Para transformar a sua agenda de contatos em uma agenda de negócios, é preciso ter em mãos as informações importantes e usá-las a seu favor.

Transforme sua agenda de contatos em uma agenda de negócios

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

Deixe de lado a sua agenda de contatos! Transforme-a em uma agenda de negócios.

É isso o que importa.

De que adianta ter uma lista imensa de clientes se você não a utiliza para gerar mais negócios? Faça a sua carteira atual de clientes trazer novas vendas.

1. Tenha um cadastro de clientes eficiente

Tudo começa com um cadastro bem elaborado e consistente.

Colete inicialmente os dados para contato (se puder futuramente coletar as outras informações):

  • Nome
  • Email
  • Telefone
  • e outros que forem importantes para os contatos futuros

Com esses dados em mãos, você consegue estabelecer futuros contatos e preencher as outras informações que faltam. Dessa forma, o cliente não se cansa de preencher extensos formulários e você garante agilidade no serviço.

Além desses dados para contato, registre também os produtos / serviços que interessaram ao cliente, onde você o conheceu, como ele chegou até a sua empresa e o potencial de compra dele: ele faz compras esporádicas e de alto valor, ou compras constantes e de baixo valor?.

Dica: Se o seu cliente for pessoa jurídica, grave também o site da empresa, página do Facebook e a página no LinkedIn. Essas informações podem te ajudar em futuros contatos, pois você saberá sobre as novidades da empresa dele e terá mais assunto para as conversas.

2. Controle a agenda de tarefas

Não adianta confiar na memória. Mesmo que nossa memória seja ótima, sempre acabamos esquecendo algum compromisso. Aliás, um ótimo exercício para a memória consiste em anotar o que temos em mente.

Anote na mesma hora tudo o que estiver pensando!

E esqueça os papéis de lembrete espalhados pela mesa… Seja um bloco de notas de papel, a lista de lembretes do celular, o bloco de notas do computador, não importa o meio que você utiliza, tenha um local específico para as anotações.

Faça o seguinte: pegue todos os pedaços de papel espalhados pela sua mesa e crie uma lista o quanto antes. Deixe de lado a ordem de prioridade, o que importa é anotar os compromissos em um único lugar e eliminar a papelada espalhada.

Em seguida, organize sua lista por data. É muito importante ter uma data para conclusão. Mesmo que você não consiga completar na data estimada, você terá uma meta à cumprir.

Tenha uma agenda de negócios organizada.

Tenha uma agenda de negócios organizada.

3. Marque datas para entrar em contato

Lembre-se desse princípio básico: não deixe o contato esfriar.

Se você demorar muito para entrar em contato, o cliente pode perder o interesse. Por outro lado, se você não der espaço para ele “respirar”, você acaba se tornando uma pessoa cansativa.

Matenha um contato constante mas sem exagerar. Agende datas para entrar em contato, para perguntar o que o cliente precisa, ou se ficou com alguma dúvida.

Isso vale também para negócios que já foram concretizados!

Faça o acompanhamento das vendas, o pós-venda. Ligue para perguntar se ele está satisfeito, colete feedback e registre todas as informações que ele te passar.

E para completar, uma coisa importante que muitos acabam se esquecendo: diga que irá mantê-lo informado sobre as novidades de sua empresa, produtos e serviços. Dessa forma, você passa confiança e ganha a oportunidade de vender produtos complementares.

Dica: Se você tiver as informações sobre os produtos que ele se interessou ou adquiriu (veja a parte 1 desse artigo), você conseguirá informar seu cliente sobre as novidades mais relevantes para as necessidades dele.

Uma ferramenta de CRM te ajuda na organização de todas essas informações. O cadastro de clientes fica gravado junto com a agenda de tarefas e as anotações importantes sobre cada cliente. Para saber mais, veja esse artigo que mostra a importância dos sistemas de CRM em pequenas empresas.