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A importância dos sistemas de CRM em pequenas empresas

Escrito por
Gustavo Paulillo

Você já deve ter se perguntado se compensa implantar um sistema de CRM em sua empresa. Qual será a real vantagem?

Relacionamento é o grande diferencial que as pequenas empresas têm em relação às grandes. É a “carta na manga”. Bom atendimento e personalização são fatores determinantes na hora em que o cliente vai fechar um negócio. Bom, isso você já confirmou, mas e quanto à aplicação tecnológica? Vamos falar um pouquinho sobre ela.

Já pensou no número de vezes em que você lembrou de certa empresa quando pretendia comprar algo, pois foi bem atendido? E é nesse fator que as pequenas se destacam.

Os consultores especialistas enfatizam a importância de conhecer bem os hábitos de seus clientes, tratando-os de forma personalizada e apresentando produtos / serviços que são de interesse deles. A tecnologia busca aproximar o atendimento pessoal diferenciado, ao dia-a-dia dinâmico da vida de um empreendedor atualmente.

Antes de tudo, é bom ter em mente que CRM é uma estratégia, ao invés de simplesmente um software. A analogia ao dono da mercearia é muito utilizada pelos consultores em CRM, para exemplificar a ideia:

CRM aplicado desde antigamente

CRM (Customer Relationship Management) é o nome da estratégia que coloca o cliente como foco dos processos de negócio.

A Gestão do Relacionamento com Clientes (tradução do termo CRM para o português) é aplicada faz muito tempo, na época em que o dono da mercearia de vários anos atrás, conhecia bem todos seus clientes.

Ele tinha anotadas em um caderninho, todas as informações importantes sobre seus clientes, como por exemplo, onde eles moravam, as datas de aniversário, os produtos que mais gostavam, a frequência em que visitavam a loja, os melhores clientes, etc… Essa prática tornava-os fiéis à loja.

As vantagens de um sistema de CRM

A grande vantagem de utilizar uma ferramenta para auxiliar na estratégia de relacionamento com clientes, é a possibilidade de registrar todo contato entre empresa e cliente, mantendo as informações importantes registradas no sistema. Assim, o pessoal de sua empresa sabe o que está sendo tratado, podendo dar continuidade nas negociações ou atendimento.

Vantagens para pequenas empresas

Os dados ficam centralizados em um único lugar, evitando a perda dos contatos que podem ocorrer com a utilização de planilhas.

Conheci uma empresa que separava as planilhas de contatos para cada vendedor, mas mantinha uma central com todas as informações para os sócios.

O problema era que, todo final de mês, eles precisavam organizar tudo novamente.

As possibilidades vão além disso: as informações armazenadas podem oferecer uma visão ampla sobre os contatos, apontando quais são os mais interessantes, qual é a melhor oportunidade de negócio em relação ao esforço de venda, aqueles que estão sempre dando ideias sobre como melhorar seus produtos / serviços e aqueles que sua empresa deve entrar em contato para fortalecer o relacionamento.

Há alguns tipos de sistemas de CRM, desde os mais complexos que são projetados especialmente para grandes empresas, devido a necessidade de integrar os vários departamentos, até os mais simples oferecidos em plataforma web “sob demanda”:

Sistemas de CRM em plataforma web

Esses sistemas ganham destaque entre as pequenas empresas, pois são oferecidos através de assinaturas mensais de baixo valor e não exigem que a empresa tenha os equipamentos de infra-estrutura, nem equipe com conhecimentos técnicos para mantê-los no ar:

  • Agendor
  • Brascomm
  • CoffeBean
  • CRM Venda+
  • EngeVendas
  • HighRise
  • Symbio
  • Sales Cloud (da Salesforce.com)

Já teve experiências anteriores utilizando sistemas de CRM, ou dicas interessantes de ferramentas? Compartilhe aqui.

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  1. Daniel

    Parabéns! Gostei muito do texto. Realmente, eu uso um sistema com essas característica, é o MidhasCRM. Já obtive um avanço considerável nas minhas atividades como vendedor…Meu trabalho está muito mais organizado…Se houver a curiosidade, acessem http://www.midhascrm.com.br

  2. Gu Paulillo

    Obrigado Daniel.

  3. 8 Táticas para recuperar ex-clientes [Infográfico] - A Internet no relacionamento com clientes!

    […] [Prezi]CRM Cases: O dia em que o sistema parouO futuro do CRM: Tradicional x Social [Infográfico]A importância dos sistemas de CRM em pequenas empresasComo é feita a implantação dos sistemas de CRMCustos para implantar sistemas de CRMNetworking no […]

  4. Andrey Pedro Lefkum

    Alguns historiadores falam que utilizavam o conceito do CRM em Roma.
    Lançamos um sistema de CRM: http://www.midhascrm.com.br

  5. Augusto

    Olá, parabéns pelo artigo, está muito bom. 

    Gostaria de apresentar o Plugger: http://www.plugger.com.br

    Ele foi lançado há pouco e ainda está evoluindo, mas já possui funcionalidades plenas para gerenciar contatos!

  6. Gu Paulillo

    Obrigado pelo elogio Augusto!

    Bacana o Plugger. O Agendor segue a mesma linha 😉

  7. Roberto

    Estou implantando CRM no depto de vendas e já esta dando resultado.

  8. Gu Paulillo

    É ótimo saber disso Roberto,

    CRM quando bem aplicado, é um grande diferencial para a empresa!

    Abraço!

  9. Marilenevf

    Roberto me fala como você etá fazendo, estou precisando aplicar na minha equipe de verndas também: marilenevf@gmail.com

  10. Roberto Marchesoni

    Ola, comprei um sistem onde esta incluso o crm, e cada vendedor e secretaria alimento com os acontecimentos diariós.
    É alimentado os orçamentos elaborados e posteriormente tudo sobre aquele item ate a entrga do material e satisfação do cliente.

  11. Como criar a sua Agenda de Negócios - Blog do Agendor

    […] Uma ferramenta de CRM te ajuda na organização de todas essas informações. O cadastro de clientes fica gravado junto com a agenda de tarefas e as anotações importantes sobre cada cliente. Para saber mais, veja esse artigo que mostra a importância dos sistemas de CRM em pequenas empresas. […]

  12. Brascomm

    Ótimo artigo! Para nós é uma satisfação ser referência para pequenas e médias empresas que buscam um serviço de qualidade com um custo acessível.

  13. jones augusto

    Senhores,
    estou fazendo um artigo sobre uso de crm em pequenas empresa, gostaria de um contato maior, podem me passar seus endereços? o meu é jonesaugusto@r7.com Roberto, espero seu email e dos demais…

  14. Ezequiel

    Obtive o acesso a este artigo através de material da faculdade. Muito interessante e instrutivo!

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