O comércio eletrônico tem ganhado cada vez mais força nos últimos anos: as compras pela internet cresceram cerca de 27% entre 2021 e 2020, e a tendência é aumentar ainda mais até o final de 2022. Essa nova realidade de compra em lojas virtuais abrange todos os segmentos, que migram cada vez mais para o mundo digital. 

Mas se engana quem pensa que são apenas as lojas de roupas ou de jogos eletrônicos que estão crescendo na web. Entre as vastas opções que temos, podemos destacar os produtos industriais. 

Por mais que possuam suas diferenças, já que se trata do segmento B2B (Business to Business), o setor industrial costuma ser bem movimentado na internet, com uma abordagem diferente e um ticket médio geralmente mais alto. 

Por isso, é preciso ficar atento a todas as particularidades provenientes desse mercado. 

Se você está pensando em migrar sua indústria para o digital, nós vamos te ajudar! No texto de hoje, separamos algumas dicas de como vender produtos industriais de forma totalmente online, vamos conferir?

Selecione seu modelo de vendas

As vendas pela internet podem ser muito mais amplas do que você imagina, com dois modelos considerados essenciais: o chamado I2C e o marketplace. 

I2C (Industry to Consumer)

O primeiro é um modelo no qual a indústria passa a ter sua loja virtual e se relacionar com o consumidor final. Assim, participa ativamente de todo o sistema logístico e das operações que ocorrem nas transações. 

Marketplace

Já no marketplace, é possível usar uma grande plataforma para divulgar o seu produto.

Vamos imaginar que sua indústria trabalhe com a venda de um limpador enzimático. Além de explicar que esse é um equipamento indispensável para diversos tipos de empresas, como padarias e restaurantes, pois mantém a temperatura dos alimentos ideal para o consumo, você também deve analisar a concorrência e fazer com que seu produto se destaque no meio dos outros. 

Ambos os modelos têm seus prós e contras, sendo preciso colocar na balança o que vale mais a pena: ter uma loja própria ou usar grandes portais para divulgar seus produtos. 

Pense e capriche na sua logística

A logística é sempre um tema muito debatido nas vendas online. Quando se trata de indústrias que costumam ser fornecedoras para o varejo, isso acaba sendo ainda mais importante, já que nem todos os produtos são de simples carregamento ou transportados de maneira simples. 

Muitos devem ter um transporte cuidadoso e até mesmo um custo elevado para serem transportados. Sendo assim, a questão logística deve ocorrer após o fechamento de uma boa parceria com uma transportadora e o entendimento de que a entrega é peça-chave para o sucesso das suas vendas de produtos industriais online. 

Estude muito bem o seu mercado

A nossa terceira dica é que você deve conhecer muito bem o seu mercado. Isso vale para todas as vendas online, mas se aplica ainda mais quando falamos do setor industrial. É preciso conhecer seus concorrentes, o que eles têm a oferecer, seu processo de fornecimento, e diversos outros detalhes. 

Saiba o valor de seus produtos e o que eles têm a oferecer, assim como as melhores estratégias que vão atender às demandas do seu público. Por exemplo: se você trabalha com um transformador de solda, é preciso entender que ela é fundamental para sistemas hidráulicos, já que permite a vazão do fluido sob pressão por diferentes vias. 

Procure ter as respostas na ponta da língua e conhecer de maneira completa todas as nuances mercadológicas em que sua indústria está inserida. 

Veja também: Você sabe como fazer um estudo de mercado? Descubra em 7 passos

Utilize estratégias de marketing digital e tenha o seu próprio site

É praticamente impossível vender pela internet sem ter nenhum tipo de divulgação. Sendo assim, algumas estratégias acabam sendo cruciais para você alcançar o sucesso, como o próprio marketing digital e a criação do seu próprio site. 

Procure divulgar sua loja ou seu marketplace nas redes sociais, crie seu próprio site e seu blog, poste conteúdo relevante de forma frequente, mostre ao seu consumidor mais sobre a sua indústria e faça uma divulgação orgânica, pois essas dicas vão ajudar a alavancar a venda de seus produtos. 

Seja detalhista com todos os seus itens

Por fim, é sempre necessário ser detalhista com todos os seus itens. 

Como já citamos, o setor industrial tende a ter um ticket médio mais elevado, então cada detalhe conta. Capriche nas suas fotos e vídeos para passar credibilidade, responda dúvidas e seja atencioso com seu público. 

Além disso, dê algumas garantias caso necessário. Se você comercializa produtos como bombas d’água ou outros tipos, procure fornecer um sistema de conserto de bomba, que ajuda a lidar com problemas como desabastecimento, inundação, potabilidade e higienização da água, trazendo uma garantia a mais ao consumidor. 

E aí, está pronto para colocar o seu conhecimento em prática? Veja também estes outros artigos do nosso blog que podem te ajudar:

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.