Assim como o próprio conceito de marketing, o papel do Chief Marketing Officer se transformou e se desenvolveu muito ao longo dos anos.

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Sim, esta é mais uma das pautas que se tornaram muito relevantes com o avanço da transformação digital.

Afinal, já que os consumidores e compradores estão muito mais exigentes e seletivos, é natural que o seu processo de decisão de compra se torne mais complexo. E para facilitar a tomada de decisão dos clientes, é preciso traçar estratégias de marketing que se distanciam dos modelos tradicionais.

Mas não é só sobre vender. Agora, é preciso construir uma marca que dialoga e cria vínculos com seu público-alvo. É por este motivo que o CMO tem se tornado um dos cargos mais importantes e estratégicos dentro da empresa.

Se você tem interesse em marketing e deseja crescer nessa área, este artigo é para você! Vamos entender o que significa a sigla CMO, a importância deste profissional e quais as boas práticas deste cargo. Boa leitura!

O que é CMO?

A sigla CMO significa Chief Marketing Officer e, em português, o equivalente seria diretor de marketing. Este é um cargo C-Level (executivos seniores de alta hierarquia) que funciona como peça fundamental para o sucesso de um negócio.

Seu time é o responsável não apenas por elaborar campanhas publicitárias a fim de promover produtos e serviços para aumentar as vendas, mas também por fazer uma leitura refinada sobre o cenário atual do mercado e criar estratégias de marketing que impactam a percepção do público em relação à imagem institucional.

Como mencionamos anteriormente, sabemos que o comportamento do consumidor mudou consideravelmente nos últimos anos. Como efeito, o processo de decisão de compra se torna mais complexo.

As etapas deste processo podem variar um pouco de negócio para negócio, mas no geral, se dão da seguinte forma: 

Logo, diante de um processo mais enredado, o marketing tradicional já não atende às necessidades das empresas. Agora, além de desenvolver campanhas que convertam em vendas, é preciso fortalecer a identidade da organização, seu propósito e seu posicionamento com o objetivo de promover credibilidade para o público-alvo e gerar insights para impulsionar os negócios da empresa.

Então, imagine só quanta responsabilidade o Chief Marketing Officer deve ter! Não é para menos, afinal, sem marketing uma empresa dificilmente terá um crescimento significativo. 

Isso porque, se tem um time que verdadeiramente conhece o cliente, é o time liderado pelo CMO. O foco em análises robustas sobre o comportamento e a experiência do cliente transformam essa equipe na representação mais fiel da voz do cliente.

E sem um cargo tão estratégico quanto o CMO, sua empresa será apenas mais uma no mercado, já que são eles que podem gerenciar um time que produz campanhas e táticas de impacto no mercado. 

Mas como o CMO deve fazer tudo isso?

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O que faz um Chief Marketing Officer?

O CMO deve desenvolver o planejamento estratégico de marketing, um dos mais indispensáveis dentro da organização e que dita o foco dos negócios futuros.  

Entenda melhor o que faz um CMO e a equipe liderada por esse profissional:

Estudar o mercado

Antes de tomar qualquer decisão ou desenvolver um planejamento, é crucial que o Chief Marketing Officer estude e analise os comportamentos do mercado.

Identificar quais são as tendências de consumo ou como o público está se comunicando são pontos a serem monitorados pelo CMO para que possam elaborar um planejamento estratégico de marketing de sucesso.

Confira também: Você sabe como fazer um estudo de mercado? Descubra em 7 passos

Recrutar, treinar e liderar o time de marketing

O Chief Marketing Officer deve compreender quais são as qualificações necessárias para cada cargo dentro do time de marketing e, em parceria com o RH, desenvolver um processo seletivo assertivo para trazer para sua equipe as pessoas mais preparadas para contribuir com o seu planejamento de marketing.

Além disso, um processo de onboarding bem estruturado é essencial para que os membros do time estejam bem treinados e por dentro das boas práticas da área e da empresa para evitar erros e para ter um melhor aproveitamento de sua produtividade.

E para garantir que seu time está motivado, satisfeito e sentindo-se desafiado, o CMO precisa ser um líder nato! Desse modo será possível analisar de perto a performance da equipe e, se necessário, ajudá-los a aprimorar a execução de suas tarefas. 

Implementar soluções de automação de marketing

Com a evolução do marketing e de seus cargos, é esperado que as ferramentas utilizadas na área, principalmente com a chegada do marketing digital. 

Por isso, o CMO precisa avaliar as opções do mercado e escolher a plataforma de automação de marketing que mais se adequar ao planejamento estratégico de marketing.

Administrar investimentos

Saber distribuir a verba disponibilizada para área é fundamental para ter êxito nas ações de marketing. 

Isso será preciso tanto para a contratação de novos colaboradores, quanto para a implementação de novas soluções e recursos que irão aperfeiçoar o trabalho do time.

Analisar e apresentar resultados

Todas as ações traçadas no planejamento estratégico de marketing pelo Chief Marketing Officer devem ser mensuradas, analisadas e apresentadas ao CEO e para os outros departamentos, principalmente no que diz respeito ao retorno do investimento recebido e se o progresso do planejamento está sendo positivo.

Como ser um bom CMO?

E aí, deu vontade de ser um Chief Marketing Officer? Então, quando isso acontecer, tenha em mente essas dicas para ser um CMO:

1. Domine o mercado do produto ou serviço em questão

Se você tem experiências no time de marketing de soluções em software (saas), é importante que você domine muito bem este mercado. 

É claro que isso vale para qualquer segmento. O importante é que você sempre se mantenha informado sobre as tendências para desenvolver campanhas com base em informações.

2. Resolva problemas de maneira criativa

Esta é a competência universal para todo bom marqueteiro: criatividade!

Portanto, use a criatividade a seu favor para resolver problemas de forma inovadora por meio de brainstormings ou dinâmicas em grupo. Isso pode resultar em uma campanha genial.

Um bom CMO sabe que os problemas não são resolvidos com microgerenciamento. Conheça os riscos:

3. Conheça bem todas as mídias e canais de comunicação

É essencial compreender as mídias disponíveis que permitem que você alcance seu público-alvo, tais como as mídias paga, própria, social e espontânea.

Dessa maneira você tem mais chances de criar um planejamento tático de marketing que entrega mais resultado.

  • dar feedback;
  • ser flexível;
  • ser exemplo para os membros do time;
  • desenvolver boa comunicação;
  • promover um bom clima organizacional;
  • valorizar seus profissionais.

Assim sendo, um Chief Marketing Officer precisa estar por dentro das melhores práticas para gestão de equipes. E para isso, um material para estudo essencial é nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes! Não deixe de conferir e baixe agora mesmo!