Em um mundo cada vez mais conectado e com clientes exigentes, a inteligência competitiva ou inteligência de marketing é uma ferramenta essencial para as empresas obterem sucesso nas suas ações, sejam elas relacionadas às vendas ou ações de marketing. 

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • A inteligência competitiva é uma ferramenta que coleta e analisa dados para fazer um estudo de mercado e concorrência visando adaptar as estratégias da companhia às mudanças. 
  • Essa estratégia ajuda a reduzir os riscos, pois pode prever crises, encontrar novas oportunidades de investimento conforme as tendências e até de melhorias nos processos internos da organização. 
  • Os fundamentos da inteligência competitiva são: coleta, análise e compartilhamento das informações, tomada de decisão e monitoramento constante do mercado. 
  • A inteligência competitiva ajuda a elaborar todas as etapas do processo de vendas. Para potencializar os resultados, é interessante utilizar um bom CRM de vendas. Faça um teste grátis no Agendor e confira todas as funcionalidades!

Vale lembrar que a internet mudou a forma de comprar. Isso resultou em um aumento da concorrência direta e indireta, principalmente pela facilidade de busca por novas marcas e de entrega de produtos ou serviços. 

Diante desse cenário, é necessário não apenas acompanhar as ações dos concorrentes, mas também analisá-las para descobrir o que afeta seu negócio e o que pode ser adaptado para sua realidade.

Neste artigo, explicamos o que é e qual a importância da inteligência competitiva, com dicas de como utilizá-la para aumentar suas vendas!

Afinal, o que é inteligência competitiva?

A inteligência competitiva ou inteligência de marketing é uma estratégia que visa adaptar a empresa às variações naturais do mercado, como crises e tendências. Para tal, informações sobre os principais concorrentes são coletadas e analisadas minuciosamente, como forma de identificar possíveis ameaças ou oportunidades de investimento. 

Para compreender melhor esse conceito, um exemplo de inteligência competitiva e de mercado é quando um segmento está em crise. Digamos que houve um aumento drástico do preço da matéria-prima de um determinado produto. 

Nesse cenário, a ferramenta pode ser utilizada para descobrir qual é a reação da concorrência e o que eles fazem para driblar a situação. Com isso, você pode ter ideias do que fazer no seu próprio negócio. Ficou claro? 

>>>> Você pode se interessar: como melhorar os negócios através da inteligência em vendas?

Qual a importância da inteligência competitiva?

A inteligência competitiva entrega uma enorme vantagem sobre os concorrentes. Essa ferramenta orienta a criação de estratégias mais assertivas para lidar com as mudanças recorrentes no mundo das vendas. E, por ser baseada em dados, os resultados costumam ser precisos.

Além de ser essencial, a inteligência competitiva e de mercado traz vários benefícios para as organizações, tais como:

  • redução os riscos; 
  • aumento da competitividade
  • identificação dos pontos fortes e fracos;
  • direcionamento da tomada de decisões; 
  • fidelização dos clientes; 
  • criação de oportunidades de negócios.

Compreendeu o porquê você deve apostar nessa ferramenta? Então, siga a leitura para descobrir quais os fundamentos da inteligência competitiva!

Quais os fundamentos da inteligência competitiva e de mercado?

A inteligência competitiva é um processo complexo e, como tal, é necessário entender seus principais fundamentos para obter uma análise completa e assertiva. Mas pode ficar calmo, que trouxemos os 5 para você logo abaixo. Confira! 

1. Coleta  

Qualquer pesquisa de inteligência competitiva começa pela coleta dos dados, com foco em informações relevantes sobre a concorrência, seja ela direta ou indireta. 

Aqui, é imprescindível identificar não apenas quem são essas companhias, mas também:

Enfim, o ideal é reunir o máximo de informações que conseguir. Para isso, você pode realizar uma pesquisa de mercado ou simplesmente conferir os sites e redes sociais da concorrência. Só não se esqueça de documentar tudo o que encontrar.

2. Análise 

O segundo fundamento é a etapa da análise de dados. Ou seja, estudar as informações colhidas para que elas façam sentido. Sim, esse é um processo demorado e que demanda muita atenção, mas é um dos mais importantes.

Assim, é possível descobrir quais são as estratégias da concorrência, identificar possíveis tendências etc. 

Por exemplo, ao analisar os dados, você percebeu que um concorrente direto começou a investir em um complemento para um serviço que ele oferece. Partindo disso, pode-se identificar o nascimento de uma nova oportunidade de negócio.

Lembre-se de contextualizar as informações, pois é preciso adequá-las à realidade do seu empreendimento para criar planos que sejam voltados para ele.

3. Compartilhamento

Já ouviu o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma”? Pois bem, ele pode ser aplicado na inteligência competitiva.

O terceiro passo é compartilhar os insights derivados da análise de dados com as partes interessadas. Só para exemplificar, isso pode ser feito com a gestão dos times de marketing e vendas para que, juntos, eles pensem nas melhores ações.

4. Tomada de decisões 

Após coletar, analisar e compartilhar os dados, chegou o momento de tomar as decisões sobre o futuro da organização. Aqui, vale considerar tudo o que descobriu e criar um plano de ação adaptado para a realidade do negócio. 

Não copie tudo o que a concorrência faz. Isso é a receita perfeita para o desastre. Afinal, as empresas são diferentes e o que dá certo para uma, pode não dar para outra. 

5. Monitoramento

Finalmente, o último passo: monitorar constantemente, visto que o mercado muda e,portanto, os dados que você coleta hoje, podem ficar obsoletos amanhã. 

Sendo assim, acompanhe a concorrência e o mercado com frequência. Dessa forma, você se mantém atualizado e consegue reagir rapidamente a qualquer alteração de cenário. 

Como utilizar a inteligência competitiva para melhorar as vendas?

Como falamos, a inteligência competitiva e de mercado é uma ferramenta poderosa, desde que utilizada da forma correta. Continue lendo para aprender como extrair o máximo dessa estratégia e, assim, aumentar suas vendas!

1. Defina objetivos claros

Não dá para alcançar resultados se você não sabe o que deseja, concorda? Por esse motivo, é fundamental definir objetivos claros para o uso da inteligência competitiva.

Eles devem ser adequados à realidade da organização, como aumentar as vendas ou crescer durante uma crise. Mas é preciso que eles sejam alcançáveis e não sonhos impossíveis. 

Quer saber como o método SMART funciona? Então confira a explicação completa na imagem abaixo:

>>>> Leia mais: utilizando o método SMART de vendas para criar metas mais inteligentes 

2. Monte um plano de ação

Lembra que um dos fundamentos da inteligência competitiva é a tomada de decisões? E, para que ela seja utilizada corretamente, é vital montar um plano de ação baseado nos dados colhidos. 

Nesse ponto, seja o mais detalhista que conseguir e descreva todos os passos para atingir os objetivos definidos. Se possível, tente antecipar possíveis problemas e como resolvê-los.

3. Invista nas ferramentas certas

Para finalizar, não podemos deixar de citar a escolha das ferramentas certas. Um ótimo exemplo é a matriz SWOT, que ajuda a identificar as forças e as fraquezas suas e da concorrência. Também vale a pena investir em um bom CRM de vendas, como o Agendor

Com esse software, você coleta e monitora os dados da companhia e, assim, tem informações claras para analisar. Quer saber mais sobre ele? Então, faça um teste grátis hoje mesmo!

Em paralelo, tenha em mente que é crucial escolher os indicadores, que podem ser monitorados em soluções como o Agendor, estando alinhados aos objetivos do negócio, como aumento das vendas. 

Para te ajudar com isso, o Agendor preparou um e-book completo sobre os indicadores de vendas e marketing mais importantes. Baixe gratuitamente!