O gerenciamento de mudanças se refere a um conjunto de técnicas que visam garantir que alterações ou transformações nos processos, estruturas e estratégias organizacionais sejam bem-sucedidas. 

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O gerenciamento de mudanças é um processo que visa garantir que a implementação de mudanças organizacionais e transformações nas empresas aconteça de forma eficiente.
  • No cerne desse processo está a gestão de pessoas, reconhecendo que são os colaboradores os verdadeiros agentes de mudança e aumentando consideravelmente as chances de sucesso nessa jornada. Saiba mais em: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes
  • Uma mudança incremental tende a ser mais natural e fácil de ser aceita, visto que não exige grandes planejamentos e tampouco apresenta riscos significativos. Exemplo: implementar um sistema de CRM na equipe de vendas. 
  • As etapas do gerenciamento de mudanças incluem: a elaboração de um plano de ação; o alinhamento das mudanças com outros líderes; a comunicação; o fornecimento das ferramentas certas; a recompensa sobre os avanços e o monitoramento de resultados.
  • É vital usar ferramentas de gestão que facilitam a análise de resultado para os gestores, estruturam o trabalho da equipe e, muitas vezes, oferecem automações que garantem a eficiência operacional. TESTE GRATUITAMENTE O AGENDOR e veja, na prática, como obter relatórios de desempenho completos em poucos cliques.

Trata-se de uma competência obrigatória para todas as organizações que buscam se manter relevantes no mercado a um longo prazo. Afinal, as inovações estão intensamente aceleradas, e deixar de incorporá-la nos processos e nas estratégias da sua empresa pode custar a sobrevivência de um negócio.

Estamos cada vez mais próximos de 2024 e, certamente, a liderança da sua empresa já considerou que alguns ajustes deverão ser feitos para conquistar resultados ainda melhores no próximo ano.

Seja a aquisição de uma nova ferramenta de trabalho para impulsionar os resultados, ou uma reestruturação completa em determinado setor. Mudanças ocorrem diariamente, e o maior erro que uma organização pode cometer é não saber como comunicá-las à equipe ou controlá-las.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar um passo a passo prático para que você possa aplicar o gerenciamento de mudanças na sua empresa, e saber como organizar o presente para se preparar para o futuro

Continue a leitura do conteúdo!

O que é gerenciamento de mudanças? 

Como o próprio nome sugere, o gerenciamento de mudanças é um processo que visa garantir que a implementação de mudanças e transformações nas empresas aconteça de forma eficiente, reduzindo os impactos negativos e a resistência da equipe.

Esta habilidade se torna especialmente relevante em um cenário onde as rápidas mudanças tecnológicas impactam fortemente nos processos e na cultura da empresa.

Nesse contexto, para responder às transformações do mercado de maneira veloz e estratégica, no cerne desse processo está a gestão de pessoas, reconhecendo que são os colaboradores os verdadeiros agentes de mudança e aumentando consideravelmente as chances de sucesso nessa jornada. 

A gestão de conflitos de equipe é uma parte muito importante no gerenciamento de mudanças. Saiba como fazer em 5 dicas:

Quais são os tipos de mudanças organizacionais?

Os tipos de mudança organizacional abrangem uma variedade de ajustes nos processos, recursos e estratégias de uma empresa, impactando diretamente no escopo de trabalho dos colaboradores. 

Para compreender essas nuances, é essencial explorar distintos tipos de mudanças organizacionais. São eles:

  • Mudança incremental: Consiste em adicionar ou incrementar elementos aos processos, estruturas ou estratégias existentes. Esse tipo de mudança dificilmente afeta as operações existentes de forma drástica. Geralmente, tende a ser mais natural e fácil de ser aceita, visto que não exige grandes planejamentos e tampouco apresenta riscos significativos. Exemplo: implementar um sistema de CRM na equipe de vendas
  • Mudança transacional: Acontece quando se transforma algo, trazendo aspectos totalmente novos para a operação. Existe um forte impacto sobre o trabalho dos colaboradores neste tipo de mudança, sendo capaz de mudar completamente a rotina de uma empresa. Aqui, o planejamento é crucial, pois os riscos são maiores. Um exemplo seria mudar a modalidade de gestão.
  • Mudança evolucionária: Refere-se a mudanças graduais, porém de grande impacto. No geral, as mudanças evolucionárias seguem uma meta específica de expansão guiada por uma demanda no mercado, como por exemplo, adicionar um novo item no mix de produtos.
  • Mudança revolucionária: Visa causar uma transformação drástica, muitas vezes radical ou até mesmo disruptiva. Esse tipo de mudança pode afetar profundamente a cultura organizacional de uma empresa e alterar seu curso. Exemplo: a decisão de uma empresa tradicional de varejo em migrar completamente para um modelo de negócios totalmente online.

Por que é importante realizar a gestão de mudanças?

A resistência à mudança é uma característica humana comum, afinal, quem gosta de ser surpreendido e ser forçado a lidar com novos processos? 

Por isso, muitos colaboradores podem se tornar resistentes e avessos à mudanças na rota, o que acaba prejudicando a implementação e, em alguns casos, tornando as novas orientações obsoletas.

Além disso, quando o planejamento das mudanças é conduzido de maneira inadequada pela liderança, os impactos recaem diretamente no desempenho da equipe.

Nesse cenário, todos os níveis organizacionais, seja estratégico, tático ou operacional, correm o risco de se perder, resultando em direcionamentos complexos, ineficientes e, acima de tudo, frustrantes. 

É aqui que entra o papel crucial do gerenciamento de mudanças, que visa proporcionar um caminho seguro para que todos compreendam o que precisa ser feito e por quê.

Para atingir esse objetivo, é essencial gerenciar não apenas o processo, mas também o desempenho e os sentimentos da equipe diante dos novos desafios. 

Fornecer informações e feedbacks de maneira regular e estruturar um plano de ação coeso e claro são elementos fundamentais desse gerenciamento, como você verá no próximo tópico.

Assim, o gerenciamento de mudanças facilita a adaptação da equipe, promove o entendimento das razões por trás das mudanças e, em última análise, assegura que o processo seja conduzido de maneira eficaz e satisfatória para todos os envolvidos.

Como fazer o gerenciamento de mudanças?

Para fazer o gerenciamento de mudanças de forma assertivamente, siga as dicas abaixo:

  • Elabore um plano de ação;
  • Alinhe as mudanças com outros líderes;
  • Comunique;
  • Forneça as ferramentas certas;
  • Recompense os avanços;
  • Monitore os resultados.

Entenda!

Elabore um plano de ação

Montar um plano estruturado com objetivos claros é o primeiro passo para uma implementação eficaz.

Em síntese, trata-se de um documento que detalha todos as ações necessárias para atingir um objetivo, esclarecendo: 

  • o quê deve ser feito;
  • por quê deve ser feito;
  • por quem deve ser feito;
  • até quando deve ser feito;
  • como deve ser feito.

Com um plano bem estruturado, é possível garantir que todos os stakeholders possuem a mesma compreensão sobre o que irá mudar, facilitando a execução do processo. 

Aqui, você pode utilizar metodologias como o plano 5W2H para guiar a criação e compartilhar o documento com toda a equipe.

Veja, no infográfico abaixo, um exemplo sobre como criar um plano de ação de vendas externas. Você pode adaptar cada etapa para seu objetivo específico.

Alinhe as mudanças com outros líderes

A mudança deve ocorrer “de cima para baixo”, ou seja, elas devem acontecer primeiro no nível estratégico da empresa, para então ser replicada nos níveis tático e operacional. 

Para isso, é importante buscar o apoio de outras lideranças, e obter mais harmonia para fortalecer a implementação. 

Isso se torna ainda mais relevante quando a transformação em questão afeta mais de um setor. Nesse cenário, é determinante que haja uma abordagem integrada e coordenada em todos os níveis da organização. 

Comunique

Neste momento, será preciso comunicar a todos da empresa as mudanças propostas e apresentar o plano de ação. 

Para criar um ambiente organizacional capaz de lidar com desafios, explique individualmente a cada colaborador as tarefas práticas resultantes do plano, juntamente com seu propósito e suas expectativas. 

Desse modo, a liderança fornece um significado pessoal às mudanças, o que aumenta a compreensão, a aceitação e o engajamento dos colaboradores.

Forneça as ferramentas certas

Sua equipe nunca se adaptará às mudanças se não tiver os recursos necessários para isso, seja obtendo novas ferramentas de trabalho ou investindo em programas de capacitação. 

Implementar alterações não é fácil, e erros e retrabalhos certamente surgirão no meio do caminho. Contudo, com as ferramentas certas, é possível melhorar a eficiência operacional logo no início, e permitir que a equipe absorva as mudanças de uma forma mais rápida e eficaz. 

Além disso, é necessário fornecer feedbacks regulares para o time, criando uma cultura de comunicação aberta e transparente, e oferecendo os direcionamentos corretos para que o time caminhe rumo às mudanças desejadas. 

Leia também: Estratégia Adaptativa: sobrevive quem melhor se adapta às mudanças

Recompense os avanços

Implementar mudanças é um desafio enorme, e justamente por essa razão, devem ser celebrados.

Reconhecer os esforços e as conquistas do time é uma ação vital para fomentar a motivação e o engajamento, dois aspectos indispensáveis para que uma mudança significativa nos processos e na cultura da empresa ocorra de forma consistente.

Para mais, a celebração de conquistas também cria uma atmosfera positiva, mudando a percepção da equipe com relação aos desafios enfrentados. Com isso, ela passa a enxergar obstáculos como oportunidades de crescimento e superação, ao invés de simples barreiras.

Monitore os resultados

Por fim, não há como fazer o gerenciamento de mudanças sem acompanhar, de perto, todos os resultados obtidos até o momento. Analisar indicadores e métricas é a única forma de compreender as mudanças propostas que estão levando a empresa para seu objetivo. 

Porém, mais importante do que isso, é ter a oportunidade de perceber lacunas e gargalos, e abordar rapidamente problemas potenciais antes que se tornem grandes barreiras.

Logo, utilize o objetivo central definido para estabelecer os principais indicadores que serão mensurados. Forneça feedbacks sobre o desempenho do time, compartilhe os resultados e seja flexível. 

É vital usar ferramentas de gestão que facilitam essa análise para os gestores, estruturam o trabalho da equipe e, muitas vezes, oferecem automações que garantem a eficiência operacional. 

Aqui no Agendor, frequentemente nos deparamos com casos de times de vendas que mostram resistência diante da implementação de um CRM, mas que com um bom treinamento, suporte e acompanhamento, a adaptação se torna mais tranquila e os resultados obtidos são impressionantes, e podem mudar a realidade do setor comercial.

Inclusive, o CRM do Agendor é o exemplo perfeito de solução que pode apoiar o gerenciamento de mudanças em vendas. 

Com uma interface intuitiva e fácil de usar, os líderes podem criar novos processos e estratégias de vendas, e acompanhar o desempenho do time com relatórios automáticos e interativos.

Ficou curioso para ver como funciona? Assista ao vídeo abaixo:

Conheça todos os recursos do Agendor e saiba como utilizá-los para gerenciar as mudanças no setor comercial. Crie uma conta gratuita e teste hoje mesmo!