A pandemia do novo coronavírus despertou a atenção de vários brasileiros com relação à proteção da sua renda.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Apesar do setor de seguros de vida estar aquecido, muitas pessoas ainda se mostram resistentes em contratar um plano. Um bom discurso de venda é fundamental para reverter essa situação.
  • Encontrar argumentos eficientes é um dos grandes desafios de um vendedor, mas pode ser superado quando ele faz as perguntas certas para os clientes e compreende sua situação atual. Veja outros desafios dos vendedores e como superá-los em: Desafios de vendas no dia a dia do vendedor
  • Fazer pesquisas de mercado e estudar as tendências ajudam os vendedores a aperfeiçoarem seus argumentos e estreitarem o relacionamento com clientes ativos.
  • Um sistema de CRM colabora para a centralização dos contatos, gestão das datas de vencimento das apólices e para o acompanhamento do processo de venda. TESTE GRATUITAMENTE o Agendor e conheça estas e outras funcionalidades!

Para se ter ideia, um levantamento da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) mostra que, somente no primeiro semestre de 2022, seguradoras já pagaram aproximadamente R $7 bilhões em benefícios.

Isso mostra que o mercado está aquecido, mas apesar disso, ainda existem muitas pessoas que nunca sequer contrataram um seguro de vida.

Um outro estudo da FenaPrevi sobre a percepção dos brasileiros sobre seguros pessoais e planos de previdência em 2021 mostrou que 73% da população nunca teve um seguro de vida, e apenas 34% dos entrevistados demonstraram interesse em contratar um seguro em 2022.

Ou seja, há uma certa resistência no mercado. Por isso, é essencial ter uma argumentação para venda de seguros de vida eficiente para gerar resultados.

Se quiser conhecer alguns exemplos de argumentação e aproveitar as oportunidades deste segmento, é só continuar conosco e acompanhar a leitura do artigo!

O que é uma argumentação de vendas?

Uma argumentação de vendas acontece quando um vendedor expõe, de forma lógica, como seu produto ou serviço pode ajudar seus potenciais clientes.

As argumentações estão longe de ser a famosa lábia. É preciso ter alegações concretas que podem realmente resolver uma dor dos clientes.

Neste segmento, uma argumentação para venda de seguros de vida deve ir além dos produtos. Ter conhecimentos sobre o contexto em que o potencial cliente se encontra é primordial para ter sucesso.

Afinal, cada caso é um caso, então, não adianta criar um bom discurso e sair replicando para vários clientes.

Lidar com os clientes de forma singular fará muita diferença, porque você personaliza sua abordagem de vendas, gera rapport e aproximação com o seu contato. 

Mais adiante no artigo, vamos dar dicas práticas que você pode utilizar para potencializar sua argumentação para venda de seguros de vida. Mas, antes, veja alguns exemplos de argumentos que você pode utilizar em suas abordagens! 

Leia também: 10 dicas de como vender seguros e bater suas metas!

Exemplos de argumentação para venda de seguros de vida 

Conheça, a seguir, alguns argumentos que podem ser utilizados para vender seguros de vida:

1. Protege a renda do segurado

Mesmo se o potencial cliente não tiver uma família que dependa de sua renda, é importante contratar um seguro de vida. Tal porque, um seguro como este, o protege a renda do cliente contra acidentes pessoais que podem ocasionar a invalidez total e imparcial.

Se o seu potencial cliente tiver pessoas que dependam da sua renda, não deixe de destacar o quão essencial isso é para manter a qualidade de vida de seus familiares, seus filhos e cônjuges. 

Faça-o refletir sobre a proteção de seus filhos, se ele tiver. 

2. Quanto mais cedo começar, mais acessível é o plano

As taxas para os jovens que buscam contratar seguros de vida é menor, o que torna este produto ainda mais atrativo para este público.

Aproveite e reforce que existe a possibilidade de continuarem pagando um valor inferior em relação a outros planos quando tiverem idade mais avançada!

Confira mais uma recomendação de leitura: Como as técnicas de vendas de seguros com CRM podem facilitar a vida de corretor

3. Cobre doenças graves

Um seguro de vida também protege a renda de seus seguros em casos de doenças graves.

Nestes cenários, o cliente poderia utilizar o seu benefício para fazer um determinado tratamento que não tenha a assistência de um plano de saúde, por exemplo.

4. Existem opções para os mais diversos orçamentos

Aqui devemos ressaltar um ponto importante. Se o seu produto é flexível, utilize isso como diferencial competitivo.

Sem dúvidas, você deve lidar com clientes com variados orçamentos, que estão em diferentes fases da vida. Mostre para o seu potencial cliente que seu produto é abrangente e pode se adaptar à sua gestão financeira, sem prejudicar seu orçamento atual.

5. Liquidez rápida

Em caso de óbito do segurado, os beneficiários possuem menor impacto financeiro, e isso acontece porque a liquidez ocorre de forma imediata, já que não entra no inventário.

Lembre-se sempre de colocar em pauta a segurança financeira dos beneficiários. O planejamento, ainda mais em cenários de incertezas econômicas, é fundamental. 

O seguro de vida gera tranquilidade e conforto em saber que, mesmo que o pior aconteça, os beneficiários não estarão totalmente desamparados.

Veja também: Case de sucesso com o Agendor: Alliate Corretora de Seguros

3 dicas para potencializar seus argumentos

1. Faça as perguntas certas

Só é possível fazer uma argumentação para venda de seguros de vida se você, de fato, compreender o momento atual do seu potencial cliente.

Para tanto, você deve mapear sua situação atual por meio de perguntas. Alguns exemplos de perguntas relevantes que devem ser feitas:

  • Qual é o nome das pessoas mais importantes para você neste momento?
  • O que você planeja para sua família em cinco anos?
  • Qual é a sua capacidade financeira?
  • O que você mais gosta de fazer em período de lazer?

Tente alcançar o máximo de informações que puder. Isso te ajudará a traçar um perfil completo do seu potencial cliente e oferecer o produto certo para ele, aumentando as chances da sua argumentação para venda de seguro de vida dar certo.

Conheça também algumas frases para vender seguros de vida:

  • “Proteja a segurança da sua família”;
  • “Sua família está preparada se caso você partir?”;
  • “Se você sofrer um acidente, como vai manter sua renda e sua independência?”

Se você gostou destas frases para vender seguros de vida, fique à vontade para copiá-las e adaptá-las às suas abordagens.

2. Atente-se às novidades a área

Estude e acompanhe seu mercado, não apenas para conquistar novos clientes, mas também para compartilhar novidades importantes com seus clientes atuais.

Isso demonstra preocupação real com o seu mercado e, principalmente, com a sua carteira de clientes. Então, envie notícias, pesquisas, e tendências que ajudem os clientes a conhecer mais a fundo seus próprios investimentos.

Assuma o papel de um consultor!

3. Utilize a tecnologia a seu favor

Você deve coletar o maior número de informações que puder de seus clientes. Como você centraliza todos esses dados?

Contar com a memória pode ser perigoso, e levar suas argumentações por água abaixo. 

Uma solução tecnológica que seja completa e fácil de usar pode te ajudar com isso, como um sistema de CRM.

Com um CRM, você pode consultar sua base de clientes facilmente, na palma da sua mão. Assim, você alcança os históricos, interações e principais dados dos clientes de maneira prática, independente de onde estiver.

Veja, por exemplo, como funciona a centralização de cadastros do App de vendas do Agendor:

Além disso, um CRM também permite que você controle suas apólices com mais simplicidade, não deixando nenhuma oportunidade de venda se perder.

Por exemplo:

A venda de seguros funciona, de maneira geral, a partir das seguinte etapas:

  • vistoria;
  • checagem de documentos;
  • ativação do seguro;
  • alinhamento final.

Contudo, além das etapas de vendas, também existem os processos de renovação do seguros, que possuem uma estrutura semelhante a esta:

  • contato depois de um ano;
  • contato para renovação;
  • envio de proposta;
  • fechamento.

Então, para organizar tudo isso em um só lugar, você pode utilizar um CRM que disponibilize múltiplos funis de vendas personalizáveis para que você acompanhe de perto todos os seus clientes. 

Entenda como isso acontece na prática:

Precisa de uma ajuda para se lembrar da data de vencimento das apólices? Deixe que um CRM assuma essa obrigação!

 A plataforma do Agendor envia notificações de atividades e datas importantes sobre seus clientes. Com este recurso, você não abre portas para a concorrência e se mantém próximo à situação atual de cada cliente da sua carteira.

Veja só:

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