Você sabe o que é CRM social?

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Principais aprendizados deste artigo:

  • A maioria dos brasileiros está presente nas redes sociais e os clientes estão se relacionando com suas marcas preferidas nesses canais. É essencial realizar o gerenciamento dessa conexão também por meio das redes sociais, e para tanto, é preciso ter uma estratégia de CRM Social.
  • CRM Social ajuda a criar um perfil de cliente mais denso, mapear a jornada do cliente de uma forma mais abrangente e embasar estratégias que fortaleçam a conexão com a empresa. Saiba mais sobre a jornada do cliente em: Ebook: Sucesso na Jornada do Cliente: da pré-venda ao pós-venda
  • O objetivo da integração entre CRM e redes sociais é permitir que as informações coletadas nas redes sejam automaticamente sincronizadas para o seu sistema de controle de vendas.
  • Ao integrar CRM e redes sociais é possível obter um ROI mais elevado com campanhas de mídia paga, gerar mais leads, identificar influenciadores e atingir maiores níveis de engajamento nas redes. 
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Trata-se da combinação entre as práticas de gestão do relacionamento com o cliente (CRM) e ferramentas para social media.

Essa estratégia se faz importante porque, não há como negar, a esmagadora maioria dos brasileiros está presente (quase constantemente) nas redes sociais. 

Segundo uma pesquisa da Opinion Box, 72% dos usuários têm o costume de seguir empresas nas redes sociais.

O que isso quer dizer, afinal?

Isso quer dizer que os clientes estão se relacionando com suas marcas preferidas nas redes, e portanto, é essencial realizar o gerenciamento dessa conexão também por esses canais, veja pelo acompanhamento dos comentários dos usuários, ou analisando as menções à marca e o número de curtidas nas suas postagens. 

E se a sua empresa não possui presença online, está na hora de rever esse comportamento.

O mesmo estudo da Opinion Box também aponta que:

  • 75% dos usuários acreditam que as empresas devem estar presentes nas redes sociais para interagir com os consumidores;
  • 64% acreditam que empresas presentes nas redes sociais parecem mais interessantes;
  • 62% acreditam que empresas com presença digital passam maior segurança na hora de comprar.

Quer entender mais sobre o comportamento do cliente nas redes e como fazer a gestão desse relacionamento?

Então, você precisa entender o que é CRM Social.

Neste artigo apresentamos os detalhes desse conceito. Acompanhe a leitura!

O que é CRM social?

CRM Social, ou CRM 2.0, nada mais é do que um conceito que integra o CRM de vendas e as ferramentas para social media para coletar e armazenar dados do comportamento do cliente nas redes sociais, e embasar estratégias que fortaleçam a sua conexão com a empresa. 

De modo geral, o CRM social possui os mesmos recursos de um CRM tradicional, no entanto, a diferença é que as informações coletadas por esta estratégia são proveniente das redes sociais, e por isso devem ser analisadas e interpretadas considerando os parâmetros dessas mídias, como:

  • comentários nas postagens;
  • mensagens diretas enviadas para o perfil da empresa;
  • feedbacks públicos;
  • menções à marca;
  • compartilhamento;
  • curtidas;
  • reações.

A partir destes aspectos, cria-se um perfil de cliente muito mais denso, com informações que vão além dos dados mais transacionais coletados pelo CRM usual.  

Com uma estratégia de CRM Social, é possível entender os sentimentos dos clientes, identificar seus influenciadores preferidos, analisar outros interesses e hobbies, e avaliar o seu nível de interesse com a sua empresa e com outras marcas.

Ficou claro o que é CRM Social? 

Agora, vamos entender mais profundamente a importância dessa estratégia!

Por que integrar seu CRM com mídias sociais?

Você já utilizou as redes sociais para elogiar um produto ou questionar uma empresa após uma reclamação?

Este é um comportamento muito comum nos usuários, e que é quase impossível de se mapear apenas com um CRM.

Por isso, é preciso avaliar o comportamento dos seus clientes com um olhar mais direcionado para as redes e entender como isso pode impactar suas vendas.

Para isso, é necessário integrar CRM e redes sociais para obter essas informações e controlar a jornada do cliente.

Essa integração viabiliza diversos benefícios que geram vantagem competitiva para uma empresa, como por exemplo:

  • centralização de dados mais abrangentes;
  • melhor atendimento ao cliente;
  • criação de conteúdo mais atrativo;
  • ROI mais elevado com estratégias de mídia paga;
  • segmentação mais assertiva de campanhas de marketing;
  • maiores níveis de engajamento;
  • identificação de influenciadores que podem ser parceiros e promover a marca;
  • mais facilidade para identificar tendências;
  • humanização da empresa;
  • aumento dos números de leads captados;
  • geração de oportunidades de vendas.

Como integrar CRM e redes sociais?

Quer acessar todos esses benefícios que citamos? Então, você deve entender como integrar CRM e redes sociais.

Antes de qualquer coisa, certifique-se de que o seu CRM é capaz de se integrar com as redes sociais ou com ferramentas para social media.

O objetivo dessa integração é permitir que as informações coletadas nas redes sejam automaticamente sincronizadas para o seu CRM.

Aqui no Agendor, existem duas maneiras de integrar CRM e redes sociais:

  • via APIs (Interface de Programação de Aplicações), que devem ser fornecidas pela rede social utilizada, como é o caso do nosso CRM para Instagram, ou pela plataforma de monitoramento de redes sociais que faz parte da sua gestão;
  • via ferramentas de automação (Pluga e Zapier), que fazem a ponte entre o Agendor e a ferramenta que você pretende integrar.

Por exemplo: no Agendor, para integrar CRM e Facebook Ads, você pode utilizar a ferramenta da Pluga. Com essa integração, é possível adicionar ou atualizar um cadastro de negócio no Agendor a cada nova resposta em um anúncio do Facebook Lead Ads.

O mesmo acontece ao integrar o Agendor com outras mídias pagas, como TikTok Ads e Linkedin Lead Ads.

Para conhecer outras integrações do Agendor via Pluga, acesse: Pluga + Agendor

Além dessas integrações, o Agendor também permite que o CRM seja integrado com o WhatsApp.

O WhatsApp se tornou uma ferramenta tão essencial em nosso dia que até esquecemos que o aplicativo é, sobretudo, uma rede social. Nesse sentido, é fundamental coletar dados por essa rede também.

Isso pode ser feito em poucos cliques com a integração entre o WhatsApp e o Agendor. Entenda, na prática, como essa integração funciona:

Clientes – Como usar a extensão para WhatsApp Web do Agendor?

Ficou interessado? O que acha de começar a integrar o Agendor com suas redes sociais agora mesmo?

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