As pessoas carismáticas são diferentes de todo o resto. Saiba o que as tornam tão especiais!

As pessoas carismáticas têm hábitos únicos e, por isso, conseguem atingir seus objetivos de maneira mais direta do que outras pessoas.

O que identifica essas pessoas como um ser carismático, diferente dos outros indivíduos, não é apenas o que elas fazem, mas sim o que elas fazem de diferente, e como fazem. Aprender um hábito não se resume a saber qual o hábito, mas sim, saber como aplicá-lo em sua rotina.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Porque saber e não aplicar é a mesma coisa que não saber, uma vez que o conhecimento só tem utilidade – ou validade – se colocado em prática.

Preparamos uma apresentação que explica como ser carismático. Nela você encontrará as principais dicas desse artigo, inclusive, o que torna a pessoa carismática e o significado disso. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo!

11 dicas de como ser um apessoa carismática

E é justamente aí que mora o perigo: existe muito vendedor, profissional e empreendedor que acha que sabe, apenas por conhecer um comportamento. Mas, o hábito – que é o que faz toda a diferença (e o monge!) – só é formado com a prática, e é ela que interessa.

As pessoas carismáticas fazem as coisas de maneira diferente. Para isso, comece aprendendo como ser simpático. Depois, refine ainda melhor o seu comportamento para que você possa aprender como ter carisma e alcançar os resultados desejados.

Confira estas 11 regras e descubra, de verdade, o que é ser uma pessoa carismática.

#1. Elas exalam alegria

As pessoas procuram a felicidade assim como as mariposas procuram a luz. Todo mundo quer ser feliz e tudo o que fazemos é para encontrar a felicidade.

Por isso, quando você transborda felicidade e alegria, as pessoas simplesmente querem estar perto de você, de alguma maneira, simplesmente porque querem compartilhar da sua alegria.

como ser pessoas carismáticas

Pessoas carismáticas exalam alegria

#2. Elas contam histórias

Há muitas experiências humanas comuns que podem ser compartilhadas por diferentes pessoas da mesma maneira.

As pessoas carismáticas são aquelas que realmente compartilham essas experiências com os outros e, assim, fazem com que todos queiram compartilhar suas experiências.

A chave para atrair a atenção das pessoas é essa: ter a coragem de compartilhar.

como ser pessoas carismáticas

Pessoas carismáticas estão sempre contando histórias e compartilhando suas vivências

#3. Elas inspiram confiança

Cultive um aperto de mão firme, olhe as pessoas nos olhos quando você estiver falando com elas, mantenha o foco na pessoa que está à sua frente e deixe qualquer outra coisa para depois.

Pode parecer simples ser confiável e prestar atenção no que os outros dizem, mas é muito difícil.

Comece a praticar agora, porque as pessoas carismáticas têm essas habilidades muito arraigadas a seu comportamento.

Veja também: 4 livros famosos sobre a arte de influenciar pessoas

#4. Elas compartilham convicção

Quem, na sua opinião é a companhia perfeita: a pessoa que parece ser bem-sucedida e que fala sobre coisas importantes que motivam os outros a agir, ou aquele que parece não se preocupar com nada?

As pessoas carismáticas são apaixonadas. Elas falam com animação, querem mostrar e compartilhar tudo que sabem.

#5. Elas escutam ativamente

Ninguém gosta de uma pessoa que gira apenas em torno do seu ego, de si mesmo, de suas ideias e realizações.

A chave para o carisma é a habilidade de despertar as outras pessoas e fazê-las se envolverem com você e com os outros, compartilhando suas experiências.

Uma vez que você escuta os outros magneticamente, com atenção plena e consciência exata do que estão falando, você mostra interesse pelas pessoas e, por conta disso, elas mostram interesse em você.

como ser pessoas carismáticas

Pessoas carismáticas sabem o momento de ouvir os outros

#6. Elas são acessíveis

As pessoas carismáticas são frequentemente descritas como acessíveis, uma característica normalmente enraizada na empatia.

Como os cães, os humanos podem sentir se as pessoas serão receptivas ou não ao que eles têm a dizer.

Por isso, se você quer se tornar uma pessoa carismática, precisa estar acessível às ideias dos outros, e aberto para que as pessoas venham até você para contar suas ideias e histórias.

#7. Elas prestam atenção aos detalhes

Pessoas carismáticas não se distraem durante as conversas. Elas prestam atenção aos detalhes, fazem perguntas e redirecionam a conversa de acordo com a linguagem corporal de seu público.

A postura que uma pessoa carismática adota também influencia e é uma maneira de manter a bola rolando durante a conversação, bem como incentivar a participação das outras pessoas.

#8. Elas não se incomodam com as críticas

Pessoas carismáticas são pessoas altivas e estão, muitas vezes, no centro das atenções.

Por isso, muitas vezes, as críticas são inevitáveis. Mas as pessoas carismáticas criam uma proteção que permite que continuem fazendo o que estão fazendo, sem se preocuparem com o que os outros pensam.

#9. Elas arriscam

Todos tememos o fracasso, mas as pessoas carismáticas não fogem dele.  As pessoas carismáticas arriscam perguntar coisas aos outros, sem se importar com a resposta ou com o que falar depois.

Afinal, qual é a pior coisa que poderia acontecer? Esse é o modo de vida. Elas rolam os dados e conseguem o que querem com mais frequência do que se tivessem medo de tentar coisas novas.

como ser pessoas carismáticas

Pessoas carismáticas arriscam viver coisas novas

#10. Elas são ativas

Uma pessoa não pode ser rotulada como carismática, a menos que os outros sejam atraídos por ela – o que significa, por padrão, que uma pessoa carismática está envolvida com aqueles que a rodeia.

Seja qualquer atividade que façam na academia, estudos, grupos de networking ou outra função na comunidade, você geralmente não encontra essas pessoas cochilando em frente da TV.

#11. Seu copo está meio cheio

Todos nós temos dias difíceis e há coisas difíceis acontecendo em todo o mundo ao nosso redor.

As pessoas carismáticas deixam a negatividade para trás, mesmo quando as coisas não caminham como elas queriam. E fazem isso de uma maneira que possam tirar uma lição positiva de tudo isso.

Essas pessoas escolhem viver de um jeito mais aberto, pensando sempre no lado bom das coisas e nas oportunidades.

Veja mais: 25 frases sobre produtividade para inspirar seu time

Você está pronto para ser uma pessoa carismática?

Uma pessoa carismática não é apenas aquela pessoa que sabe como ser simpática com sorriso amarelo, que parece ser uma pessoa legal.

Muito menos aquelas pessoas que fingem ser amigas apenas para tirar proveito disso depois. Saber como ser carismático não é ser aquela pessoa espalhafatosa, muito pelo contrário.

O carisma é a qualidade de personalidade que destaca as pessoas a exercerem espontaneamente atitudes de líderes. Exatamente! As pessoas carismáticas sabem como motivar uma equipe contagiando aqueles que estão ao seu redor.

É claro que isso é mais fácil para pessoas simpáticas naturalmente. Mas não é o suficiente! A pessoa carismática tem um significado que vai muito além disso.

Portanto, se você quer se destacar pelo seu carisma, você precisa ser uma pessoa interessada, pensar nos outros e, a cada dia, exercitar ainda mais seu sentido de servir aos outros.

Esse é o caminho das pessoas carismáticas: serem positivas e agregarem valor aos que estão ao seu redor.

O carisma pode ser um fator considerável para auxiliar líderes. Mas não é o único. Baixe nosso e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas – Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas, e conheça mais sobre este assunto!