Você já ouviu falar em growth marketing? Bem, trata-se de uma estratégia muito usada por empresas pelo mundo afora, que visa fazer com que as companhias cresçam em um ritmo acelerado e constante, enquanto criam uma base sólida e fiel de clientes.  

Principais aprendizados deste artigo

  • Growth marketing é uma estratégia de crescimento que busca testar hipóteses e, assim, descobrir quais planos de ação trazem os melhores resultados para as empresas. 
  • Entre os benefícios da metodologia, destacam-se: melhora da experiência dos clientes, alcance mais rápido de resultados e otimização do uso dos recursos.  
  • O growth marketing ajuda a elaborar um processo de vendas assertivo e focado na captação e retenção de leads. Para aprender como, confira um guia gratuito do tema. 
  • Aproveite ainda para testar o CRM de vendas do Agendor e veja como ele pode ajudar seu negócio a crescer cada vez mais!

Na prática, o marketing de crescimento — como a metodologia é chamada em português — usa diversos recursos, como diferentes canais de contato com os clientes e a realização de testes, a fim de descobrir quais ações são mais assertivas e quais devem ser descartadas.

Como resultado, as empresas aplicam melhor os recursos, conquistam mais consumidores e se adaptam mais rapidamente às mudanças no mercado e no perfil dos clientes. 

Ficou curioso para aprender mais? Então, leia até o final para aprender:

  • o que é growth marketing; 
  • as diferenças entre essa estratégia e a tradicional; 
  • quem é o analista de growth marketing; 
  • os benefícios de usar essa técnica. 

Aproveite a leitura!

O que é growth marketing?

O growth marketing — ou, simplesmente, marketing de crescimento, na tradução para o português — é uma estratégia que visa atrair mais leads, otimizar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas. Para isso, são usadas técnicas e ferramentas tecnológicas para promover um crescimento acelerado da companhia. 

Para alcançar seus objetivos, a tática foca em criar ações atraentes e inovadores, buscando se diferenciar da concorrência, ao passo que otimiza a jornada de compra para reter os consumidores a longo prazo. 

Aqui, a ideia não é apenas crescer rápido — o que seria um “fogo de palha”, que pega fácil, mas acaba muito rápido. No lugar, a intenção é manter um ritmo de crescimento acelerado, mas constante, aplicando-se em diversos momentos, como:

  • captação e retenção de clientes; 
  • ações de pós-venda
  • expansão da presença de mercado.  

Para tal, são usados diversos canais e ferramentas para manter a atenção dos clientes na marca, como redes sociais, e-mail marketing e sites e blogs otimizados para SEO

E como saber quais canais usar? Bem, a resposta é simples: fazendo testes, já que um dos pilares do growth marketing é a testagem para descobrir quais ações são mais efetivas e quais devem ser descartadas. 

>>>> Aproveite e leia: growth marketing B2B — entenda o que é, quais os benefícios e como usar

Qual a diferença entre growth marketing e marketing tradicional?

O marketing tradicional foca suas ações na captação de clientes — o topo do funil de vendas. A proposta é chamar a atenção dos leads e atraí-los para a jornada de compra. Por sua vez, o growth marketing otimiza todas as etapas, desde a captação até o pós-venda. 

Outra diferença entre as duas estratégias é que a modalidade tradicional costuma se basear em ações já comprovadas. Isso significa que ela não necessariamente busca inovações, usando, por exemplo, canais tradicionais como TV e jornal. 

Já o marketing de crescimento concentra seus esforços na internet, baseando-se em dados para definir os próximos passos. Por exemplo, lança a campanha por um canal e analisa os resultados para descobrir se vale a pena repeti-la no futuro ou se demanda ajustes. 

Qual é o papel do analista de growth marketing?

No geral, essa estratégia é implementada pelo analista de growth marketing ou analista de crescimento. Esse profissional é o principal responsável por traçar planos para promover o crescimento rápido da base de clientes da empresa. 

Em geral, ele fica responsável por: 

  • desenvolver estratégias para captação e retenção de clientes
  • executar as campanhas de marketing; 
  • realizar testes para identificar as ações mais assertivas; 
  • monitorar as métricas para acompanhar os resultados das estratégias. 

Ainda é necessário que o analista de growth marketing tenha familiaridade com o funil de vendas — tanto a versão tradicional quanto a voltada para o crescimento. 

>>>> Veja mais: o que é funil de vendas? Como criar um? Veja o passo a passo!

Quais os benefícios da estratégia para as empresas?

Ainda não está convencido do porquê adotar uma estratégia de growth marketing? Então, confira a seguir 4 benefícios que essa metodologia pode trazer para sua empresa!

1. Traz resultados rápidos 

Um dos pilares do growth marketing é promover o crescimento rápido — e constante — da empresa. Considerando que a estratégia usa dados para analisar as ações, é possível monitorar as campanhas e adotar as táticas que trazem os melhores resultados. 

Para exemplificar, imagine que você lança uma campanha no Instagram e logo percebe que a ideia não foi bem recebida pelos usuários. Basta retirá-la do ar e ajustar a rota para recuperar o que foi perdido, como: reputação, número de seguidores etc. 

2. Otimiza o uso dos recursos 

O uso de dados para orientar as decisões traz outro benefício: a otimização dos recursos de marketing. Afinal, ao analisar informações de ações anteriores, é possível saber que aquela ideia que parece genial, na verdade, já foi posta em prática e mostrou-se um fracasso.

Assim, você não perde tempo — e dinheiro — investindo em algo que, comprovadamente, não traz bons resultados para a empresa. Em vez disso, investe os recursos em ações mais assertivas. 

3. Melhora a experiência dos clientes 

O growth marketing também proporciona uma melhora da experiência dos clientes. E o principal motivo para isso é que a estratégia concentra seus esforços nos consumidores. 

A ideia é criar relacionamentos sólidos e duradouros, aumentando o engajamento e fazendo com que eles se tornem fiéis à marca.

4. Melhora a imagem da marca no mercado

Para finalizar nossa lista de benefícios do growth marketing, temos uma melhora da imagem da marca no mercado. Isso significa que a empresa se torna mais visível, especialmente pela forte presença online, sendo vista de maneira positiva por clientes e investidores. 

A propósito, cerca de 90% dos brasileiros pesquisam as marcas na internet antes de comprar um produto ou serviço, segundo um levantamento do Google. Logo, investir em marketing de crescimento garante que seu negócio seja visto e lembrado por mais pessoas. 

E aí, sente-se preparado para dar início a uma estratégia de growth marketing? Então, aproveite para conferir nosso webinar sobre Inbound e Outbound Marketing, que mostra o que fazer para atrair mais clientes!

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