Imagine esse cenário: o vendedor acaba de fazer uma venda, tem outros prospects interessados em fechar mais negócios. No entanto, precisa pausar o contato com os demais clientes em potencial para preencher a papelada relativa à venda recém feita.

Essa papelada inclui atividades como preenchimento de contrato, pedido de emissão de boletos para pagamento e notas fiscais. Nesse tipo de situação, o gestor ainda deve ficar atento ao controle de estoque e caixa, além de cobranças e pagamentos recorrentes.

Vocês já tem ferramentas (um software de CRM, por exemplo) que realiza cada uma dessas etapas mas, como eles operam de forma separada um do outro, é necessário, por exemplo, preencher novamente os dados ou atualizar o estoque e do fluxo de caixa.

Essas atividades tomam tempo e foco de vendedores e gestores, por serem atividades operacionais que não influenciam em nada nos resultados de vendas e receita da empresa.

E é aqui que surge a solução: integração de softwares! Parece complicado, mas o conceito é simples: conectar duas ou mais ferramentas web para fazê-las “trabalhar juntas”, automatizando os processos.

Esse artigo vai abordar as maneiras como você pode automatizar seu processo de fechamento de venda através da integração, incluindo:

  • Geração de um negócio fechado na plataforma;
  • Controle de fluxo de caixa;
  • Criação de contratos;
  • Geração de cobranças recorrentes de forma automática, organizando a parte de “contas a receber”.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Integração e automatização para serviços financeiros

Pensando em vendas, a automatização de processos evita retrabalho dos vendedores na hora de preencher cadastros em mais de uma ferramenta, bem como dados de contrato e boletos de cobrança.

E não só isso: pagamentos recorrentes ficam devidamente registrados, mantendo o fluxo de caixa organizado em ambos os softwares, eliminando discrepâncias de valores, que podem trazer dor de cabeça ao gestor.

Hoje, o Agendor pode ser integrado a diversos softwares relacionados a serviços financeiros. Essas integrações podem ser feitas através da plataforma da Pluga.

Integrar ferramentas tem muitas vantagens:

  • Os processos se tornam mais rápidos, pois os colaboradores se livram de trabalhos operacionais (que costumam ser repetitivos e tomar bastante tempo);
  • A automatização de processos poupa tempo do funcionário, que pode focar sua atenção e energia nas suas reais funções;
  • Evita falha humana nessas operações, causados por erros de digitação, cálculos incorretos e transações que incluem muitas pessoas (como em casos de empresas cujos processos como emissão de pedidos e notas fiscais são realizados por um departamento diferente do de vendas, por exemplo).

Acompanhe:

Pluga: um hub de ferramentas web

A Pluga surgiu com a proposta de ser usada como um hub de ferramentas web. Ou seja, através dessa ferramenta, é possível unir os processos de vários softwares, automatizando fluxos de operação de diferentes áreas.

A plataforma oferece mais de 100 opções de ferramentas (entre nacionais e internacionais), e apresenta uma interface amigável e intuitiva para aqueles que não estão muito familiarizados com a tecnologia.

Os níveis de automação vão desde configurações mais fáceis, como copiar dados de cadastro de um cliente, até mais complexas, como fazer controle de produtos disponíveis no estoque da empresa, a partir das vendas realizadas. Há também variáveis pré configuradas, para facilitar a experiência do usuário.

O Agendor é um dos softwares disponíveis para integração.

Nesse artigo, vamos apresentar alguns exemplos de integrações que poderão te ajudar a otimizar o seu processo de fechamento de uma venda. No entanto, é possível automatizar diversas tarefas ao longo de todo o processo comercial.

Atualmente, na Pluga, é possível unir atividades do Agendor à:

  • Plataformas de gerenciamento de projetos e tarefas (como o Trello);
  • Pacote de serviços Google (como Google Sheets e Gmail);
  • Softwares de automatização de marketing digital (como MailChimp e Egoi);
  • Ferramentas de serviços financeiros, incluindo fluxo de caixa, contas a receber, contratos e etc (como Pagar.me, Bling e ContaAzul);
  • entre outros.


Automatizando o fechamento de vendas

Quem é vendedor sabe que preencher papelada para organizar uma venda recém fechada pode demandar tempo e energia, que poderiam ser usados em atividades mais focadas no fechamento de novos negócios.

E, para gestores, além de gastos a mais, há sempre o risco de erro humano nesse preenchimento. Essas atividades também costumam envolver mais tempo e pessoas, atrapalhando a produtividade do time comercial.

Toda a operação do Agendor já elimina boa parte disso: além do controle da operação comercial em uma só plataforma, gestão de follow-ups e registro de atividades, o Agendor também permite cadastros completos de clientes, notificação de fechamento de vendas e evolução do funil de vendas.

Mas, após o fechamento dessa venda, há outras etapas a serem cumpridas, que podem ser facilitadas por outras ferramentas disponíveis na Pluga.

1. Criar clientes existentes na base do Agendor dentro da plataforma de serviços financeiros

Sem a integração, o vendedor precisa fazer o cadastro do cliente na plataforma que será usada para emitir a nota fiscal ou os boletos de cobrança, por exemplo.

Feita a integração, essa etapa do processo é feita de forma automática. Os dados do cliente que estão na base do Agendor são copiados para a plataforma utilizada para os serviços financeiros.

Hoje, todas as plataformas passíveis de integração com o Agendor na Pluga já realizam essa etapa.

Confira algumas opções abaixo:

2. Gerar pedidos de venda após dar o negócio como “ganho” no Agendor

A integração com o ContaAzul (que é uma plataforma online para gestão e controle financeiro de pequenas empresas) e com o Bling (sistema de gestão empresarial que controla nota fiscal, estoques e integração) cria, de forma automática, um cadastro de venda fechada quando o vendedor colocar essa venda como “ganha” no Agendor.

Isso permite que outros processos, como a criação de contratos e o controle de fluxo de caixa, por exemplo, sejam automatizados também.

Comece a automatizar esse processo agora mesmo, basta clicar em “Automatizar” nas opções abaixo:

3. Realizar controle do fluxo de caixa

Enquanto CRM de vendas, o Agendor tem foco no gerenciamento de todo o processo da venda, mas não necessariamente em funcionalidades como controle de fluxo de caixa, por exemplo.

Dessa forma, é necessário utilizar outro software para organizar os pagamentos que foram ou não efetuados, ou fazer isso manualmente.

Na Pluga, é possível integrar o Agendor à ferramentas como Nibo, Granatum Financeiro (que fazem controle financeiro e gestão empresarial) e Bling para realizar esse controle. A relação de clientes que pagaram ou não é atualizada levando em conta todos os negócios fechados registrados.

4. Envio de cobranças para clientes

Esse é outro serviço que não é feito dentro do Agendor.

Através da integração com ferramentas como o Asaas, o Pagar.me e a Vindi, que são plataformas de automação de pagamentos online, essa cobrança é feita de maneira automatizada, a partir do momento em que o vendedor define o negócio como “ganho” na plataforma do Agendor.

Integrar para otimizar

A integração entre ferramentas web otimiza o fechamento de venda, em especial, que se torna mais ágil e assertivo.

Qualquer vendedor vai concordar que seu principal objetivo é vender. No entanto, isso não impede que muitos deles realizem tarefas administrativas que fujam um pouco do seu escopo de trabalho.

Esse cenário é mais comum do que parece, e pode acabar minando a produtividade do time comercial. É por isso que a automatização de tarefas tem conquistado cada vez mais espaço no segmento de vendas.

Avalie quais atividades burocráticas tem consumido o tempo do seu time comercial. Quem sabe você possa eliminá-las com as dicas que apresentamos neste artigo.

E sua empresa, já integra o Agendor com alguma ferramenta na Pluga?