O relacionamento com o cliente é uma parte vital do trabalho do advogado. Porém, manter o controle de dezenas de pessoas manualmente pode ser bastante cansativo. Por isso, vale a pena investir em um bom CRM para advogados, já que a ferramenta permite automatizar diversos processos e controlar de maneira centralizada o contato com o cliente. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • O CRM para advogados é uma ferramenta que ajuda não apenas a gerenciar o relacionamento com os consumidores, mas também a acompanhar a carteira de clientes e aumentar a taxa de fidelização. 
  • Para adotar a ferramenta na sua estratégia, é preciso analisar a situação atual do escritório, revisar os processos de venda, criar um funil e acompanhar o andamento de todas as etapas. 
  • A ferramenta ideal precisa ser personalizável, fácil de usar, ter uma versão mobile e ainda oferecer um período de testes, para que seja possível avaliar se é realmente a melhor opção para você. 
  • Um bom CRM pode ajudar os escritórios de advocacia a gerenciar o dia a dia dos profissionais e ainda atrair mais clientes, com menos trabalho. Crie uma conta Grátis no CRM do Agendor para ver como os recursos disponíveis te ajudam a atingir seu objetivo! 

A boa notícia é que, hoje, existem diversas opções de CRM para escritórios de advocacia disponíveis no mercado. As soluções são completas e, ao mesmo tempo, fáceis de implementar e usar. Uma delas é o Agendor. 

Você quer saber como essa solução pode potencializar a gestão de clientes do seu escritório? Então, continue lendo, porque neste artigo trouxemos algumas dicas para você alcançar sua meta em duas etapas: entender a importância do CRM para dar os primeiros passos e os cuidados para escolher um bom sistema de gestão.

Confira!

Qual a diferença entre CRM e software de CRM para escritórios de advocacia?

CRM é a sigla para gestão de relacionamento com o cliente. Já um sistema de CRM é a plataforma que irá ajudá-lo a fazer esse gerenciamento. Nesse caso, em vez de controlar os contatos com planilhas e outros documentos, um software de CRM pode realizar as tarefas de forma automatizada.

Dito isso, é possível usar um software para escritório de advocacia para:

  • cadastrar todos os potenciais clientes e clientes em um mesmo lugar, mantendo o histórico e garantindo que os dados não se percam;
  • criar as etapas de vendas e atualizá-las conforme o andamento dos contatos;
  • organizar os clientes em categorias quando for um escritório que trabalhe com diferentes especialidades (direito empresarial, trabalhista, previdenciário, entre outros);
  • gerenciar a agenda de compromissos do time de vendas, como reuniões de apresentação e de fechamento;
  • analisar relatórios que a plataforma cria automaticamente sobre o que aconteceu no dia, na semana, no mês e no ano;
  • entre outras opções que variam conforme a plataforma escolhida.

Qual a importância do CRM para escritórios de advocacia?

Advogados são profissionais que trabalham com a imagem de seus escritórios. Por isso, precisam transmitir credibilidade e confiança para ganharem novos clientes e fidelizá-los. É nessa jornada que entra o CRM para escritórios de advocacia, ao viabilizar e centralizar toda a estruturação e aplicação da estratégia de relacionamento que a empresa terá com as pessoas.

Para começar a aplicar os conceitos de CRM em seu escritório de advocacia, é preciso reservar um tempo para analisar a atual situação e estruturar processos. 

Isso porque é necessário ter uma profunda compreensão sobre como a empresa funciona, quem são seus clientes e o que vende para ter todos os dados necessários para fazer o bom uso do software. 

Como adotar um software para advogados no seu escritório?

Como explicamos, não basta adotar o CRM para fazer o controle de clientes para advogados sem fazer uma boa pesquisa antes. Posto isso, confira o passo a passo simples de como adotar a ferramenta no seu escritório!

1. Analise a situação atual

Veja como está o relacionamento com os seus clientes no momento e anote pontos bons (para manter) e pontos ruins (para melhorar). Analise também o relacionamento com quem ainda não é cliente, se houve perdas de oportunidades e por que aconteceram.

2. Revise os processos

Por trás de uma boa estratégia de CRM sempre há um processo organizado e sólido. Como acontece a trajetória do seu cliente desde que ele entra em contato pela primeira vez até, finalmente, assinar um contrato com seu escritório? E depois? 

Se não há clareza dessas etapas do início ao fim, fica muito mais difícil construir um relacionamento duradouro, fazer o controle de clientes ou, ainda, converter vendas. No caso dos escritórios de advocacia, você pode começar revisando os seguintes processos:

  • descrever as metas que quer alcançar (quantos clientes, quais nichos, etc);
  • entender as necessidades do cliente (mapear as dores que levaram os seus clientes até seu escritório);
  • desenvolver um bom relacionamento com quem já está na casa (mais chance de permanência ou retorno);
  • excelência no atendimento;
  • mapear clientes em potencial (não perder nenhuma oportunidade).

3. Crie um fluxo (funil) de vendas

O fluxo de relacionamento acontece desde o primeiro contato com o cliente e continua enquanto ele decidir ficar com seu escritório. 

Já o de funil de vendas acaba ao fechar o contrato — porém, é muito importante para identificar oportunidades de vendas e evitar perdê-las no meio do caminho.

Exemplo de um funil básico para escritórios de advocacia:

Contato inicial (Telefone? Formulário? E-mail?) > Apresentação de proposta > Negociação > Fechamento de contrato > Financeiro e documentação > Cliente

Aproveite para ver quais os benefícios do funil de vendas:

crm para advogados

4. Gerencie as etapas e os contatos

Após ter o processo estruturado, você precisa manter a entrada e saída de clientes sempre organizada e fluindo bem. 

Para isso, é preciso documentar as etapas de venda e, sempre que entrar um novo contato (potencial cliente), atualizar o seu andamento nessas fases, até que o negócio seja fechado. Com esse tipo de documentação, fica mais fácil:

  • identificar em qual momento do fluxo de vendas os potenciais clientes estão desistindo de fechar negócio com seu escritório;
  • saber quando tempo leva, em média, para que as pessoas virem clientes de fato (tempo de maturação para a compra);
  • fazer análises para saber quais os meses que mais converteram, quem entrou em contato, mas não voltou a demonstrar interesse (reativação de oportunidades), entre outros.

Aprendeu como adotar essa ferramenta, mas não sabe qual opção escolher? Então, siga com a leitura para conferir dicas que ajudam a descobrir qual o melhor CRM para advogados do mercado!

Qual o melhor CRM para advogados?

O melhor CRM para advogados deve oferecer:

  • baixa complexidade dos processos; 
  • personalização do sistema; 
  • adaptação ao mobile; 
  • período de testes gratuito. 

A seguir, confira o que avaliar em cada um destes pontos!

1. Baixa complexidade dos processos

Existem sistemas de CRM focados em negócios mais complexos e que envolvem muitas etapas e outros que são mais práticos e intuitivos. 

No caso dos escritórios de advocacia, a segunda opção pode ser a melhor. Isso porque, mesmo que o processo de contratação seja mais lento, já que o cliente não fecha um contrato sem uma boa conversa, o fluxo de vendas normalmente não envolve muitas etapas.

Logo, é possível usar uma ferramenta com menos passos, mas que seja mais simples de preencher na correria do dia a dia, já que seu principal uso será para o controle de propostas e contratos para advogados. 

2. Personalização do sistema

Priorize CRMs que possam ser customizáveis, principalmente com relação às etapas do processo de vendas, que envolvem o acompanhamento das propostas e contratos do escritório. Outras funcionalidades também devem ser consideradas na escolha, como:

  • mapa de vendas (no caso, dos contratos);
  • relatórios e métricas personalizadas;
  • documentação de motivos de perda;
  • calendário de compromissos;
  • integrações com outros sistemas de gestão, caso seu escritório use outras ferramentas;
  • notificações e resumo de tarefas;
  • segmentação da carteira de clientes; 
  • históricos de fácil acesso.

Em resumo, quanto mais completa for a personalização, mais adaptável o sistema é para a realidade de trabalho de um escritório de advocacia. 

3. Adaptação ao mobile

Com o dia a dia corrido, é importante que a plataforma tenha uma versão em app para que você e sua equipe possam acompanhar o que está acontecendo em qualquer lugar. Por exemplo, conferir os dados de um cliente que pediu a revisão de uma proposta.

Também é uma forma de atualizar os dados com mais rapidez, sem precisar estar no escritório para isso. Logo, priorize opções que tenham aplicativos mobile.

4. Período de testes gratuito

É importante testar o sistema para ver se é realmente o que você esperava e como foi a adaptação nos primeiros dias. Por isso, comece priorizando aqueles que disponibilizam um período de testes.

Para começar a estruturar a relação da sua empresa com os clientes e o processo da gestão do relacionamento, indicamos o guia completo para sua empresa implantar o CRM com sucesso. É gratuito e as dicas são bem fáceis e práticas de aplicar!

Aqui vai outra dica extra: já existe um CRM para advogados que oferece todas essas funcionalidades e muitas outras úteis para o seu escritório: o Agendor. E sabe o que é melhor? Você pode testar a solução gratuitamente.

Basta fazer o seu cadastro e começar a usar hoje mesmo!