Seu cliente é uma pessoa ocupada, com muitas responsabilidades no dia a dia. Por isso, não leve para o pessoal caso ele se esqueça de você e da sua empresa. Nessas horas, a melhor opção é enviar um e-mail de lembrete, que serve para notificar e manter o lead quente e cada vez mais próximo da conversão.

Principais aprendizados deste artigo

  • O e-mail de lembrete ajuda a gestão de clientes em diversas situações, seja para lembrar de uma reunião marcada, recuperar contatos inativos ou comunicar atrasos nos pagamentos, tudo de forma amigável e objetiva.
  • A comunicação frequente é essencial para manter a proximidade, otimizar a experiência oferecida e investir na fidelização dos clientes.
  • Criar mensagens amigáveis ajuda a manter a interação ativa e é muito fácil agregar esse valor ao funil de vendas.
  • Conquistar e fidelizar o público-alvo é uma meta valiosa para a sua empresa. Aprenda a organizar sua estratégia com 5 materiais obrigatórios sobre CRM e atendimento ao cliente, com e-books, webseries, palestras e um case de sucesso.

Nesse post, você confere os principais benefícios de utilizar esse tipo de e-mail na estratégia de vendas, confere 5 modelos prontos para se inspirar e ainda encontra dicas de como criar uma mensagem amigável e adequada.

Continue lendo!

O que é o e-mail de lembrete?

Como o nome sugere, um e-mail de lembrete nada mais é que uma mensagem de notificação enviada para manter o contato atento a um evento ou condição específica. É uma ferramenta útil para não deixar o lead quente esfriar, proporcionar conforto e fortalecer o relacionamento entre marca e cliente.

É válido apontar que nem sempre a mensagem ajuda a recordar de um assunto positivo. Em certas ocasiões, o lembrete comunica atrasos no pagamento, fim de prazos e respostas negativas para chamados abertos.

Para executar essas ações e não perder o que foi construído até o momento, você precisa ter cuidado e saber como escrever um e-mail de lembrete corretamente. Além disso, deve encaixar a mensagem no momento certo da jornada de compra.

Vale lembrar que o equilíbrio e a cadência para e-mail são aspectos tão relevantes quanto o conteúdo da mensagem. Por isso, para obter os melhores resultados, desenvolver um planejamento estratégico completo é o mais indicado.

Leia também: Listas de e-mail: 6 formas de segmentar sua lista de clientes no CRM

Qual a importância do e-mail de lembrete para vendas?

O e-mail de lembrete de vendas é uma ferramenta importante para a construção de um relacionamento duradouro com o cliente. Ao longo do funil de vendas, o lead passa por um processo de nutrição e qualificação constante, que demanda recursos e esforço por parte dos vendedores. 

No entanto, você nunca deve se esquecer de que os consumidores têm outras responsabilidades e mantêm outros relacionamentos no dia a dia. Ou seja, não é incomum e surpreendente que a presença da sua imagem na mente do público diminua com o tempo.

Dessa forma, a mensagem se torna essencial para que você continue sendo lembrado, sendo também um recurso que facilita o acompanhamento das interações. 

Assim, você consegue uma melhor compreensão sobre o momento que o cliente está passando, demonstra suporte e eleva os níveis de confiança e transparência, uma vez que o conteúdo gera uma nova oportunidade de interação, aumenta as chances de receber um feedback e mantém a negociação ativa, sem causar importunação. 

Como escrever um e-mail de lembrete?

Para escrever um bom e-mail de lembrete, você deve usar uma comunicação transparente, objetiva e educada. As frases precisam ser breves, mantendo um tom de voz amigável e com dados personalizados para cada destinatário. Também é importante que ofereça soluções, incentive ações de forma clara e deixe um canal aberto para contato.

Um texto pesado e extenso é difícil de ler rapidamente. Da mesma forma, orações sem conteúdo geram frustração, não cumprem nenhuma função e esgotam a atenção do usuário.

Outro ponto a destacar é a questão da personalização

Usar um modelo pronto para e-mail de lembrete é válido, pois economiza tempo e mantém uma linguagem uniformizada para os representantes. Mesmo assim, é essencial que o conteúdo também tenha informações personalizadas. 

Chamar o cliente pelo nome, mostrar que entende o lado dele e conhece o seu histórico são exemplos que geram identificação, valor e propósito para as interações dessa natureza.

5 modelos de e-mail para lembrete

Criamos 5 modelos simples de e-mail de lembrete para vendas para você se inspirar e criar mensagens com a cara da sua empresa. Cada template é voltado para um cenário determinado. Confira!

1. E-mail de lembrete para eventos

Olá, [nome do cliente]. Tudo bem?

Está chegando a hora do [nome do evento]. É uma oportunidade imperdível para estabelecer parcerias, conhecer fornecedores e aproveitar condições especiais.

Coloque na agenda:

  • Data: [dia, mês e horário do evento]
  • Local: [endereço completo do local do evento ou URL, caso o evento seja on-line]
  • Participantes: [principais palestrantes, comunicadores e presenças VIP]
  • Cronograma: [Carga horária prevista e ordem das apresentações para cada dia do evento]

Caso tenha dúvidas, fale conosco por meio da nossa central de atendimento.

Nos vemos lá!

[Assinatura e nome do vendedor].

2. E-mail de lembrete de reunião

Oi, [nome do cliente]. Como vai? Esperamos que esteja bem!

Passando para lembrá-lo da nossa reunião, marcada para o dia XX/XX, às XX horas. A conferência será on-line, no link [URL da reunião].

Confirme sua presença ou, se precisar, solicite um reagendamento clicando aqui.

Até lá!

[Assinatura e nome do vendedor].

3. E-mail de lembrete para inativos

Olá, [nome do cliente];

Faz um tempinho que não nos falamos. Como prezamos por um bom relacionamento e queremos sua total satisfação, estamos entrando em contato.

Deu tudo certo com sua última compra, efetuada no dia XX/XX? Aguardamos o seu feedback para manter nossa parceria.

Espero pelo seu contato e agradeço pela atenção.

[Assinatura e nome do vendedor].

4. E-mail de lembrete sobre prazo para aproveitar ofertas

O tempo para aproveitar nossa proposta está acabando !

Olá, [nome do cliente].

No dia XX/XX, enviei uma proposta para [venda de produtos/serviços]. Na ocasião, preparei uma oferta especial para iniciar nossa parceria.

Até o momento, não obtive resposta. Infelizmente, a validade para as condições especiais oferecidas está acabando.

Caso queira renegociar o pedido ou pedir uma extensão do prazo, favor entrar em contato:

[dados para contato, incluindo e-mail, telefone, WhatsApp, etc.]

Se preferir encerrar as negociações, fique à vontade!

Estarei esperando pelo seu contato.

[Assinatura e nome do vendedor].

5. E-mail de lembrete sobre pagamentos

Olá, [nome do cliente]

Até o momento, não identificamos o pagamento referente ao pedido [nº do pedido], previsto para o dia XX/XX. 

Estou entrando em contato para lembrá-lo que pode pagar o valor sem acréscimos até XX/XX. Depois disso correrá juros e taxas adicionais, conforme previsto no contrato.

Para regularizar a situação ou solicitar alterações, favor responder esse e-mail.

[Assinatura e nome do vendedor].

Observação: Caso tenha efetuado o pagamento, favor desconsiderar a mensagem.

Você também pode se interessar por: Modelos de cold mail: como usar a estratégia no seu negócio?

Benefícios de incluir o e-mail de lembrete no pipeline de vendas

Para não restar dúvidas sobre sua importância, listamos os principais benefícios de usar o e-mail de lembrete de vendas:

  • melhora da comunicação;
  • aumento da fidelização;
  • redução de perdas e cancelamentos;
  • otimização para o funil de vendas

Para começar, temos um ganho enorme para a comunicação com o público. Cada mensagem é uma forma de manter a interação aquecida e serve de incentivo para que ele divida suas opiniões, necessidades e expectativas.

Ao lembrá-lo de uma ação necessária ou esperada com uma abordagem amigável e positiva, é provável que o cliente fique mais disposto a responder o e-mail ou tomar uma atitude, sobretudo, se comparado com uma mensagem automática, com linguagem robótica ou fria demais.

Se o e-mail de lembrete for uma cobrança ou pesquisa de satisfação, se comunicar de forma humanizada, empática e compreensiva pode evitar conflito e resistência. Você consegue entender e adaptar o processo, conforme a realidade de cada cliente.

Em certas ocasiões, quando um parceiro comercial está insatisfeito, ele age desinteressadamente. Se você não tentar entender o que ocorreu, a distância aumenta e todo o esforço para conquistá-lo é perdido.

Nesse caso, um simples e-mail pode renovar o interesse, oferecendo vantagens exclusivas ou abrindo um canal para que ele possa explicar a sua perspectiva. A fidelização dos clientes depende de investir na manutenção do relacionamento na cadeia de suprimentos. 

Ao se sentir ouvido e amparado pela organização com a qual faz negócios ou pretende estabelecer parceria, o contato fica mais próximo da fidelização. O motivo é a construção de uma imagem confiável, dedicada e receptiva.

Diante desse cenário, há a chance de reduzir cancelamentos e a perda de oportunidades de negócio, que são frequentes quando o cliente simplesmente se esquece de renovar um contrato ou parceria.

No fim das contas, o e-mail de lembrete soma aos demais esforços para captar, nutrir e movimentar o lead pelo funil de vendas, aumentando as taxas de conversão e faturamento. Para entender os benefícios de investir nessa jornada, confira o infográfico:

email de lembrete

Torne-se um mestre da fidelização de clientes

O e-mail de lembrete é uma ótima ferramenta para construir e manter um bom relacionamento com os clientes. Assim, é uma peça-chave para a estratégia de fidelização. 

Contudo, para consolidar parcerias e melhorar o retorno obtido com cada uma delas, você precisa dominar novas técnicas e investir em mais recursos para o seu arsenal.

Quer saber como fazer isso? Então confira o eBook “O passo a passo da fidelização de clientes”, um material gratuito e completo que reforça conceitos conhecidos e apresenta novas abordagens para enriquecer sua estratégia.

Basta preencher o formulário e baixar gratuitamente!

Quer mais? Então confira o Kit “Como organizar atendimento ao cliente: 5 materiais TOP” e tenha acesso a uma coletânea com eBook, websérie, documentos, case de sucesso e palestra on-line.

E para colocar tudo que aprender em prática, nada melhor que contar com um bom sistema CRM. Para isso, a plataforma do Agendor oferece funcionalidades incríveis, que podem facilitar a gestão do relacionamento com os clientes.

Assista ao vídeo e saiba mais:

Até a próxima!