Cada vez mais pessoas são atraídas por desenvolvimento pessoal e profissional para melhorar vários elementos da sua rotina, como:

  • resultados no trabalho;
  • hábitos;
  • produtividade;
  • gestão do tempo;
  • desempenho.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Antes de buscar por mais oportunidades de vendas para coaching, é preciso, essencialmente, conhecer seu cliente ideal e ter ferramentas que o ajudem a fazer a gestão dos contatos captados.
  • Os sistemas de CRM são ferramentas aliadas durante todo o processo de vendas, pois centralizam as informações sobre sua carteira de clientes. 
  • O pitch de vendas é uma das maneiras para captar clientes. Ainda mais para o coach, impactar possíveis interessados com suas palavras é muito importante.
  • Atualmente, a presença nas mídias sociais é fundamental para todos os negócios, mas para isso, é necessário saber exatamente onde o seu público está, seja no Instagram, Facebook ou LinkedIn.
  • Uma sessão aberta funciona como uma demonstração gratuita do seu serviço e é uma excelente maneira de atrair mais clientes.
  • O networking é, e sempre será, uma das maneiras orgânicas mais utilizadas para conquistar clientes. Para o coach, que lida com pessoas, manter uma rede de contatos saudável é vital.
  • Para estruturar uma prospecção de sucesso, é preciso seguir 3 etapas fundamentais: pesquisa, preparação e mão na massa. 

O foco de quem procura por um coach é a transformação do ser, no ambiente de trabalho ou social.

Para isso, as buscas por coaching têm sido verdadeiramente impressionantes nos últimos anos. Somente em 2018, o mercado de coaching movimentou mais de U$ 2,3 bilhões e segue com boas perspectivas de crescimento.

Então, é possível afirmar que, sim, o mercado de coaching está muito favorável para novos negócios!

Mas não espere que seus clientes cheguem até você, buscando por seus serviços de coaching, num passo de mágica. Sabemos que isso é mais complexo.

Isso significa que é preciso ter estratégia, se antecipar (até mesmo para gerar receita previsível) e entender como captar clientes para coaching.

Para elucidar essas táticas para você, neste artigo, separamos 4 práticas que podem ser aplicadas para captar clientes para coaching, vender mais, e transformar a vida de mais pessoas.

Continue a leitura para conferir!

Primeiros passos para entender como captar clientes para coaching

Antes de partirmos para as nossas 4 dicas para como captar clientes para coaching, precisamos alinhar alguns pontos.

Isso porque, sem os seguintes aspectos em mente, as estratégias de captação de leads podem ir por água abaixo e ocasionar perda de tempo, esforço, e dinheiro. E então, aquilo que deveria te trazer crescimento, pode trazer prejuízo.

São 2 os pontos em que você deve ter total atenção:

Conheça seu público-alvo

Todas as práticas que abordaremos ao longo do artigo devem estar centralizadas em uma questão determinante: seu público-alvo.

Esse conhecimento deve direcionar:

  • as estratégias de marketing;
  • campanhas;
  • comunicação;
  • identidade da sua marca.

Dessa forma, você poderá utilizar uma linguagem que seja coerente com o seu público, para que assim gere identificação com o seu serviço.

É também necessário realizar uma pesquisa de mercado para analisar tendências, o comportamento do público em relação ao seu coaching e como o ambiente externo pode influenciar suas escolhas.

Priorize os dados e procure utilizar metodologias comprovadas para guiar a construção do seu público-alvo.

Alguns artigos que podem te ajudar com isso:

Tenha uma ferramenta de apoio

Não adianta captar um grande volume de clientes, se você não conseguir gerenciá-los da melhor forma para converter uma venda.

Por isso, se preocupe em utilizar plataformas que otimizem sua agenda e seu processo de vendas. Um sistema de CRM, por exemplo, consegue apoiar suas prospecções dessa maneira e pode te auxiliar a:

  • segmentar clientes;
  • controlar prospecções;
  • registrar históricos de interação com os clientes;
  • cadastrar contatos;
  • mensurar indicadores.

Existem opções disponíveis no mercado que são gratuitas e que proporcionam a mesma organização, assim como o CRM do Agendor.

Além disso, priorize as ferramentas que também podem ser utilizadas na versão mobile. Assim, você pode estar sempre pronto para inserir informações e lembretes para seus clientes onde estiver.

Conheça o App de vendas do Agendor:

Para testar a plataforma gratuitamente e saber como o Agendor pode ajudar seu negócio a crescer, basta clicar aqui

Como captar clientes para coaching?

Não se esqueça dos pontos anteriores que citamos, beleza? Eles te ajudarão a colocar as dicas que mencionaremos a seguir em prática, tornando as estratégias de como captar clientes para coaching menos burocráticas.

A seguir, você confere 4 dicas para atrair mais clientes e fechar mais negócios:

1. Capriche no seu pitch de vendas

O interessante de trabalhar com coaching é que as oportunidades de captar mais clientes estão, literalmente, em todo lugar.

Contudo, é preciso dizer as palavras certas para atrair pessoas interessadas.

Para tanto, vamos dar um passo atrás e fazer uma reflexão sobre o coaching.

O coaching pode estar focado no desenvolvimento pessoal ou profissional de uma pessoa. O seu serviço deve se concentrar em provocar uma verdadeira transformação na vida do seu cliente, de acordo com o que ela deseja.

Então, quando te perguntarem “o que você faz”, evite responder simplesmente que é coach. 

Tenha um pitch de vendas preparado para gerar interesse e gerar valor para o seu negócio.

Veja um exemplo de pitch de vendas de coaching financeiro:

Ajudo pessoas a realizarem seus sonhos e a melhorarem sua qualidade de vida por meio da independência financeira.

Percebe a diferença?

Com isso, qualquer pessoa (em qualquer lugar!) que tenha desejos similares, com certeza irá querer saber mais sobre seu serviço.

2. Esteja presença nas mídias sociais

Esteja onde seu cliente está!

De acordo com o seu tipo de coaching, existe um canal mais utilizado para seu público. 

Coaching para emagrecimento, por exemplo, possui um público mais presente no Instagram ou no TikTok. Já um coaching de vendas, tem seus potenciais clientes presentes no LinkedIn. 

Se preocupe em mapear isso e esteja presente nessas mídias para que ter maior alcance do seu público e atrair mais clientes por meio de conteúdos relevantes para eles.

3. Crie uma sessão aberta 

Uma sessão de coaching aberta pode provocar seu público a saber mais sobre você. 

Crie uma sessão aberta, como uma espécie de prévia ou amostra grátis, que seja tão boa quanto suas sessões pagas.

Procure, já nessa sessão, motivar uma mudança de comportamento que aproxime sua audiência de seus objetivos pessoais.

Se não puder abrir uma sessão, grave vídeos e publique nas redes. Mas tenha em mente que essa sessão deve ser verdadeiramente matadora!

4. Networking 

O networking é fundamental para os coachs.

É preciso manter seu nome no mercado, fazer contatos, participar de eventos, manter relacionamento com outros coaches e com seus clientes e firmar parcerias e relações profissionais valiosas.

Por outro lado, fazer networking também te ajuda a se manter atualizado sobre as novidades do segmento e preservar a qualidade das suas sessões!

E para ter mais sucesso na captação de clientes, não deixe de estudar e conhecer novas metodologias, ferramentas e estratégias para aumentar suas vendas.

Veja mais dicas de como captar clientes:

Assista ao webinar: Prospecção ativa e gestão dos contatos: dicas para encontrar e convencer mais clientes