autor: “sua mente deve estar livre para criar e não preocupada em reter informações”.

Esse best-seller escrito em 28 idiomas e que possui o nome completo extenso, “A arte de fazer acontecer: O método GTD – Getting Things Done: Estratégias para aumentar a produtividade e reduzir o estresse”, fornece cinco passos e diversos exemplos para melhorar a produtividade pessoal e profissional.

Baseando-se em dados da ciência cognitiva, esse livro sobre produtividade ensina a aplicar a regra dos dois minutos, a reavaliar metas, a planejar projetos de longo prazo, a controlar a ansiedade e a aceitar que não dá para fazer tudo ao mesmo tempo.

5. A tríade do tempo, de Christian Barbosa

O autor é um renomado brasileiro, especialista em gestão do tempo no país, que compartilha nesse livro sobre produtividade pessoal e profissional um método inovador de planejamento para organizar a vida e ser mais produtivo.

Baseando-se na divisão do tempo em três esferas, importante, urgente e circunstancial, o livro “A tríade do tempo” ensina a melhorar o desempenho diariamente, sem desperdiçar energia com o que não é prioritário.

Aprenda com outro livro recomendado: ‘Hábitos Atômicos’ para vendedores: lições do livro para o sucesso na área comercial

Os melhores livros sobre administração do tempo

Já que a gestão do tempo é o principal pilar da produtividade, também selecionamos livros sobre esse assunto! Veja abaixo.

6. A técnica Pomodoro, de Francesco Cirillo

Mais uma famosa técnica compartilhada em um livro sobre administração do tempo e produtividade no trabalho e na vida pessoal: a Pomodoro.

Ela se baseia em dividir o tempo em ciclos que ajudam a melhorar o foco, a concentração e a qualidade da tarefa executada. Para combater a ansiedade, Francesco Cirillo desenvolveu esse método usando um timer de cozinha em forma de tomate, que funciona em intervalos de 25 minutos, com 5 minutos de descanso entre eles.

Mais de duas milhões de pessoas já comprovaram que essa técnica é eficaz e transforma a produtividade, reduzindo o estresse pela demanda de atividades. Inclua o livro sobre administração do tempo “A técnica Pomodoro” na sua lista de leituras obrigatórias!

7. Faça Tempo: 4 Passos Para Definir Suas Prioridades e Não Adiar Mais Nada, de Jake Knapp

Se você deseja frequentemente que o seu dia tenha mais do que 24 horas, esse livro sobre produtividade e administração do tempo é para você!

Esse livro não propõe ser um manual sobre produtividade, mas um guia que ajuda a realizar pequenas mudanças na vida para focar em que é realmente importante, isto é, as suas prioridades.

Percebeu que entre essas leituras obrigatórias para evoluir e desenvolver mais organização e comprometimento com seus objetivos e sonhos há algumas coisas em comum? Como a mudança de hábitos ruins, organização diária e um planejamento bem-estruturado e que respeite o seu tempo disponível.

Nada de fórmulas mágicas! Esses livros sobre produtividade são ótimos para abrir o horizonte e proporcionar diversas ferramentas que podem ser aplicadas em qualquer setor da vida.

E você, costuma seguir algum método de gestão de tempo e produtividade? Já aplicou algum durante o seu trabalho ou tarefas pessoais? Saiba que é um investimento na qualidade de vida e no bem-estar mental!

Se você gosta desse assunto e quer muito se tornar mais focado e produtivo, aproveite e baixe nossa Planilha de vendas por vendedor e produtividade em vendas e construa um time de alta performance!