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Benefícios da meditação: ela pode manter o nosso cérebro jovem!

Que tal praticar um pouco de meditação no seu dia-a-dia, e ajudar o seu cérebro a permanecer jovem? Nós temos algumas dicas para te ajudar nessa tarefa

Você conhece os benefícios da meditação para o cérebro? Nós temos algumas dicas de meditação para iniciantes que vão te ajudar

Existe uma abundância de estudos científicos que têm demonstrado que o exercício físico é uma ferramenta poderosa para abrandar os efeitos do envelhecimento.

Entre outros benefícios, o exercício regular nos ajudar a manter a nossa força, resistência e flexibilidade à medida em que envelhecemos.

Agora, verifica-se que há uma maneira fácil de retardar o envelhecimento de nosso cérebro.

Um estudo da Universidade de Harvard mostra que uma simples prática, se feita regularmente, pode prevenir o envelhecimento do cérebro: a meditação.

Conheça, neste posts, todos os benefícios da meditação para o cérebro!

Obs: Confira aqui uma apresentação com dicas de meditação para iniciantes!

Como a meditação pode manter nosso cérebro jovem from Agendor

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Os benefícios da meditação para o cérebro

Todos nós já ouvimos que a meditação produz sensações de relaxamento e paz, e é boa para reduzir o estresse.

Agora, pela primeira vez, os cientistas têm a prova real de que a meditação pode realmente reverter o processo de envelhecimento.

Usando uma tecnologia médica sofisticada, pesquisadores têm demonstrado que a meditação produz mudanças mensuráveis nas partes cruciais do cérebro que controlam a emoção, memória e aprendizagem.

O estudo

No estudo feito em 8 semanas, os investigadores de Harvard utilizaram as imagens de ressonância magnética para comparar os cérebros de 2 grupos.

Um grupo praticou exercícios de meditação por 27 minutos por dia durante o período de 8 semanas, e o outro grupo não meditou durante o estudo.

Ambos os grupos também preencheram questionários antes e depois do estudo que mediu os níveis de estresse e ansiedade dos participantes.

Exames de ressonância magnética do cérebro dos participantes foram realizados antes e depois do estudo.

No final do estudo, as imagens de ressonância magnética mostraram diferenças marcantes entre os 2 grupos em áreas cruciais do cérebro que controlam a emoção e o pensamento.

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Você está pronto para usufruir dos benefícios da meditação para o seu cérebro?

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Os resultados

Os pesquisadores descobriram que o hipocampo, que geralmente diminui com a idade estava mais espesso nas pessoas que praticaram a meditação após as 8 semanas.

O hipocampo controla a memória, a aprendizagem, a autoconsciência, e a compaixão, funções que estão associadas com a meditação.

A amígdala, que controla as emoções como estresse e ansiedade mostrou uma diminuição na sua densidade nas pessoas que praticaram a meditação durante o estudo.

Os investigadores associaram essa diminuição com a redução relatada pelos praticantes de meditação, mas isso não aconteceu com o outro grupo.

Benefícios da meditação em nossa rotina

Então, como é que essas mudanças cerebrais trazidas pela meditação se traduzem na vida real?

Os meditadores relatam sentir menos estresse e ansiedade do que o grupo de controle, que não meditou. A meditação faz com que você diminua o ritmo repetidamente e pratique com foco em sua respiração.

Isso pode criar o hábito de parar antes de reagir, em vez de apenas reagir sem pensar. Digamos que um colega de trabalho irritado se aproxime de você com um comentário irritado, acusando-o de cometer um erro.

Se você não estiver preparado, seus instintos provavelmente sairiam na defensiva e você poderia se encontrar totalmente sem argumento.

Se você parou e respirou antes de começar a sua conversa, no entanto, você pode abordar a conversa de uma forma que iria ajudar o seu colega de trabalho a relaxar e libertar a sua raiva.

Se alguém dá uma fechada no seu carro na estrada, o hábito de fazer uma pausa para respirar antes de reagir pode impedir você de reagir como um animal e dar início a uma discussão de trânsito, ou algo pior.

Ao se sentir menos irritado e estressado você pode melhorar a sua vida e a vida das pessoas ao seu redor.

Além disso, o seu cérebro vai permanecer ativo e manter a capacidade de aprender, manter atenção plena e lembrar, funções que tendemos a perder depois que envelhecemos.

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Que tal encontrar o seu eu interior e ainda rejuvenescer seu cérebro através da meditação?

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Como meditar?

Se você nunca meditou, mas gostaria de começar a usufruir os benefícios da meditação para o cérebro, há muitos recursos disponíveis.

Se você estiver interessado em meditação em grupo, busque no Google por grupos de meditação e veja o que você pode encontrar perto de você.

Além disso, existem muitos livros com instruções sobre meditação e meditações guiadas estão disponíveis em muitos lugares (até mesmo no YouTube).

Tara Brach e Pema Chodron são 2 professores amplamente populares que publicam livros e fitas sobre meditação.

Dicas de meditação para iniciantes

Aqui está uma maneira muito simples de você começar a meditar em qualquer lugar e em qualquer hora, seja em sua sala de estar, escritório, ou até mesmo no seu carro, no trânsito das grandes cidades.

#1. Encontre uma posição confortável

Você pode se sentar com as pernas cruzadas sobre uma almofada ou ereto em uma cadeira, ou o que for mais confortável para você.

Sua coluna deve estar ereta, mas não dura, seus ombros devem estar relaxados. Mantenha a sua cabeça erguida, como se fosse levantado por uma corda invisível.

Coloque as mãos firmemente sobre as coxas, com as palmas para baixo, ou na vertical, de acordo com o que for mais confortável para você.

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Encontre um lugar confortável e comece a praticar.

#2. Dirija o seu olhar para alguns centímetros à sua frente. Mantenha um olhar suave e firme

#3. Respire

Enquanto você vai respirando, de dentro pra fora, faça uma respiração profunda e natural, mantendo a atenção em sua respiração.

Quando a sua mente vaguear (e isso vai acontecer), traga a sua atenção de volta para a sua respiração.

No início, sua mente vai estar muito ocupada e cheia de vibração, não se preocupe. Apenas deixe os seus pensamentos subirem e mantenha o foco em sua respiração.

#4. Comece com 10 minutos por dia

Comece aos poucos. Iniciar com 10 minutos por dia está de grande valia. Aumente gradualmente o seu tempo enquanto você for se sentindo mais confortável com a prática.

Você está pronto para começar

Que tal começar a sentir a sua respiração e manter o foco nela? Certamente essa será uma ótima maneira de você começar a colocar a prática da meditação em sua rotina.

Depois disso, se você quiser ir mais longe, procure outros recursos, aulas, treinamentos e literatura também. Certamente você ganhará muitos outros benefícios à sua saúde, além do cérebro rejuvenescido.

Se você experimentar a meditação em sua rotina, compartilhe conosco seus resultados no campo de comentários. Quem sabe eles não servirão para que você incentive outras pessoas a seguirem o mesmo caminho?

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