Abrir o próprio negócio e comandar uma empresa não é nada fácil, especialmente para as mulheres.

O machismo, as dificuldades para ter acesso ao crédito e a dupla jornada com as tarefas de casa tornam o empreendedorismo ainda mais desafiador para elas.

No entanto, as mulheres têm conseguido enfrentar essas e outras dificuldades. Atualmente, segundo relatório da Global Entrepreneurship Monitor, o Brasil já conta com mais de 30 milhões de empreendedoras, o que corresponde a quase 49% do mercado empreendedor.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Porém, analisando as empresas estabelecidas (com mais de três anos), o percentual de mulheres no comando cai para 43%.

Para te ajudar a fugir dessa estatística e fazer o seu modelo de negócio ser um sucesso, separamos aqui 7 valiosas dicas de empreendedorismo feminino:

  1. Escolha uma área com a qual você se identifique;
  2. Saiba organizar e administrar o seu tempo;
  3. Invista em capacitação;
  4. Não abra mão de um bom planejamento estratégico;
  5. Busque os recursos necessários;
  6. Não espere obter todos os recursos para começar;
  7. Conte com uma rede de apoio. 

Ao final deste conteúdo, confira também outras 8 dicas de 4 mulheres empreendedoras para você se inspirar:

  1. Luiza Trajano – Magazine Luiza;
  2. Andreza Rocha – CEO Afrotech;
  3. Ana Fontes – Fundadora da Rede Mulher Empreendedora;
  4. Amanda Graciano – Startup Hunter.

Leia também: 5 grandes mulheres vendedoras brasileiras para te inspirar

7 dicas de empreendedorismo feminino

Se você é mulher e tem o sonho de ser dona do próprio negócio, descubra abaixo 7 dicas de empreendedorismo feminino para fazer sua empresa decolar.

1. Escolha uma área com a qual você se identifique

É fundamental que, ao empreender, você escolha uma área com a qual tenha uma grande afinidade e, até mesmo, paixão. Isso te ajudará a se manter motivada e persistir na sua ideia de negócio.

Por isso, mais do que buscar um modelo ou uma oportunidade para qual haja demanda no mercado, encontre uma área na qual suas experiências e seus interesses possam contribuir para o sucesso. 

2. Saiba organizar e administrar o seu tempo, além de buscar ajuda

É bastante comum que as empreendedoras precisem conciliar seu negócio com outras tarefas, como cuidar da casa e dos filhos. Tendo isso em vista, organize o seu tempo e defina prioridades para que você não fique sobrecarregada.

Isso não significa “dar conta de tudo sozinha”. Muito pelo contrário! Se houver outras pessoas com quem dividir as atividades de casa, busque esses acordos. E, no seu negócio, desde o início entenda o que é possível delegar a outros profissionais (mesmo que sejam prestadores de serviço ou freelancers), para que seu tempo possa ser investido em atividades mais estratégicas. 

Neste sentido, conversar com outras empreendedoras e saber como elas gerenciam tempo e atividades é essencial! 

3. Invista em capacitação

Procure fazer cursos sobre gestão de negócios e também cursos específicos para sua área. Quanto maior sua qualificação, mais chances o seu negócio tem de dar certo.

Considerando que muitas empresas fecham por falta de planejamento e gestão financeira inadequada, esses sem dúvidas são temas chave para dar o pontapé inicial. 

4. Não abra mão de um bom planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um documento importantíssimo para qualquer modelo de negócio. Por meio dele, ficam definidas as estratégias para que a sua empresa alcance o sucesso, a estrutura de custos, capital de giro e os objetivos que deverão ser alcançados a médio e longo prazo.

Uma das ferramentas de gestão mais usada no planejamento estratégico é a matriz SWOT, veja um exemplo:

Aprenda fazer seu planejamento estratégico nestes artigos de nosso blog:

5. Busque os recursos necessários

Para sair do papel, toda empresa necessita de um capital inicial. Estude quais bancos e instituições financeiras oferecem as melhores condições de financiamento e apresente o seu plano de negócios a eles.

Além dos bancos tradicionais, existem muitas fintechs surgindo com foco em soluções financeiras para pequenos negócios, então não deixe de conhecer essas opções!

6. Não espere obter todos os recursos para começar

Porém, sabemos que o acesso ao crédito é uma das maiores dificuldades enfrentadas por mulheres que querem abrir a própria empresa.

Portanto, não espere obter todos os recursos que você deseja para dar início ao seu sonho. Comece com o que você já tiver em mãos no momento.

7. Conte com uma rede de apoio

A rede de apoio é composta por pessoas com as quais você pode contar para te ajudar na sua jornada empreendedora.

Então, encerrando nossa lista com dicas de empreendedorismo feminino, crie a sua rede de apoio com família, amigos, mentores e outras mulheres empreendedoras que vão sempre te incentivar a perseguir o seu sonho.

Uma dica é procurar grupos como o Rede Mulher Empreendedora ou o Grupo Mulheres do Brasil, que mantém uma agenda frequente de mentorias, eventos de networking e outras iniciativas que certamente vão ajudar a construir e consolidar o negócio. 

Leia mais: Atitudes que podemos aprender com as mulheres 

8 dicas de mulheres empreendedoras para se inspirar

Agora que você já conhece as dicas de empreendedorismo feminino, é hora de conferir 8 dicas de mulheres empreendedoras bem sucedidas.

Continue a leitura e se inspire nos conselhos de Luiza Trajano, Andreza Rocha, Ana Fontes e Amanda Graciano.

Luiza Trajano – Magazine Luiza

  • Não tenha medo de errar; aprenda a conviver com seus erros;
  • Mantenha-se atualizada a aberta a inovações; pense fora da caixa.

Andreza Rocha – CEO Afrotech

  • Trabalhe habilidades de relacionamento para manter, desenvolver, melhorar seu relacionamento e os processos de trabalho;
  • Entenda sua vocação e saiba trabalhar em rede.

Ana Fontes – Fundadora da Rede Mulher Empreendedora

  • Tem que gostar de aprender sempre, aceitar críticas e revisitar os erros;
  • Não busque conhecimento apenas na escola e nos livros, você pode aprender algo importante com a pessoa ao lado.

Amanda Graciano – Startup Hunter

  • Tenha disciplina. Ninguém consegue trabalhar com alguém que muda todo dia o plano. Dessa forma a empresa não chega a lugar nenhum;
  • Construa bons e sólidos processos. Dessa forma, sua equipe pode tomar decisões na sua ausência.

Confira mais uma frase de mulher empreendedora, a palestrante Patrícia Fripp:

Veja também: Frases de liderança feminina: inspire-se nas palavras de grandes mulheres de sucesso

Se você vai começar a empreender, aproveite nosso kit completo de materiais para encantar seus clientes, é gratuito, baixe agora: Kit: como melhorar o atendimento ao cliente e vender mais