Criar e-mail de prospecção é um desafio para você? Saiba que para muitos outros vendedores também.

Afinal, enviar uma primeira mensagem de contato para um prospect por um canal um tanto frio, como o e-mail, não é fácil.

No entanto, segundo pesquisas, um e-mail é 40 vezes mais eficiente que mídias sociais para a prospecção de novos clientes.

É isso mesmo! Essa mídia que alguns consideram obsoleta e antiquada continua sendo uma das mais efetivas. Afinal, 72% das pessoas preferem receber conteúdos comerciais por e-mail do que por redes sociais.

Por isso, saber escrever um bom e-mail de prospecção de clientes é uma arma poderosa para ter em seu arsenal de técnicas de vendas.

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Neste post, você vai descobrir como prospectar clientes por e-mail escrevendo mensagens eletrônicas extremamente poderosas. Para isso, vamos te mostrar como desenvolver cada uma das partes do e-mail, de forma a despertar o interesse do cliente.

Confira!

Leia mais: Conquistando clientes por email: Tudo o que você precisa saber sobre cold email

Veja também esta apresentação de slides criada pela equipe do Agendor:

Como criar o e-mail de prospecção de clientes perfeito

A primeira regra para quem quer saber como prospectar clientes por e-mail é reunir o máximo de informações possíveis sobre o prospect.

Por isso, quem usa estratégias de marketing digital, como marketing de conteúdo apoiado por automação de marketing digital, tem melhores condições de fazer prospecção de clientes por e-mail.

Por quê?

Porque essa estratégia foi criada exatamente para fornecer mais informações sobre os prospects e suas reais necessidades e desejos. Assim, fica muito mais fácil escrever aquele e-mail de prospecção de clientes matador!

Mas isso não significa que não é possível fazer prospecção por meio de cold mails. Desde que, é claro, também se faça tudo que estiver ao seu alcance para conhecer melhor aquele prospect.

Você sabe o que é cold e-mailing? Então, dê uma olhada nesta definição:

cold-email

Assim, independentemente de se tratar de um cold mail, ou mesmo se você estiver contando com as informações privilegiadas de sua ferramenta de marketing de conteúdo, na hora de fazer prospecção de clientes por e-mail, é muito importante personalizar a mensagem.

Para isso, procure informações.

Leia também: 20 dicas de como criar um email comercial perfeito

Algumas fontes de informações para conhecer melhor seus prospects

  • Ferramentas de automação de marketing (sempre vale frisar!)
  • Perfis do cliente (a pessoa que vai receber o e-mail) em redes sociais, principalmente no LinkedIn
  • Páginas da empresa nas mídias sociais
  • O blog da empresa
  • O site da empresa
  • Notícias na mídia sobre a empresa ou sobre o executivo

De posse dessas informações, será muito mais fácil escrever um e-mail de prospecção de clientes que vai engajar seu prospect e levá-lo a responder rapidamente.

Veja, agora, como escrever cada uma das partes que compõem um e-mail de prospecção de clientes.

Os 5 elementos principais de um e-mail de prospecção de clientes

Antes de mostrarmos como prospectar clientes por e-mail escrevendo corretamente cada um dos elementos dessa mensagem, algumas dicas importantes:

  • Seja breve (3 ou 4 parágrafos curtos)
  • Não enrole
  • Use informações relevantes
  • Não se esqueça de começar o e-mail usando o nome do cliente (por exemplo: Prezado João, ou Cara Helena etc.)

Agora, vamos aos elementos do e-mail!

1. Assunto do e-mail

O assunto do e-mail é fundamental. Será com base nele que seu prospect decidirá se vai ler o e-mail, deletá-lo ou ignorá-lo.

Por isso, evite ser excessivamente comercial ou promocional. Isso não funciona em vendas B2B.

Mostre para o cliente que se trata de uma oportunidade séria de resolver algum problema ou necessidade da empresa.

Você pode fazer isso com uma pergunta que envolva um problema que sua solução resolve. Por exemplo:

“Alta rotatividade de funcionários? Um sistema de gestão de RH pode te ajudar nessa hora!”

Outra forma de fazer isso é com dados ou estatísticas:

“X % dos gestores de RH tem dificuldade em reter talentos. Veja com a tecnologia pode ajudar”

Além disso, gerar identificação com o prospect também pode trazer um grande índice de aberturas. veja como:

“Só quem lidera o RH vai entender o poder desta solução”

2. Primeira linha: identificação

Logo abaixo do nome do cliente, inicie o e-mail com uma frase de abertura marcante que mostre para o cliente que você conhece suas necessidades de alguma forma.

Quando você conta com informações de sua ferramenta de automação de marketing, pode usar frases iniciais como esta:

“Que achou de nosso e-book sobre gestão de RH?”

Caso não tenha essas informações, tente personalizar ao máximo sua mensagem inicial. Veja alguns exemplos de informações que pode achar na internet:

“Seu programa de seleção de trainees deste ano já começou a todo vapor!”

“Com a inauguração de uma nova unidade, possivelmente você deve estar procurando talentos para compor o time de sua empresa”

“Parabéns pela indicação ao prêmio melhores empresas para trabalhar”

3. Introdução: aguce a curiosidade!

Agora, depois de gerar alguma conexão com o cliente, tente prendê-lo ao texto por meio de alguma informação que o atraia.

Perguntas são muito boas para isso:

“Já pensou contar com um banco de currículos completo e fácil de filtrar as competências que você precisa?”

“Que tal uma solução de RH completa, com avaliação 360º, 9 BOX e muito mais?”

4. Corpo do e-mail: mostre o valor da solução

Para conseguir isso, apresente estatísticas, cases ou depoimentos:

“Diminua a evasão de talentos em 89%”

“A solução ideal que resolveu nosso problema de rotatividade de mão de obra, afirma Roberto Peixoto, diretor de RH da empresa X”

“Veja neste link como a empresa Y se tornou referência entre as melhores empresa para trabalhar em seu Estado adotando nossa solução de gestão de RH”

5. Fechamento: defina o próximo passo

Ao final do e-mail, proponha ao prospect um próximo passo. Pode ser marcar uma visita, preencher um formulário para assinar sua newsletter ou mesmo baixar um material ou uma versão gratuita de um software.

Assim, caso ele faça isso, você terá um bom motivo para entrar em contato com ele novamente.

Evidentemente você deve conectar todos esses exemplos de frases de uma forma lógica e agradável de se ler.

E lembre-se: use uma linguagem informal, sem palavras difíceis e mantenha seu texto curto e objetivo.

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