Você já ficou sem saber o que falar na hora de começar a escrever o e-mail de apresentação pessoal para clientes? Pois saiba que isso não é tão incomum assim, já que muitos vendedores têm dificuldades para criar um argumento chamativo e focado na conversão. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Quase 90% das pessoas usam o e-mail todos os dias, fazendo deste o canal ideal para enviar uma apresentação pessoal para clientes visando gerar mais leads.
  • Na hora de abordar o cliente por e-mail, identifique-se, falando seu nome, cargo e onde trabalha. Em seguida, explique o motivo do contato para deixar o objetivo da mensagem bem claro. 
  • Para escrever um e-mail que chame a atenção, use gatilhos mentais e aborde as dores dos clientes para mostrar que você fez sua pesquisa e quer resolver os problemas do público.
  • O e-mail de apresentação pessoal pode fazer parte da sua estratégia de atendimento ao cliente. Para deixar a área nos trinques, baixe nosso kit de materiais que ensinam como organizar o atendimento!

Antes de falar como escrever, é preciso saber que um e-mail de apresentação pessoal é uma mensagem de prospecção, na qual o vendedor dá o passo inicial e tenta uma aproximação com o cliente. 

Com o objetivo de criar um relacionamento antes de fazer uma proposta de vendas, o conteúdo é composto por três elementos principais: abertura, proposta e encerramento.

De toda forma, é preciso saber usar os elementos e argumentos certos para chamar a atenção dos destinatários para as suas mensagens e, assim, aumentar as chances de conversão em vendas.

Quer aprender como? Então, continue lendo! Nas próximas linhas você confere dicas de:

  • como se apresentar em um e-mail; 
  • como elaborar um e-mail de apresentação pessoal para clientes;
  • exemplos para se inspirar!

Qual a importância do e-mail de apresentação pessoal para clientes?

Um relatório feito pelo Zero Bounce mostra que 88% das pessoas usam o e-mail diariamente e 61% o consideram o canal preferido para falar sobre trabalho. 

Paralelamente, uma pesquisa do Content Marketing Institute diz que 44% dos profissionais acreditam que o e-mail é um dos canais de marketing mais efetivos. 

Os dados evidenciam que enviar mensagens de apresentação pessoal para os clientes ajuda a vender mais, além de expandir a estratégia de comunicação da marca e melhorar o relacionamento com o cliente — já que, como falamos, é um meio bastante usado. 

Logo, marcar presença neste canal permite atingir mais pessoas, melhorando sua experiência com a empresa.

Como se apresentar em um e-mail?

Ao se apresentar em um e-mail para clientes, diga seu nome, cargo e empresa em que trabalha. Em seguida, explique o motivo do contato para deixar o destinatário ciente do objetivo da mensagem e, assim, evitar qualquer mal-entendido que possa fazer seu e-mail de apresentação pessoal ir direto para a caixa de spam. 

Esse tipo de abertura mais direta costuma ser a ideal para mensagens de apresentação, pois são entendidas rapidamente, evitando ruídos na comunicação e aumentando as chances do cliente continuar lendo. 

>>>> Veja mais dicas em: como apresentar sua empresa para os clientes em 7 passos? + dicas

O que falar para conquistar o cliente? 

Para conquistar o cliente em um e-mail de apresentação pessoal, entregue valor com sua mensagem oferecendo um benefício ou ganho para o destinatário. 

Para isso, você pode usar técnicas de copywriting — gatilhos de prova social, autoridade, urgência — e abordar as dores dos clientes, trazendo mais personalização para o contato.  Por exemplo: Nossos clientes relataram uma economia de custos de 30%. Este argumento traz autoridade e prova social. 

>>>> Aproveite para ler: copy para vender — 4 técnicas vitais para converter mais clientes

Entretanto, vale ressaltar que não há um manual que dite o passo a passo do que falar para conquistar o cliente em qualquer ocasião. O conteúdo mais efetivo depende de uma série de fatores, como perfil do consumidor, nicho da empresa e objetivo do e-mail. 

Por isso, é crucial pesquisar sobre o cliente antes de enviar qualquer mensagem. Tente descobrir do que ele precisa, quais problemas enfrenta no dia a dia, como prefere se comunicar e o que espera da sua empresa. 

Para isso, você pode pesquisar sobre o lead no LinkedIn ou, se possível, conversar com um contato em comum. Assim, consegue usar as técnicas que citamos acima para criar um e-mail que realmente o conquiste. 

Adicionalmente, temos outras dicas para elaborar um e-mail de apresentação pessoal para clientes matador. Continue lendo e confira!

Como elaborar um e-mail de apresentação pessoal para clientes? + 4 dicas

Para elaborar um bom e-mail de apresentação pessoal para clientes: 

  1. capriche no assunto; 
  2. seja breve; 
  3. personalize a mensagem; 
  4. tenha um bom CTA. 

Continue lendo e confira como colocar cada uma dessas dicas em prática!

1. Capriche no assunto

Dados do SuperOffice mostram que 33% das pessoas consideram a linha de assunto antes de abrir um e-mail. Por isso, o título das suas mensagens de apresentação pessoal precisa ser intrigante e atiçar a curiosidade. 

Assim, você pode trazer dados numéricos, fazer uma pergunta ou usar o nome do destinatário. Por exemplo: 10 dicas para aumentar a produtividade na indústria. 

2. Seja breve

Não se empolgue muito no seu e-mail de apresentação pessoal para clientes. O ideal é ser breve e objetivo.

Vá direto ao ponto, explicando o motivo do contato, os diferenciais — ou benefícios — da sua empresa e diga o que o cliente pode fazer para saber mais. 

Desse modo, você fala o que precisa e ainda deixa espaço para o consumidor decidir por conta própria.

3. Personalize a mensagem

Mesmo que mande 100 e-mails de apresentação pessoal para clientes, as mensagens devem ser personalizadas. Evite enviar um modelo genérico para todos os contatos.

Uma dica é personalizar campos-chave da mensagem com nome do contato e dores. Assim, você agiliza o trabalho e ainda tem e-mails direcionados para as expectativas de cada cliente. 

Por exemplo: [Nome do lead], sua empresa sofre com baixa produtividade? ou [Nome do lead] tenho uma proposta que pode te interessar.

4. Tenha um bom CTA 

Por último, finalize seu e-mail de apresentação pessoal com um bom CTA — chamado para ação. 

Aqui, você convida o destinatário para dar um próximo passo. Neste tipo de mensagem, o estímulo pode ser o acesso a um link para baixar um material ou a resposta ao e-mail com uma data para reunião. De toda forma, seu CTA precisa ser claro e bem visível.

Por exemplo: Responda ao e-mail com um dia e horário para uma reunião ou baixe nosso guia gratuito para conhecer um pouco mais sobre nossa solução. 

>>>> Aprenda a fazer um CTA efetivo neste artigo: call to action — o que é e como convencer o usuário em 4 dicas práticas

Exemplos de e-mail de apresentação pessoal para clientes 

Quer ver como colocar todas as dicas que mostramos até aqui em prática? Então, confira 2 modelos de e-mail de apresentação pessoal para clientes que você pode usar como inspiração!

Modelo 1:

Assunto: [Nome do lead] que tal aumentar [fazer uma promessa]?

Olá, [nome do lead], tudo bem?

Me chamo [seu nome] e sou vendedor na [nome da sua empresa]. Nosso objetivo é ajudar empresas como a sua a [uma promessa que sua solução cumpra] — e nossas soluções podem ser úteis para o seu negócio. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre o que temos a oferecer? 

Você tem 15 minutinhos para uma reunião rápida na próxima semana? Responda a este e-mail com o melhor dia e horário para você!

Esperamos sua resposta, 

[assinatura do vendedor]

Modelo 2:

Assunto: Oi, [nome do lead], que tal crescermos juntos?

Sou [seu nome] da empresa [nome da empresa] e tenho uma proposta para você. 

Somos uma empresa focada em [informações gerais sobre o seu negócio, público e diferenciais] e achamos que podemos criar uma parceria vantajosa para crescermos juntos. 

Você tem disponibilidade para uma reunião no dia [dia e horário] para conversarmos mais sobre as soluções exclusivas que temos para você?  

Aguardamos sua resposta, 

[assinatura do vendedor] 

Gostou das nossas dicas e exemplos de e-mail de apresentação pessoal para clientes?  Pretende usá-los na sua estratégia de prospecção? Então, lembre-se de acompanhar as taxas de abertura e resposta das suas mensagens, viu?

Desse modo, você mede a eficácia das ações conforme o engajamento dos destinatários e identifica pontos de melhoria para conquistar cada vez mais clientes.

Também é essencial criar sua própria lista de e-mails para enviar mensagens de apresentação. Para tanto, tenha a certeza de que todos os endereços são reais e que você está contatando pessoas com potencial de se tornarem clientes.

Desse modo, você não apenas garante que terá contatos sólidos, mas também se assegura de cumprir tudo o que a Lei Geral de Proteção de Dados — LGPD — pede.

Aproveite o fim desta leitura para conferir a gravação no nosso webinar: prospecção ativa e gestão de contatos e ver dicas exclusivas para encontrar e convencer mais clientes, inclusive, por e-mail!