Cada vez mais empresas usam, pelo menos, uma ferramenta de automação. Afinal, a tecnologia está aí para ajudar os negócios a serem mais produtivos e permitir que os colaboradores foquem em tarefas mais importantes para o crescimento das organizações.

Principais aprendizados deste artigo

  • Uma ferramenta de automação é um sistema específico para automatizar tarefas repetitivas, sem que seja necessário a ação de um agente humano para ditar o que precisa ser feito. 
  • Os principais benefícios da automatização são: aumento da produtividade, redução dos erros e custos e, ainda, melhora da eficiência da empresa. 
  • Os principais tipos de ferramentas de automação disponíveis são: comercial, de atendimento e de marketing. 
  • O CRM de vendas é uma ferramenta de automação de relacionamento com o cliente que ajuda a otimizar o atendimento e potencializar suas estratégias de vendas. Faça seu cadastro no Agendor e veja como ele pode elevar os resultados da equipe comercial. 

Ainda sobre ferramentas de automação, precisamos dizer que elas são o futuro. Dados divulgados pelo KissFlow mostram que 94% das empresas lidam com atividades repetitivas e que a automação pode aumentar a produtividade dessas tarefas em quase 70%. 

Fora isso, o mesmo canal divulgou a opinião dos colaboradores sobre as ferramentas de automação comercial. Para 86% deles, essa tecnologia é de grande ajuda, aumentando sua eficiência. 

Já outro levantamento, divulgado pela Paperform, falou que 76% dos negócios já automatizam no dia a dia e que o uso dessas ferramentas reduz significativamente o estresse dos colaboradores. 

Na prática, todos saem ganhando. E você, quer aprender o que é quais são os principais tipos de ferramentas de automação? Continue lendo, porque explicamos tudo para você neste artigo!

O que é ferramenta de automação?

Uma ferramenta de automação trata-se de um sistema que “toma conta” de realizar tarefas repetitivas — como inserir dados sobre os clientes — em uma plataforma sem que, para isso, precise da interferência humana. No lugar, essas ações são feitas automaticamente. 

Por exemplo, se você usar uma ferramenta automação de marketing, pode programar o envio de e-mails marketing para cada lead que deixar seus dados de contato em uma landing page. 

Ou seja, você não precisa enviar as mensagens, uma por uma. O próprio sistema faz isso por conta própria. Aliás, isso não é apenas do marketing, pois a automação pode envolver diversos processos, como a gestão do relacionamento com os clientes, por meio de um CRM. 

Qual a importância das ferramentas de automação?

As ferramentas de automação não são um mero capricho. Na realidade, esses sistemas trazem benefícios concretos para as empresas, como o aumento da produtividade das equipes. 

Essa vantagem ocorre pelo fato de que esses softwares permitem que os times “se livrem” de ter que realizar atividades repetitivas. Isto é, aquelas que não são tão complexas, mas que tomam um tempo danado no final do expediente. 

As ferramentas de automação são alimentadas por dados e programadas para encontrar padrões. Logo, as chances de cometer algum erro são mínimas, diminuindo o retrabalho e, consequentemente, a perda de tempo. 

O resultado é que os sistemas, quando bem empregados, reduzem os custos operacionais e o estresse dos colaboradores, além de trazer mais eficiência para os negócios. 

Agora que você já sabe o que é uma ferramenta de automação comercial e qual a importância dessa tecnologia para as empresas, continue lendo para descobrir quais são os principais e como podem alavancar os resultados da sua equipe!

Quais são as principais ferramentas de automação? 3 que alavancam sua estratégia de vendas

Confira quais são os 3 principais tipos de ferramentas de automação e como elas contribuem para suas estratégias de vendas e atendimento ao cliente!

1. Automação de relacionamento com o cliente 

A automação de relacionamento com o cliente já é uma realidade para muitas empresas. Esse tipo permite automatizar a jornada do cliente, gerenciar o funil de vendas e acessar um histórico completo para personalizar o atendimento. 

Ao fazer a automação com o CRM do Agendor, por exemplo, você ainda pode criar lembretes, integrar seu sistema com o WhatsApp e, assim, encontrar e monitorar os melhores leads para repassar à equipe comercial. 

Na estratégia de vendas, essa ferramenta permite entregar uma experiência única e focada em atender aos desejos dos consumidores, especialmente porque o acesso ao histórico possibilita conhecer os hábitos de compra dos clientes.

>>>> Veja mais: automação de atendimento — o que é, quais as vantagens e como fazer?

2. Automação de vendas

Também existem ferramentas de automação de vendas. Esse tipo de sistema é bem comum em lojas on-line, nas quais os consumidores têm nenhum ou pouco contato com os vendedores.

O uso desses softwares é facilmente percebido nos check-outs dos e-commerces, por exemplo. 

Nessas etapas, o cadastro e pagamento é computado automaticamente e o produto é marcado para sair do estoque e ser enviado para os serviços de entrega, sem que nenhum colaborador precise “colocar a mão” para fazer a aprovação manual de um dos processos.

O resultado é que os clientes não precisam esperar horas — ou dias — para um agente humano revisar seus dados e confirmar o pagamento. Tudo é feito pela máquina, tornando o processo mais ágil e prático. 

3. Automação de marketing

No terceiro lugar da lista, temos as ferramentas de automação de marketing. Esse tipo serve para criar estratégias de marketing e aumentar a eficácia desses conteúdos. 

Só para exemplificar, é possível usá-las para agendar posts nas redes sociais ou enviar e-mails de boas-vindas para novos clientes, automaticamente. 

O resultado é que suas ações se tornam mais personalizadas — já que pode-se segmentar o público — e sua empresa capta leads mais qualificados para enviar à equipe de vendas, de modo que possa dar continuidade à jornada de compra. 

A melhor parte é que as três ferramentas de automação que citamos neste artigo podem ser conectadas. Pois é, você pode integrar o CRM do Agendor com a automação de marketing e vendas, visando para potencializar seus resultados.

E uma curiosidade adicional é que você pode testar o Agendor gratuitamente. Basta fazer seu cadastro e aproveitar todas as funcionalidades, como a integração com outras ferramentas de automação citadas neste artigo!