Uma plataforma de CRM, quando é implementada com sucesso em uma empresa e tem adesão de toda a equipe de vendas no dia a dia, pode trazer resultados positivos em todo o seu processo comercial.

Em muitos casos, a plataforma não é contratada para resolver um problema específico, mas para otimizar e melhorar o processo como um todo. Esse foi o caso da Stampare Artigos Promocionais.

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

O gerente comercial da empresa, Francisco Sarmento, contou um pouco mais de como o Agendor ajudou a deixar a rotina de vendas mais clara e objetiva, e as decisões gerenciais mais assertivas. Confira o relato:

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Sobre a Stampare Artigos Promocionais

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A Stampare foi fundada em 1990 e atua na produção de materiais promocionais que promovam marca, produtos e serviços de empresas nacionais e internacionais. A produção principal da empresa tem foco em peças de vestuário, como camisetas, camisas e bonés.

Hoje, a Stampare atende desde pequenos até grandes clientes e está situada em Americana, no interior de São Paulo, na região metropolitana de Campinas.

Com desafios relacionados a:

  • acompanhar negócios e etapas do funil de vendas;
  • entender com precisão o timing do cliente, para não perder nenhum negócio;
  • obter informações precisas para tomar decisões gerenciais mais assertivas;

os gestores da Stampare decidiram procurar um CRM.

Dificuldades no acompanhamento de vendedores e negócios

A dificuldade em acompanhar o andamento de cada negócio em todas as fases do processo de venda é uma queixa comum de gestores, principalmente os que gerenciam times comerciais grandes.

Muitas vezes, devido à essa falta de acompanhamento mais preciso, os vendedores podem perder o timing correto para fazer um follow-up e, consequentemente, deixar de fechar novos contratos.

“Tínhamos um sistema que ajudava no controle interno, então fazíamos algum acompanhamento dos negócios que estavam em andamento, mas faltava ainda a parte de indicadores. Precisávamos de um processo um pouco mais ágil para entender em que fase da venda estava cada cliente”, diz Francisco.

Outro ponto apontado pelo gestor da Stampare era a dificuldade em acompanhar as atividades de cada vendedor e entender se eles estavam em contato com os clientes da maneira correta.

“Percebemos que poderíamos melhorar o processo e entregar mais valor ao cliente, além de facilitar nosso processo de venda. Com isso, veio a decisão de buscar um CRM, para adaptar melhor às necessidades e dificuldades que tínhamos.”

Simplicidade no uso = maior adesão da equipe

Após a decisão de contratar um sistema de CRM, veio a fase de conhecer e testar as ferramentas do mercado. Francisco comenta o processo: olhamos o Salesforce, o Hubspot, Pipedrive… Chegamos a fazer alguns testes, até que encontramos o Agendor e, nos baseando em alguns critérios que tínhamos, funcionou.”

Nas palavras do gestor, a simplicidade de uso da plataforma Agendor foi o fator que mais impactou a decisão. “A parte processual do Agendor é muito simples e o uso do sistema no dia a dia para o vendedor é fácil, o que torna a ferramenta útil para o que precisávamos”.

Implantação ágil e adaptação facilitada

Um problema que muitos gestores de vendas enfrentam ao implantar uma plataforma de CRM é a resistência que alguns vendedores podem apresentar para começar a utilizá-la.

De acordo com Francisco, esse problema não ocorreu na Stampare. “Conseguimos mostrar o valor que o uso da plataforma traria e a equipe teve uma ótima aceitação, então não tivemos muita dificuldade. Eles entenderam que o Agendor estava aqui para ajudar e não atrapalhar e se adaptaram”.

Mostrar o valor que a plataforma pode agregar aos resultados também é um fator importante. Esse aspecto, somado à facilidade de uso e a familiaridade que a equipe tem com tecnologia, tornou o processo de implementação do uso do Agendor rápido e a adaptação dos vendedores, facilitada.

Logo que os vendedores entenderam o real poder da ferramenta, o processo todo deslanchou.

A central de ajuda do site do Agendor também foi relevante para a agilidade da implementação. De acordo com o gestor da Stampare, todo o material disponível sobre o uso do sistema é simples de entender e “com uma simples olhada nos vídeos, fica muito fácil de usar”, afirma.

Rotina comercial otimizada para gestor e vendedor

Com a implementação do Agendor, a ferramenta passou a ser utilizada tanto na gestão quanto nas equipes de vendas internas e externas. A equipe de atendimento e representantes comerciais também utilizam o sistema.

Na parte de gestão, é feito todo o acompanhamento de atividades e etapas de venda, além dos negócios em andamento. Francisco diz que “é muito simples colocar e avaliar as informações”.

Para os vendedores, a plataforma web é a mais utilizada, tanto para a equipe interna, quanto a externa. Os vendedores externos ainda utilizam o app no celular, quando precisam acessar alguma informação rápida ao visitar um cliente.

Com o Agendor, os gestores conseguem analisar de forma mais profunda que vendedor está desenvolvendo melhor a carteira e onde devem concentrar esforços para obter resultados melhores.

“Nosso principal ponto era a melhoria da rotina de trabalho. O que o (sistema de) CRM apresenta sobre clientes trouxe mais valor às nossas decisões, as informações são muito mais precisas. Além disso, os fluxos de trabalho e de informações melhoraram muito. Temos decisões muito mais assertivas com o Agendor”, diz Francisco.

Resultados positivos em efeito dominó

De acordo com o Francisco, o primeiro ponto de melhora que observaram foi a diminuição da duração do ciclo de vendas. “Tínhamos um ciclo de vendas mais extenso e perdíamos timing de cliente e negociação. Agora, o acompanhamento é diário, mais completo.”

Com as informações obtidas com o Agendor, a equipe da Stampare também passou a entender melhor em que estágio da negociação se encontra cada cliente, focar nos negócios com mais chances de fechamento e rever estratégias que não estão funcionando.

Essas informações, somadas ao ciclo de vendas mais curtos e às decisões baseadas em dados mais precisos levaram a um maior aproveitamento da carteira de clientes que, consequentemente, levou também a um maior faturamento.

Um resultado puxou o outro. Somos mais assertivos agora, nosso aproveitamento aumentou muitíssimo com o Agendor.

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