Você já pensou em captar leads B2B pelo LinkedIn? Caso não, saiba que está perdendo uma oportunidade de ouro de vender mais. Afinal, uma rede social voltada exclusivamente para o mundo empresarial é perfeita para criar conexões com companhias, concorda? 

Principais aprendizados deste artigo: 

Aliás, é bem comum encontrar gestores e outros tomadores de decisões presentes no LinkedIn. Além do mais, a rede social conta com funcionalidades que favorecem a captação de leads, como anúncios pagos. 

E aí, quer aprender como usar a plataforma e fazer seu negócio B2B crescer cada vez mais? Continue lendo este artigo e confira as 5 dicas de ouro que trouxemos para você!

Por que usar o LinkedIn nas estratégias de prospecção de leads B2B? 

Para compreender a relevância do LinkedIn na captação de leads B2B, traremos alguns dados relevantes sobre a rede social profissional. Bem, segundo dados do Statista, só no Brasil, são quase 60 milhões de usuários. Já a própria plataforma diz que leads expostos a uma marca nessa rede social têm seis vezes mais chances de se tornarem clientes.

Essas informações mostram que as empresas que fazem vendas na modalidade B2B — business to business — encontram um terreno fértil para criar novas oportunidades de negócios na plataforma.  

Em especial, vale lembrar que é lá que estão os tomadores de decisão — pessoas que decidem se adquirem ou não um produto/serviço para uma companhia. 

E, para ajudar você a se conectar com os leads certos e aumentar suas vendas, separamos 5 estratégias para usar no LinkedIn B2B. Confira!

>>>> Veja mais: o que é B2B — tudo o que você precisa saber o modelo de negócios business to business

Como captar leads B2B pelo LinkedIn? 5 melhores estratégias 

As melhores estratégias para LinkedIn nas vendas B2B são: 

  • conecte-se com as pessoas certas;
  • tenha uma forte presença na plataforma; 
  • divulgue conteúdos relevantes; 
  • crie uma página para sua empresa; 
  • invista em anúncios na plataforma. 

Agora, confira como colocar cada uma dessas dicas em prática!

1. Conecte-se com as pessoas certas

A primeira dica para captar leads B2B no LinkedIn é se conectar com as pessoas certas. Para isso, é essencial saber quem são seus clientes — as empresas — e quem são os tomadores de decisão delas. 

Desse modo, você consegue se conectar com pessoas que têm o poder real de compra. Para começar, crie uma buyer persona — representação fictícia do cliente ideal — e procure usuários que tenham as mesmas características. 

Só para exemplificar, podem ser gestores de empresas que vendem insumos para o ramo da construção. 

Também vale a pena entrar ou criar grupos de discussão de temas relevantes para sua área. Por exemplo, no caso de um CRM, pode ser sobre vendas com a presença de gestores. 

>>>> Aproveite e leia: cada cliente tem uma maneira de ser atendido — como traçar um perfil?

2. Tenha uma forte presença na plataforma 

A geração de leads B2B pelo LinkedIn depende de uma forte presença na plataforma. Em outras palavras, não basta estar on-line, é necessário manter seu perfil atualizado, com informações relevantes sobre você e sua empresa. 

Nesse sentido, é bom que a conta tenha uma foto profissional, dados sobre sua experiência no mundo dos negócios, presença em eventos e qualificações. 

Se possível, peça recomendações de clientes que já estão na sua base de contatos, pois isso ajuda a trazer mais autoridade e atrai a atenção dos leads para o que você tem a oferecer. 

Afinal, se outros negócios testaram e recomendam, há mais chances de que o produto/serviço seja realmente bom, concorda?

3. Divulgue conteúdos relevantes

Use seu perfil pessoal para criar e compartilhar conteúdos relevantes para sua área. Podem ser textos com análises sobre temas que estão em “alta”, cases de sucesso etc. 

O importante é entregar postagens que façam sentido para seu nicho e agreguem valor aos usuários da plataforma. Tenha em mente que essa é uma rede profissional e, como tal, você deve usar uma linguagem mais formal e voltada para o mundo dos negócios. 

4. Crie uma página para sua empresa 

Ter um perfil pessoal é ótimo para criar conexões em um nível mais pessoal. Porém, também é de extrema importância que sua empresa tenha sua própria página para que os leads B2B possam segui-la no LinkedIn e se conectar com a marca. 

Nessa conta, insira o site e a descrição do negócio, bem como a missão, a visão e os valores. No mais, faça conexões com seus funcionários e compartilhe os marcos da companhia, como a presença em um evento ou o comentário positivo de um cliente. 

A propósito, nós temos um artigo que ensina o passo a passo completo de como criar uma página de empresa no LinkedIn. Aproveite para conferir!

5. Invista em anúncios na plataforma 

A quinta e última dica é usar o LinkedIn Ads no segmento B2B, com foco em anúncios pagos. Ou seja, você paga para que um tipo de conteúdo seja entregue aos usuários da plataforma. 

Por sinal, o LinkedIn oferece diversas modalidades de anúncios, que podem ser exibidos diretamente no feed de notícias, na caixa de mensagens dos usuários ou em uma barra lateral. 

O melhor de tudo é que a própria plataforma de LinkedIn Ads para B2B tem um campo para definir seus objetivos de campanha e segmentar o envio de conteúdos. Assim, você consegue acompanhar a performance de todos eles. 

Gostou de aprender como captar leads B2B pelo LinkedIn? Então, aproveite para conferir outro artigo que preparamos sobre como vender pela plataforma. Nele, você descobre como ser visto, gastando apenas 5 minutos por dia!