Todo vendedor já passou por isso: o cliente mostra interesse na proposta comercial enviada, mas fica naquele famoso “chove mas não molha”, não é mesmo?

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Principais aprendizados deste artigo:

  • Se as vendas não estão sendo desenvolvidas de maneira fluida, é preciso mapear os motivos por trás dessas ocasiões para garantir um processo de vendas descomplicado.
  • A falta de conhecimento sobre o ICP, um processo comercial desestruturado e confuso, abordagens incoerentes e a falta de informações relevantes sobre os clientes são exemplos de aspectos que travam as vendas.
  • Utilizar gatilhos mentais pode acelerar o processo de decisão de compra do cliente e, portanto, prevenir a estagnação das vendas.
  • É preciso estar disponível para sanar as dúvidas dos clientes para proporcionar um processo comercial mais seguro e que gere confiança para o cliente.
  • Outra maneira de evitar as vendas estagnadas, é contar com a ajuda de um sistema de CRM para centralizar todas as informações do cliente e proporcionar uma negociação mais coerente com as particularidades de cada contato. CRIE UMA CONTA GRÁTIS para experimentar todos os recursos do CRM do Agendor.
  • Conheça mais benefícios do CRM em Vantagens do CRM: como usar o CRM na empresa e vender mais.

Não podemos negar que isso é um tanto quanto frustrante.

Afinal, dedicamos tempo para prospectar os clientes certos, nos esforçamos para as reuniões, caprichamos na elaboração da proposta comercial e então, finalmente na última etapa do processo de vendas, o cliente fica em cima do muro.

O que, apesar de tudo, é bem normal nas vendas, principalmente no mercado B2B.

Esse tipo de cenário é inevitável. 

Por outro lado, existem algumas maneiras para dar aquele “empurrãozinho” nas negociações para concluir uma venda.

Por isso, separamos um conteúdo dedicado a situações como essa, com dicas e frases de fechamento que podem ser aquilo que falta para conseguir o tão desejado “sim” dos clientes.

Continue a leitura do artigo para conferir!

O que pode estar travando as vendas?

Antes de partirmos para nossas dicas e frases de vendas, vamos dar um passo atrás e entender o que pode estar travando as negociações.

Por que fazer isso? 

Antes de te oferecer uma medicação, um médico busca saber dos seus sintomas e procura pela causa raíz do seu problema, certo?

Uma medicação errada pode ser extremamente prejudicial e ter o efeito reverso para a sua saúde.

Então, se você tem encontrado muita dificuldade para fechar as vendas, é importante mapear os motivos que tornam esse processo tão burocrático.

Para te ajudar a entender isso, veja erros comuns que podem estar ocasionando obstáculos no fechamento:

Falta de conhecimento sobre o ICP

Ideal Customer Profile (ICP) é o seu perfil de cliente ideal. Não conhecê-lo pode ser um dos principais motivos de falha nos fechamentos. Se você aplicar estratégias de vendas mirando no alvo errado, como esperar resultados consistentes para o seu negócio? 

Abordagens incoerentes

Esta é uma questão proveniente da falta de conhecimento sobre o ICP também. Sem saber quem é o seu público, suas abordagens simplesmente não fazem sentido para o receptor, e apenas tomam o tempo da sua equipe, que poderia estar se esforçando para converter os clientes certos.

Processo comercial desestruturado e confuso

Um processo de vendas deve ser desenvolvido com cada etapa muito bem estabelecida, tal como seus gatilhos de passagem. Um processo embaralhado pode tornar a experiência de compra do seu cliente desagradável, e esgotar as chances de fechamento. Para tanto, procure utilizar uma ferramenta como um funil de vendas para organizar a jornada do seu cliente.

Falta de informações relevantes sobre os clientes

Um dos mais frequentes erros em vendas B2B é não coletar e centralizar as informações mais relevantes sobre os clientes. Sem isso, muito do que é construído na etapa de fechamento é baseado em achismo, tirando toda a personalização necessária para o sucesso nas vendas. Um sistema de CRM é a ferramenta perfeita para evitar esse tipo de falha na gestão comercial. 

Conheça a importância dos históricos dos clientes e como trabalhar com eles no CRM do Agendor:

4 dicas práticas para fechar mais vendas

A negociação travou? Confira 4 dicas práticas para conquistar o “sim” do seu cliente sem ter dor de cabeça!

1. Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais fazem parte de uma técnica de persuasão que aceleram o processo de decisão de compra do cliente. 

Dependendo do gatilho utilizado, os vendedores estimulam diferentes sensações que podem impulsionar o sucesso de venda. Os gatilhos mentais mais comuns são:

2. Reforce os benefícios da sua solução

Será que os ganhos que o cliente pode ter contratando a sua solução estão claros? Caso não estejam, este pode estar sendo um dos motivos de uma tomada de decisão tão lenta.

Portanto, se preocupe em reafirmar a dor do cliente, lembrando daquilo que fez com que vocês iniciassem um contato.

E, claro, se puder demonstrar com números como sua empresa pode ajudá-lo a operar um negócio com mais eficácia, o faça!

Para isso, procure compartilhar depoimentos de clientes e cases de sucesso de outros projetos que gerem autoridade e credibilidade para o produto ou serviço.

Dessa forma, com maior visibilidade sobre os efeitos da sua solução, o cliente pode avaliar mais rapidamente a contratação.

3. Esteja disponível para sanar as dúvidas dos seus clientes

As tomadas de decisão nas vendas B2B tendem a ser muito racionais. 

Os gestores e empreendedores não podem se equivocar e dispensar recursos financeiros em um investimento incerto.

Para encontrarem a melhor saída, precisam tirar uma série de dúvidas. Logo, devem encontrar um vendedor à disposição para que os orientem da melhor forma.

Então, se preocupe em oferecer a ajuda que seu cliente precisa. Faça ligações, envie e-mails, sugira reuniões para que o cliente se sinta seguro não apenas com você, mas, principalmente, com os produtos e serviços da sua empresa.

4. Mire nos decisores 

O cliente está em cima do muro mas, na verdade, não é ele quem toma a decisão final. Isso já aconteceu com você?

Pois é, isso é bem comum. 

Muitas vezes, os vendedores se empenham grandemente em negociações, mas estão falando com a pessoa errada. Como efeito, a venda se estagna, até porque, não é exatamente aquele contato que está encarregado de tomar a decisão final.

Para evitar isso, logo no início da prospecção, mapeie os decisores e foque neles. Com isso, você ganha tempo, produtividade e mais velocidade para o fechamento (mesmo tendo um resultado negativo, ou positivo). 

10 frases de fechamento de vendas

Precisa de inspiração? Que tal utilizar as seguintes frases de fechamento de vendas para estimular a tomada de decisão do cliente?

“[benefício do seu negócio] te ajudaria a melhorar sua operação hoje?”

“Se trabalharmos com essa condição de pagamento, haveria algum motivo para não fechar negócio conosco?”

“Se resolvermos isso [objeção do cliente], você assinaria o contrato com a nossa empresa?”

“Se você assinar o contrato hoje, consigo garantir um processo de implantação (ou entrega) mais rápida. O que acha?”

“O que pode ser impeditivo para dar uma chance para nós?”

“Você mencionou que o preço é uma grande questão para sua empresa. Com essa condição especial, o que poderia impedi-los de fechar negócio conosco ainda hoje?”

“Você precisa de ajuda com alguma questão da proposta? Caso seja necessário, podemos agendar uma reunião com outros decisores.”

“Quando podemos iniciar o serviço?”

“Tudo o que você solicitou está presente na proposta?”

Veja mais 4 frases de fechamento de vendas no infográfico abaixo:

tecnicas de fechamento de vendas em 4 perguntas

Dica bônus: sempre se atualize sobre as técnicas de fechamento

Além de utilizar as frases de fechamento de vendas, é importante estudar e reciclar seus conhecimentos sobre as principais técnicas de negociação.

O comportamento do cliente se renova a cada segundo e, junto com ele, as táticas de vendas. Por esse motivo, não deixe de consumir conteúdos relevantes e que contribuam para os resultados.

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