As mulheres podem nos ensinar preciosas lições sobre a vida e os negócios. Veja algumas delas

As mulheres são diferentes dos homens. E não estamos falando apenas sobre anatomia ou aparência. As mulheres funcionam de uma maneira totalmente diferente dos homens.

Há 25 ou 30 anos atrás muitas pessoas nunca imaginariam que as mulheres se tornariam uma potência no trabalho.

Para muitos elas seriam mães, esposas ou apenas donas de casa. Ledo engano. Em 25 anos as mulheres derrubaram tabus, mostrando que a sua sensibilidade, sexto sentido, capacidade de realizar várias tarefas, e senso crítico fazem das mulheres o sexo forte.

Elas não apenas se tornaram profissionais exemplares. Elas são, cada vez mais mães, esposas, filhas e cidadãs exemplares, que mostram o quanto devemos e podemos aprender com elas.

No próximo Domingo vamos celebrar o dia internacional da mulher. A data, 08 de março, foi escolhida porque foi a data das manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho.

Essas manifestações deram início a Revolução de 1917. Mas, existem outros 2 fatos que tornam esse dia, de fato o dia internacional da mulher:

  1. O primeiro deles foi uma manifestação de operárias do setor têxtil nova-iorquino que aconteceu em 8 de março de 1957.
  2. O segundo foi um incêndio em uma fábrica têxtil, ocorrido na mesma data e na mesma cidade.

Desde então todo dia 08 de março comemoramos o dia internacional da mulher. E esse ano, resolvemos fazer uma singela homenagem, mostrando, na prática a grandiosidade da mulher.

Por isso, ao invés de prepararmos uma homenagem às mulheres dizendo quanto elas são maravilhosas, fizemos melhor: elencamos algumas atitudes das mulheres que todos nós deveríamos aprender.

As mulheres têm muito a nos ensinar. Está na hora de aprender com elas.

As mulheres têm muito a nos ensinar. Está na hora de aprender com elas.

#1. Como correr riscos de maneira cautelosa

O risco é uma parte importante de cada empresa, de cada profissional, de cada venda.

Mas algumas estatísticas comprovam que as mulheres são mais conservadoras do que os homens quando se trata de assumir o risco.

Isso não significa que as mulheres não irão dar um grande salto quando for necessário, mas significa que são mais propensas a exercer as devidas diligências e evitar reações, especialmente em tempos de riscos excessivos.

#2. Como ouvir

Seja culpa dos genes ou do condicionamento social, as mulheres também tendem a ser melhores ouvintes do que os homens.

As mulheres são mais propensas a terem uma mente aberta para o feedback e usam o feedback para apoiar as mudanças, ou elas simplesmente tem o instinto de ouvir primeiro, para depois se expressarem.

Independente de qual seja a resposta, os resultados significam melhores profissionais – principalmente vendedores – já que saber ouvir é uma arma fundamental de vendas.

De qualquer maneira, da próxima vez que estiver conversando com uma mulher, observe como ela interage com você, e como parece te ouvir melhor do que ninguém.

Aprenda a ouvir com as mulheres. Elas estão sempre prontas para ouvir de verdade.

Aprenda a ouvir com as mulheres. Elas estão sempre prontas para ouvir de verdade.

#3. Como ter fortes valores éticos

De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa Pew, as mulheres são menos propensas do que os homens de sacrificarem valores éticos em troca de dinheiro ou ascensão social.

Então, quando as mulheres são confrontadas com escolhas éticas difíceis, elas quase sempre acabam tomando o caminho certo: optando por manter e preservar seus valores éticos.

Geralmente as escolhas que as mantém próximas de sua reputação e de seus valores são os caminhos que as mulheres escolhem, em meio a um dilema.

#4. Como pedir ajuda

Um outro estudo, publicado pela rede ABC News constatou que os homens, na direção, dirigem por ano 276 milhas a mais do que as mulheres, por estarem perdidos.

Em números nacionais, estamos falando de, aproximadamente 445km extras que os homens percorrem por ano a mais do que as mulheres. Por que isso?

De acordo com o estudo, é pelo fato dos homens não pedirem ajuda. Geralmente, os homens querem mostrar que sabem de tudo, e que não precisam de ajuda dos outros para chegarem ao seu destino.

Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são mais suscetíveis a pedir ajuda dos outros, se não souberem um caminho, ou se estiverem perdidas em um lugar.

#5. Compartilhar o mérito

Ninguém gosta de pessoas de ego inflado – e as mulheres tendem a evitar esse traço de caráter muito mais frequentemente do que os homens.

Como seres relacionais, as mulheres são muitas vezes mais rápidas para compartilharem o mérito pelas suas realizações onde elas são devidas – mesmo se a trilha de apoio seja longa e sinuosa.

Quando o elogio é compartilhado regularmente, ele constrói a cultura da humildade, respeito e apreço, que são ferramentas valiosas para nutrir e manter relações positivas com os empregadores, fornecedores e clientes.

Divida as conquistas e celebre. Isso vai fomentar a humildade em sua equipe.

Divida as conquistas e celebre. Isso vai fomentar a humildade em sua equipe.

#6. Como aproveitar a paixão pelo lucro

Por natureza, as mulheres não tratam a paixão e a emoção como distrações, mas os abraça como partes importantes  de quem somos, e essa é uma razão porque as mulheres são passionais, e tão apaixonadas pelo que fazem.

Onde os homens tendem a ver objetivos finais, tais como dinheiro ou status, como fatores essenciais para o seu sucesso, as mulheres são muitas vezes guiadas pela busca de suas paixões.

Quando essa emoção é um princípio em uma empresa, as pessoas estão muito mais inclinadas a sustentar seus objetivos através de tempos difíceis.

O que você gostaria de aprender com as mulheres?

As mulheres são realmente totalmente diferente dos homens. Além de serem mais  sensíveis e terem um grande sexto sentido, podem nos ensinar a sermos melhores profissionais, aprimorando nossas competências.

Com sua ótica diferente de encarar o mundo, acabam sendo uma fonte de inspiração para que possamos melhorar nosso comportamento e nossa visão sobre as oportunidades.

Não é à toa que muitas mulheres são referencias em suas profissões e segmentos, e muitos vendedores excepcionais são mulheres que entregam resultados magníficos.

Você já teve a oportunidade de aprender com uma mulher? Conte para nós nos comentários o que você pode aprender com uma mulher e que ajudou você a ser uma pessoa melhor.