estresse já atinge 90% da população do planeta, de acordo com dados divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É um número assustador, tendo em vista que o estresse é responsável por uma série de complicações na vida das pessoas. Descubra agora como combater o estresse e ter mais qualidade de vida, com algumas mudanças simples de hábito.

O que é estresse

Apesar da terminologia ser utilizada de maneira corriqueira para designar algo ruim, a definição de estresse não está relacionada a uma patologia médica. Os níveis de estresse, no entanto, quando se encontram elevados, demonstram a forte tendência para o desenvolvimento de complicações físicas e mentais.

Para saber como combater o estresse é fundamental conhecer as suas causas, como ele se manifesta e quais hábitos devem ser evitados. Em linhas gerais, o estresse pode ser entendido como a reação natural do corpo ao ambiente, principalmente quando se trata de um contexto diferente ou para o qual o sujeito não estava preparado.

Especialistas indicam que o estresse surge da diferença existente entre uma demanda e a capacidade do sujeito de lidar com a situação. Qualquer situação que esteja fora do padrão pode causar estresse. Isso faz com que todos os seres humanos estejam sujeitos a enfrentar momentos de estresse durante a vida.

Mas, se todos nós estamos sujeitos a isso, porque se trata de um problema? A resposta está na quantidade de estresse enfrentada. Quanto mais você se estressa no dia a dia, menor controle tem sobre o seu corpo e mente. Chega um momento em que outros distúrbios começam a aparecer. É o caso da ansiedade e da síndrome do pânico.

Para que você seja capaz de ter uma vida mais saudável é fundamental saber como combater o estresse. Antes de passarmos às dicas para eliminar de uma vez por todas o estresse da sua rotina, vamos falar sobre os sinais de que você está passando por momentos de estresse.

Sinais que indicam que você sofre de estresse

Existem vários sinais indicativos de que o estresse está tomando conta da sua vida. Eles podem ser classificados em dois grupos:

  • Sinais de estresse mentais
  • Sinais de estresse físicos.

Você lembra do SUNTZU, o famoso general, estrategista e filósofo chinês, autor da Arte da Guerra? Se você quer não apenas combater o estresse mas também derrotá-lo, é o momento de lembrar algum dos grandes ensinamentos que inspiraram milhares de líderes no mundo nos últimos 2500 anos.

como-combater-o-estresse

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória obtida sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo perderá todas as batalhas”. – Sun Tzu.

Pronto para conhecer quais são os sinais de estresse, e conferir se você está estressado(a) ou calmo como Buda?

Quais são os sinais de estresse mentais?

Entre os principais sinais de estresse estão:

  • Falta de concentração;
  • Pensamentos distantes e conturbados;
  • Sentimento de impotência diante das situações, até mesmo as mais simples.

Em razão da falta de concentração, você perde boa parte da sua capacidade cognitiva, o que pode afetar sua coordenação motora, a qualidade do seu sono e até mesmo o seu desejo sexual. Se você estiver com um grande nível de estresse pode até prejudicar sua libido, demonstrando queda no rendimento afetivo e amoroso quando se trata de sexo.

Quais são os sinais de estresse físicos?

Entre os sinais físicos de que você está vivendo uma rotina estressante estão:

  • A exaustão, caracterizada pela falta de disposição para a realização de atividades.
  • Dificuldade para dormir, geralmente provocada pelo fluxo de pensamentos e preocupações.
  • Queda de cabelo em excesso, um sintoma que deve ser acompanhado de perto por um médico a fim de descobrir causa e tratamento adequado.
  • Cansaço demasiado é uma forma que o corpo encontra de nos forçar a parar e descansar. A melhor opção é sempre respeitar esse pedido.
  • Alergias de pele são uma outra forma de o corpo manifestar que as coisas não estão bem.
  • Gastrite e úlceras são a forma que as paredes de nosso estômago encontram para sinalizar que o estresse pode maltratar também essa região.
  • Tensão muscular caracterizada por bloqueios, torcicolos e, até mesmo, rangimento noturno dos dentes podem ser sintomas que o estresse se acumulou.
  • Imunidade baixa é outro sinal de que o corpo está pedindo socorro. Se você está adoecendo com frequência, pode ser um recado que corpo e alma sentem falta de descanso, relaxamento e pequenos prazeres.
  • Dores de cabeça, que não devem ser consideradas como algo comum. Elas também podem ser um sinal de que as coisas não andam bem.

Quando você está estressado(a), não consegue nem realizar as tarefas mais básicas, com notável falta de energia física.

Está se sentindo assim?

Se você quer saber como combater o estresse e vencê-lo, a boa notícia é que existem alguns métodos. Todos eles bastante simples, mas com eficácia comprovada.

Quer saber o segredo?

A mudança de hábitos.

É a chave para criar ambientes mais agradáveis, sem conflitos e com baixo risco de irritabilidade.

Prejuízos causados pelo estresse

Entre os vários resultados negativos de uma vida estressante estão o aumento dos casos de distúrbios como ansiedade, depressão e síndrome do pânico. Todos esses distúrbios, apesar de possuírem causas específicas, estão intimamente relacionados com os níveis de estresse. Estudos indicam que o nível de estresse e estilo de vida da pessoa determinam 60% das doenças.

70% dos brasileiros economicamente ativos sofrem de estresse. Destes, 30% sofrem de Síndrome Burnout, um esgotamento físico e mental ligado diretamente às atividades profissionais, que foi caracterizado como uma síndrome depressiva pelo psicanalista nova-iorquino Freudenberger.

Uma pessoa estressada não consegue se relacionar bem com seus semelhantes, por estarem imersas em sentimentos desconfortantes. A frustração de não ser capaz de lidar com situações cotidianas acaba moldando a personalidade de quem sofre de estresse.

Por isso, é comum ouvir as pessoas falarem que outra está estressada demais, de uma forma nada positiva. O estresse precisa ser controlado e combatido ao máximo, pois pode trazer graves consequências. Quem sofre de estresse envelhece mais rápido, perde o apetite (alimentar e sexual), perde o foco e o rendimento. Felizmente, existem métodos para lidar com o estresse.

Como combater o estresse na prática

Uma das formas mais eficientes de combater o estresse é através da eliminação das situações de conflito. Se o clima na sua empresa não é dos melhores, talvez seja o caso de procurar uma consultoria especializada. Profissionais da Comunicação Interna, Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas, geralmente, possuem boas estratégias para lidar com conflitos e ruídos entre empregados. Além disso, um profissional da psicologia também poderá ajudar a encontrar soluções eficazes e maneiras mais leves de se lidar com os problemas.

Como combater o estresse

Fonte: sbcoaching

Pessoas que trabalham com o que gostam, em ambientes aconchegantes, tendem a ter menos problemas relacionados ao estresse. Tudo graças às energias e vibrações que o meio nos proporcionam. Quanto mais positivo e agradável o espaço, menor a chance de termos uma reação negativa. Estar em um lugar acolhedor é bom para o estresse.

Outra técnica eficiente que pode ajudar você que está se perguntando como combater o estresse é começando a dizer “não”.

Como combater o estresse

Fonte: sbcoaching

Você lembra quando foi a última vez que falou “Não” para um cliente?

Muitas vezes, fazemos muito além do que somos capazes, por não estarmos acostumados a dizer não. Seja um volume excessivo de trabalho ou realização de favores. Todas as tarefas em excesso podem despertar o estresse.

Evitar brigas é indicado por especialistas para controlar os níveis de estresse e ansiedade. E não estamos falando apenas de brigas graves, mas também das discussões. Não entre em conflitos que sejam desnecessários, pois eles tendem a não somar em nada em nossas vidas. Muito pelo contrário, são responsáveis pelo estresse desconforto. Dicas de bem-estar como essa podem te ajudar a controlar o estresse.

Com essas dicas e a ajuda do General SUNTZU, você está mais preparado e sabe agora como combater o estresse de forma eficiente. Esse é um grave problema, que deve ser enfrentado com seriedade. Com simples mudanças de hábitos é possível levar uma vida muito mais saudável e feliz.

Esse conteúdo foi escrito pela Astrocentro, a maior comunidade de esoterismo do Brasil.