As chamadas de vendas são a maior arma de uma equipe de vendas. Aqui está como perder o medo de vender por telefone

Qual é o segredo para fazer chamadas de vendas bem sucedidas? Todo vendedor tem medo de gaguejar ao telefone, de esquecer o roteiro e até mesmo de ser mal atendido pelo seu potencial cliente.

Mas, as chamadas de vendas ainda são uma importante ferramenta para abrir oportunidades de novos clientes, levar o nome de sua empresa para terceiros e abrir mercado.

O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Portanto, mesmo que muitos vendedores não gostem – e realmente não gostam de fazer chamadas de vendas – elas são um mal necessário e você precisa descobrir como perder o medo de vender por telefone.

Agora que você já sabe disso, vem a nossa pergunta: qual das opções abaixo é o primeiro passo para conquistar uma venda?

  • a)     Cumprimente e envolva o seu prospect.
  • b)     Tenha um plano.
  • c)     Encontre o problema.
  • d)     Antecipe perguntas com antecedência.
  • e)     Mostre que você é a solução.
  • f)      Defina um objetivo de fechamento apropriado.

Ou você acredita que nenhum deles seja?

como perder o medo de vender

As vendas começam com prospecção. E a prospeção começa, muitas vezes com as chamadas de vendas.

Veja também: Táticas de vendas por telefone: aprenda a usar

A prospecção é o primeiro passo para fechar uma venda

Em nossa cultura, não é quem trabalha mais, o melhor preparado ou o mais inteligente que mais vende. É a pessoa que está mais disposto à prospectar mais do que todo mundo.

Os vendedores não deveriam se envergonhar das chamadas de prospecção, elas fazem parte do processo de vendas.

Afinal, ligações comerciais fazem parte do plano e não tem nada de errado. Vendedores precisam espalhar a palavra.

A relutância nas chamadas de vendas é uma resposta mental para uma ameaça percebida. O ato de prospecção não é o que causa ansiedade nos vendedores.

O problema está em não saber – ou não entender – como conduzir a prospecção. Obviamente que podemos sugerir que o vendedor apenas mude sua mentalidade apreensiva para uma mentalidade positiva.

No entanto, o pensamento positivo por si só é insuficiente sem o seu homólogo crucial: as emoções positivas.

Quando há incertezas se você deve ligar para o cliente, ou se você está fazendo a coisa certa, você precisa entender que as chamadas de vendas fazem parte do processo comercial.

Não deixe que a relutância tome conta de você

Respire fundo e pense sobre o seu sucesso empresarial mais recente.

O seu pensamento apenas enviou hormônios felizes através de sua corrente sanguínea. Agora, pense em pegar o telefone para ligar para alguém que esteja em sua lista, mas com quem você ainda não iniciou o contato.

O medo ou ansiedade estão ligados à ideia de pegar o telefone? É o hipotálamo que está mandando hormônios que correspondem a esse medo e ansiedade para nosso corpo.

Nós podemos treinar o cérebro a secretar hormônios mais felizes (endorfinas), para que possamos nos sentir melhores. E essa é uma das maneira mais eficazes de como perder o medo de vender por telefone.

E quanto melhor nos sentimos, mais positivo nos tornamos. As endorfinas realmente acalmam o cérebro.

As crenças são apenas pensamentos que pensamos consecutivamente. Nossas crenças tornam-se as nossas expectativas e as nossas expectativas se tornam a nossa experiência.

Isso tem sido cientificamente comprovado por cientistas comportamentais que estudam o nosso comportamento.

Ao superar a relutância das chamadas de vendas, você literalmente muda a química do seu corpo, para que o medo e a ansiedade não sejam mais suas emoções prontas.

Abaixo estão 3 exercícios para ajudá-lo a definir o tom e conseguir usar a chamada de vendas com sucesso durante suas iniciativas de prospecção.

como perder o medo de vender

Não é preciso ser um super herói para pegar o telefone e fazer chamadas de venda.

Confira: Dicas de como fazer vendas por telefone mais eficientes

3 dicas de como perder o medo de vender por telefone

#1. Crie um momento de intervenção da felicidade

No final do seu dia de trabalho, antes de sair do escritório, sente-se com o seu jornal, iPhone ou um pedaço de papel.

Escreva 3 coisas que correram bem durante o dia e, por que foram bem. Repita isso todos os dias.

Observe quanto melhor você começa a se sentir imediatamente. Esse exercício acelera nossa redefinição hormonal. Podemos chama-lo de intervenção da felicidade.

#2. Mude seu diálogo interno

Monitore as histórias que você conta para si mesmo (ou seja, seu diálogo interno). Um exemplo poderia ser: fazer ligações não funciona na era das mídias sociais.

Até que você se torne consciente de suas histórias negativas e aprenda a mudar a sua mentalidade, nenhum treinamento, coaching, ou livros de autoajuda vão permitir que você atinja seus objetivos.

Identificar seu diálogo interno e muda-lo é a única maneira de identificar questões que vão diminuir a sua relutância sobre as chamadas de vendas.

#3. Seja agradecido pelas suas conquistas

O oposto do medo é o amor. Amor e gratidão caminham lado a lado. Voltando para o hipotálamo: quando você se concentra nas coisas em que você é grato, seu hipotálamo bombeia hormônios felizes.

Quando você se sente melhor, você não é mais a vítima de todos os pensamentos negativos habituais que rondam a sua cabeça.

Os psicólogos recomendam fazer uma lista de 5 coisas pelas quais você é grato a cada manhã para se preparar para um dia mais bem sucedido.

como perder o medo de vender

Pense nas suas conquistas. E use isso como motivação para seguir em frente.

Você já está pronto para começar?

Quando você se sente melhor sobre as coisas que acontecem ao seu redor, está pronto para enfrentar o telefone.

O medo da rejeição é normal. O medo do cliente desligar na sua cara, completamente compreensível, mas a sua vontade de vencer seus medos e agarrar as oportunidades precisa ser muito maior do que apenas o medo por si só.

Por fim, quanto mais ligações você fizer, mais terá seu discurso adaptado para o que mais dá resultado. E você só vai saber o que dá resultado se se preocupar em aperfeiçoar a sua abordagem.

Hoje temos milhares de tecnologias que podem parecer terem substituído as vendas. Mas não é bem assim. A maior parte das oportunidades ainda acontecem quando estamos conversando pelo telefone com nossos potenciais clientes.

Mas, obviamente você só vai conseguir vencer o medo de pegar no telefone se admitir que está sendo receoso e se convencer de que precisa aceitar que está criando empecilhos, para que possa mudar o seu comportamento.

Quanto melhor você se sente, mais rico você será. E a sua força, certamente será convertida em energia para vender, o que pode ser, certamente, traduzido retorno comercial.

Você será bem sucedido na mesma proporção que enfrenta seus desafios. Não tem como perder o medo de vender de outra forma.

Veja mais: Aprenda a criar um script de vendas por telefone

Agora que você já sabe como perder o medo de vender de vender por telefone, que tal usar chamadas de vendas para fazer prospecção?

Baixe nosso e-book gratuito e saiba mais: O Guia da Prospecção