Até o improviso precisa de um roteiro para se inspirar e atingir os objetivos desejados. Pense que cada canal de contato com cliente é vital para estreitar relacionamentos e fechar vendas. Por isso, é essencial ir além da improvisação e desenvolver um script de vendas para WhatsApp, e-mail, telefonemas e até reuniões presenciais e online.

Está sem tempo para ler este conteúdo? Então clique no play abaixo e ouça o artigo na íntegra! 🙂

Principais aprendizados deste artigo:

  • O script de vendas é um guia com todos os processos comerciais da empresas para orientar os vendedores durante a negociação.
  • O script de vendas para WhatsApp deve focar 100% nas técnicas de Inside Sales (vendas internas) e servir como uma base de treinamento e consulta, sem engessar as ações e o comportamento dos vendedores.
  • Para criar o seu script de vendas para WhatsApp, deve-se estudar profundamente o seu público-alvo e todas as características de suas personas. Esse é o ponto de partida de qualquer estratégia adotada.
  • É necessário inserir o objetivo de cada etapa do funil de vendas e todos os detalhes dessas fases: como alcançar a meta? Quais técnicas de vendas podem ser usadas? Quais materiais oferecer em cada fase?
  • Por fim, revise e divulgue o seu script para a equipe sugerir melhorias e ajustes e, depois de finalizado, reúna o time para promover um treinamento completo e tirar todas as dúvidas.
  • A melhor forma de registrar, organizar e gerenciar as conversas pelo WhatsApp é integrá-lo ao sistema de CRM do Agendor que é o único que garante até a coleta de áudios enviados. Isso para nenhuma oportunidade ser esquecida! Aprimore mais seus conhecidos e baixe a nossa apresentação 12 técnicas de vendas e abordagem.

Ou seja, um vendedor que se baseia apenas no ato do improviso não pode ser considerado um bom representante comercial. É necessário que a gestão, junto ao seu time, determine um roteiro que inclua os pontos mais relevantes durante a negociação e as etapas a serem seguidas a cada interação.

Mas, calma! Isso não prejudica a criatividade e muito menos altera a personalidade do vendedor. O script de vendas é usado justamente para evitar erros e esquecimentos, aumentar a produtividade e criar uma base para o colaborador se inspirar e dar o seu melhor durante as conversas.

Para montar esse script de modo eficiente e mais ágil, a gestão deve levar em conta as particularidades de cada canal e descobrir as melhores técnicas de abordagem de vendas em cada um deles.

Como nosso foco neste texto é ensinar como fazer script para vendas para WhatsApp, veja as dicas que selecionamos e ainda modelos prontos de conversas! Boa leitura!

O que é um script de vendas?

O script de vendas é um documento que serve como um guia para orientar o vendedor durante a negociação. Ele deve incluir pontos-chave determinantes, como as fases e as tarefas de cada etapa do funil de vendas, detalhes sobre o processo comercial da empresa, entre outros.

Ele pode ser desenvolvido para todos os canais de contato, como e-mail, telefone, aplicativos de mensagens como o WhatsApp, redes sociais, reuniões presenciais, videoconferência, formulário do site etc.

A ideia principal é orientar os vendedores a como lidar com um potencial cliente e não perder ótimas oportunidades de fechar negócio.

Geralmente, um bom script de vendas inclui alguns pontos, como:

  • detalhes sobre a organização e a execução dos processos comerciais;
  • todos os processos a serem seguidos em cada fase do funil de vendas;
  • dicas de negociação e técnicas de persuasão em cada etapa do funil;
  • dicas de respostas a objeções de clientes em cada fase da jornada de compra;
  • exemplos de textos e interações em determinado canal de contato.

Vantagens do script de vendas para WhatsApp

Há diversos benefícios para a equipe que segue um script de vendas para WhatsApp. 

Afinal, quando falamos sobre vendas consultivas B2B, o WhatsApp é um excelente meio de conversar e se conectar com o potencial cliente, mostrando que o vendedor está disponível, tirando todas as dúvidas que surgirem.

Além disso, um script de vendas pronto para WhatsApp contribui para:

  • treinamento de vendas: qual novo colaborador que entrar na equipe já terá um passo a passo pronto para estudar e entender o processo comercial da empresa;
  • apoio para todos os vendedores: mesmo os colaboradores mais antigos podem consultar o script em caso de dúvidas ou necessidade de inspiração para alguma ação com o lead;
  • aumento da produtividade: quando cada detalhe está registrado e organizado, o trabalho do vendedor fica mais fácil, rápido, assertivo e estratégico;
  • maior engajamento do time: ao usar o script de vendas para WhatsApp, o time pode sugerir melhorias e cortes do que não funciona na prática;
  • inspiração para vendas consultivas complexas: o script serve como um guia também para vendas complexas, que costumam deixar muito vendedor perdido.

Conheça também:

Como fazer script para vendas para WhatsApp?

Bem, agora que você já entendeu o que é e os benefícios de criar o seu próprio script de vendas para WhatsApp, veja dicas simples e práticas para montar o seu!

O foco do script de vendas para WhatsApp é 100% nas técnicas de Inside Sales (vendas internas).

Se quiser entender melhor, leia nosso artigo Inside Sales: definição, vantagens, o que faz um vendedor interno e dicas para o sucesso.

A ideia é colocar no papel todo o processo comercial e destacar pontos fundamentais em cada etapa do funil de vendas. Isso sem engessar as informações do documento, ok? É primordial dar espaço para cada colaborador usar suas habilidades durante a negociação.

1. Defina e estude as suas personas

É nesse momento que se define uma empresa voltada ao sucesso ou ao fracasso: o conhecimento aprofundado do seu público-alvo e das suas personas.

Todas as ações executadas no planejamento comercial precisam ser guiadas pelo comportamento, pelas necessidades e pelas expectativas do público da empresa. Por exemplo:

  • o tom de voz utilizado;
  • a apresentação das soluções das empresas e dos benefícios gerados por elas;
  • as técnicas de abordagem de vendas e de persuasão adotadas;
  • e muito mais.

Aprenda mais: Cada cliente tem uma maneira de ser atendido: veja como traçar perfil de cliente

2. Insira as informações de cada etapa do funil de vendas

Cada etapa do funil de vendas tem seu próprio objetivo, formas de abordagem, argumentos utilizados, conteúdos úteis para o potencial cliente ler e entender seus problemas e as respectivas soluções, dicas de negociação e de respostas a objeções etc.

Na primeira etapa do funil o mais indicado, por exemplo, é apresentar a empresa, as soluções oferecidas baseadas em dados estatísticos do mercado ou de antigos clientes e abrir espaço para uma conversa com objetivo de descobrir mais dados sobre o cliente.

Dessa forma, cada etapa apresenta metas distintas e, claro, caminhos diferentes para conquistá-las.

Baixe nosso guia O que é funil de vendas: entenda na prática e domine de uma vez por todas esse processo!

3. Revise e divulgue o script de vendas para a equipe

Qualquer documento precisa receber uma revisão final antes de ser compartilhado, assim como o script de vendas pronto para WhatsApp.

Mas, para receber sugestões de melhorias de alta qualidade, vá direto à fonte: chame alguns vendedores para lerem o script de vendas para WhatsApp e darem seu feedback.

Assim que todos os ajustes forem feitos, reúna a equipe e explique passo a passo do script, oferecendo um treinamento completo.

Destacamos a necessidade de revisar o roteiro de tempos em tempos, afinal, o comportamento do cliente muda e a forma de abordá-lo também.

Veja também: Usando o CRM para entender o comportamento de compra

Exemplos de script de vendas para WhatsApp

Para facilitar, trouxemos alguns exemplos de script de vendas para WhatsApp! Confira a seguir modelos para se inspirar e levar para a realidade do seu modelo e setor de negócio.

  • Script para prospecção de clientes

Olá, (nome do lead)! Tudo bem?

Sou o (nome do vendedor) e trabalho na (nome da empresa). Acredito que possa ajudar você a (escrever dois benefícios da sua solução). Alguns clientes nossos já aumentaram de X a X% as suas vendas com nossos produtos/serviços.

Tenho certeza que posso ajudar!

Podemos marcar uma conversa sobre seus desafios atuais?

  • Script para follow-up

Olá, (nome do lead)! Tudo bem?

Alguns dias atrás enviei um material para você sobre X e X. Conseguir ler? O que achou?

Se tiver dúvidas ou quiser entender melhor sobre algum detalhe, é só me chamar! Nesse mês, estou com X atendimentos disponíveis na agenda, vamos marcar uma conversa?

  • Script para e-commerce

Olá (nome do lead). Tudo bem?

Segue a resposta para a sua dúvida: (inserir todas as informações que contemplem as perguntas feitas pelo potencial cliente).

Você precisa de mais alguma ajuda? Esse produto/serviço que você se interessou, aumentou X% a produtividade da empresa X, que é nossa cliente.

Se quiser mais informações, estou à disposição.

O CRM como aliado do script de vendas para WhatsApp

Percebeu que apesar de ser trabalhoso, não é complicado montar um bom script de vendas para WhatsApp, certo? Principalmente se você utilizar a tecnologia ao seu favor.

Por exemplo, o sistema de CRM do Agendor reúne todo o histórico do cliente, cria funis de vendas para o seu negócio, gera relatórios em tempo real e integra todos os canais de contato da sua empresa.

Vantagens da integração do WhatsApp com o CRM do Agendor:

  • sincronização instantânea e registro de mensagens e áudios;
  • histórico de contatos centralizado no WhatsApp Web;
  • 100% gratuito;
  • e muito mais!

Conheça todas as funcionalidades e comece a usar a integração do WhatsApp Web com o Agendor gratuitamente! Clique aqui e faça seu cadastro.