Nos últimos tempos, um dos setores que mais se beneficiou com o avanço da tecnologia foi o setor de vendas. Diversas novas estratégias e ferramentas surgiram para tornar os processos comerciais de uma empresa muito mais ágeis e eficientes.

O setor comercial de uma empresa é a porta de entrada de suas receitas e recursos, então, ter um time de vendas alinhado e produtivo deve fazer parte dos objetivos da sua gestão.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Por isso, além do uso de plataformas de gerenciamento de vendas você também precisa ter um bom sistema de gestão de pessoas. Afinal, acompanhar as jornadas de trabalho de uma equipe de vendedores pode ser bastante complicado se você não utiliza uma boa ferramenta. 

Mas se esse é um problema para você, nós temos uma solução. Nesse texto, vamos falar o quanto um bom controle de ponto pode agilizar sua gestão de pessoas e otimizar seu tempo, para que você invista 100% dos seus esforços apenas em melhorar o seu processo comercial. 

Então, se você tem dúvidas de como funciona um controle de ponto, com certeza sairá deste texto sabendo mais detalhes sobre ele. 

Vamos começar!

Como funciona o controle de ponto? 

O controle de ponto é a forma que uma empresa tem de acompanhar a jornada de trabalho de seus colaboradores. O que basicamente se resume ao dia a dia de uma empresa, a entrada, almoço e saída dos funcionários. 

Ele funciona através do registro dos horários dos colaboradores.

Ou seja, ao iniciar um dia de trabalho o colaborador faz a marcação do ponto e repete a marcação nos horários de almoço e término de sua jornada. Esses registros diários são somados e ao final do mês você pode tirar os apontamentos e verificar as horas trabalhadas em cada jornada. 

Então, se o seu colaborador deve realizar 8 horas diárias, o controle de ponto mostrará se elas foram feitas de acordo com o combinado. E se você utilizar uma boa ferramenta, ainda conseguirá saber os motivos dos atrasos ou das horas extras, pois os colaboradores poderão adicionar justificativas para as suas alterações de horário. 

Agora, você sabe como funciona o controle de ponto, precisa saber como fazer a gestão de sua equipe com ele.  

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Gestão de equipe de vendas com controle de ponto

O dia a dia de uma equipe de vendas, seja ela interna ou externa, costuma ser bastante dinâmico. Isso porque eles precisam estar disponíveis aos clientes, e vez ou outra pode acontecer de ter de entrar mais cedo, sair mais tarde ou até mesmo se deslocar.

Isso acaba se tornando, em partes, um problema ao gestor, que não possui apenas um vendedor para acompanhar, mas sim toda uma equipe com horários e escalas diferentes. E às vezes pode ser que até mesmo ele tenha uma rotina dinâmica, e não fique o tempo todo alocado no escritório ou loja. 

Entretanto, ao final do mês ele deverá enviar as informações das jornadas ao setor de RH, pois essas informações interferem diretamente em sua folha de pagamento mensal. 

Por isso, a melhor forma de fazer essa gestão é utilizando um bom controle de ponto. Mas não qualquer sistema, você deve escolher um eficiente que te permita acompanhar as jornadas em tempo real e que seja dinâmico assim como as jornadas dos vendedores. 

O ponto alternativo pode te ajudar nesta tarefa, já que com ele você faz o controle de ponto pelo celular, e não precisa de um aparelho fixo. Os colaboradores podem fazer a sua marcação em poucos cliques mesmo à distância. 

Com ele, você consegue saber se o seu vendedor chegou na hora prevista, ficou até mais tarde para atender um cliente especial, fez o seu horário de almoço corretamente e muito mais. 

E não é somente isso. O registro de ponto eletrônico se modernizou e hoje em dia conta com um sistema completo de gestão de jornada. Ou seja, o mesmo sistema que os vendedores usam para bater ponto, é o que você utilizará  para fazer a gestão das jornadas e escalas. 

Mas isso não é complicado?

Nem um pouco! O ponto alternativo é totalmente moderno e intuitivo. A plataforma possui um layout dinâmico e amigável tornando essa tarefa muito mais fácil e eficiente.

Tudo bem, mas qual é o benefício além de otimizar tarefas?

Bom, o controle de ponto também te ajudará na produtividade. 

Como o controle de ponto ajuda na produtividade da equipe de vendas?

Garantir uma alta performance da equipe de vendas é um dos objetivos de um gestor comercial. Por isso, ele deve estar atento ao que acontece no dia a dia dos colaboradores. 

Com uma ferramenta de controle, você consegue tirar indicadores das jornadas.

Sabe aqueles vendedores que faltam muito ou que estão constantemente atrasados? Muitas vezes, eles podem acabar prejudicando a produtividade de uma equipe inteira, afinal, nada pior do que marcar com um cliente e não aparecer. 

Por isso, com a ferramenta inteligente, você acompanha tudo que está acontecendo nas jornadas em tempo real, diretamente do celular. 

Além disso, como falamos no tópico anterior, ele ainda te auxilia na gestão de escalas e jornadas, garantindo que os vendedores cumpram horas de trabalho e tenham seus descansos conforme o combinado. 

E então, vale a pena apostar em um desses, certo?

Qual a importância para a empresa?

Utilizar sistemas modernos em suas rotinas faz com que a sua empresa vá ainda mais longe e tenha o máximo de entrega. 

O controle de ponto irá organizar tudo que diz respeito a jornada dos colaboradores, controlar faltas, atrasos, horas extras, banco de horas, férias entre outras coisas.

É uma das ferramentas mais importantes da organização de uma empresa e permite que ela esteja de acordo com as regras de jornada. Por outro lado, ele também traz mais eficiência aos seus processos, eliminando a necessidade de planilhas de banco de horas ou de horas extras que só dão dor de cabeça. 

Além de um bom sistema de controle de jornada, você também pode contar com um CRM de vendas como o do Agendor, para tornar sua equipe de vendas muito mais eficiente durante a jornada de trabalho e garantir de alta performance. 

Com o auxílio da tecnologia seu setor de vendas vai ser imbatível!

Esse texto foi escrito por Aline Fernandes, jornalista e redatora do Blog da PontoTel.