A estratégia de growth marketing B2B vem ganhando cada vez mais força no mundo das vendas. Isso porque a tática possibilita que as empresas cresçam em um ritmo acelerado, ao mesmo tempo que aprimoram suas ações para reter os clientes conquistados. E aí, já ouviu falar?

Principais aprendizados deste artigo:

  • O growth marketing é uma estratégia de crescimento de empresas que se baseia na aplicação de testes e uso dos resultados para aprimorar as ações de prospecção e retenção de clientes. 
  • A tática traz diversos benefícios para os negócios, como a possibilidade de crescer de maneira constante, tomar decisões baseadas em dados e melhorar a experiência dos clientes
  • Para usar o growth marketing, é necessário saber quem é o público-alvo do negócio, definir metas mensuráveis e ajustar as ações conforme a necessidade do momento. 
  • Você pode usar a estratégia de growth marketing para elaborar um processo de vendas mais assertivo. Para aprender, baixe nosso guia gratuito sobre o tema. 

Antes de mais nada, saiba que growth marketing é o termo em inglês para a estratégia de marketing de crescimento. E, neste artigo, falaremos tudo o que você precisa aprender sobre essa tática: o que é, principais benefícios e como colocá-la em prática com dicas fáceis de seguir. 

Não perca tempo e confira!

O que é growth marketing?

O growth marketing — ou marketing de crescimento, em português — é uma estratégia que visa fazer uma empresa crescer rapidamente usando técnicas para acelerar sua expansão. Para isso, são aplicados diversos testes para descobrir quais são as ações mais assertivas para cada momento. 

O objetivo principal é adotar práticas únicas e atraentes, visando chamar a atenção e reter os potenciais clientes para o negócio. 

Vale destacar que as ações englobam toda a jornada do cliente, desde o momento que ele ingressa no funil até o pós-venda, sempre buscando o sucesso do cliente. Para tal, a tática usa diversos canais, como:

  • redes sociais; 
  • sites e blogs otimizados para SEO; 
  • e-mail marketing
  • anúncios pagos; 
  • etc. 

Por fim, é preciso ter em mente que o growth hacking B2B funciona a partir de testes. Para compreender melhor, primeiro, é criada uma hipótese. Em seguida, são aplicadas ações que propiciam descobrir se a ideia funciona ou não. Fácil, concorda?

Quais os benefícios do growth marketing para o segmento B2B?

Compreendeu o que é growth marketing B2B? Então, confira agora quais são os benefícios dessa estratégia para as empresas!

1. Crescimento constante

A estratégia de growth marketing, caso seja aplicada corretamente, entrega o que se propõe: acelerar o crescimento dos negócios e manter o ritmo constante. 

Isso porque a tática permite se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e acompanhar os desejos e necessidades do seu público-alvo. Fora isso, o growth marketing cria relacionamentos sólidos com os clientes, aumentando as chances de recompra. 

2. Mais assertividade na tomada de decisões 

Por ser uma estratégia baseada em testes e dados derivados destes, o growth marketing é o parceiro ideal para embasar a tomada de decisões. 

Com essa tática, é possível descobrir quais ações não dão certo e, assim, fazer os ajustes necessários, considerando o desempenho das campanhas anteriores. 

3. Melhora da experiência do cliente 

Os clientes são a alma de qualquer negócio e a estratégia de growth marketing B2B ajuda a colocar o foco da empresa neles. Assim, você aumenta a taxa de retenção, mantendo-os fidelizados à sua organização. 

Como usar a estratégia de growth hacking B2B no seu negócio?

Agora que você aprendeu o que é uma estratégia de growth marketing B2B, ficou com vontade de implementá-la na sua empresa? Então, continue a leitura para conferir 4 dicas de ouro que separamos para você logo abaixo!

1. Tenha metas claras

A primeira dica é estabelecer metas claras e mensuráveis. Isso significa que seus objetivos precisam ser diretos e mensuráveis. Por exemplo, pode ser aumentar a taxa de conversão de leads. 

Sempre crie metas alinhadas com o que sua empresa precisa. Por isso, é bom analisar com cuidado seu negócio antes de colocar tudo no papel. 

>>>> Aproveite e veja: utilizando o método SMART de vendas para criar metas mais inteligentes

2. Saiba quem são seus clientes 

Entender as características do seu público-alvo é outro passo essencial para usar o marketing de crescimento no segmento B2B. 

Essa etapa ajuda a identificar os desejos e as necessidades dos seus clientes, bem como os canais de comunicação usados por eles. Dessa maneira, é possível criar — e testar — as ações com mais assertividade e personalização. 

>>>> Aprenda mais: perfil do consumidor — o que é, importância e como definir 

3. Use um funil de growth hacking 

O funil de growth marketing difere do modelo tradicional. No lugar de 3 etapas — topo, meio e fundo —, a ferramenta conta com 5 estágios que servem para orientar as equipes e guiar os clientes até o final da jornada.

Dito isso, as etapas são:

  • aquisição ou a atração de leads para as páginas da empresa por meio de conteúdos relevantes; 
  • aquisição, que consiste em incentivar a compra e o uso dos produtos/serviços oferecidos; 
  • retenção, garantir que os clientes continuem usando as soluções com um bom pós-venda; 
  • receita, arrecadar dinheiro com a venda adotando uma estratégia de precificação assertiva;
  • indicação, conseguir fazer com que os consumidores falem de maneira positiva e recomendem a solução para outras pessoas. 

Posto isso, ajuste suas ações de marketing para que se enquadrem nas categorias citadas acima, de modo a aumentar suas chances de sucesso!

4. Monitore os resultados e faça os ajustes necessários

A última dica é monitorar os resultados de todas as estratégias. Afinal, como saber qual deu certo, se você não monitorar a performance, concorda? 

Se, ao analisar os dados, você perceber que uma ação não trouxe os resultados esperados, é crucial estudar os insights para descobrir o que aconteceu e, em seguida, propor os ajustes necessários. 

Para finalizar, temos uma dica extra que pode ajudar você nesse processo, que é: investir em um bom CRM de vendas

O Agendor, por exemplo, conta com diversas funcionalidades úteis para dar início a uma estratégia de marketing de crescimento, como acompanhamento do fluxo comercial e gerenciamento do funil de vendas.

Além disso, o Agendor tem integração com inúmeros outros sistemas e ferramentas, como WhatsApp e VoIP. E o melhor ainda está por vir, já que você pode testar essas e outras funcionalidades gratuitamente. 

Aproveite para fazer seu cadastro agora mesmo e confira, na prática, o que um CRM 100% brasileiro pode fazer pelo seu negócio!