Dentro do processo de vendas existem diversas funções para gerenciar cada etapa. Uma das mais estratégicas neste contexto é a do promotor de vendas. Por isso, neste post, detalhamos o que faz um promotor de vendas em uma empresa.

Entre as atividades do trabalho estão planejar, desenvolver e colocar em prática ações para aumentar as vendas empresa e, consequentemente, o faturamento.

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O promotor de vendas também é o responsável por estruturar o departamento de vendas dentro da empresa para alcançar os resultados planejados.

Nos próximos tópicos explicamos mais sobre as principais funções do promotor de vendas e o que faz esse profissional no dia a dia de uma empresa. Continue lendo!

Promotor de vendas: o que faz esse cargo?

  • O promotor de vendas apresenta a empresa e seus serviços ao mercado, usando sua influência, contatos e publicidade;
  • Cria e coloca em prática estratégias de vendas, com o objetivo de tornar a marca da empresa conhecida no mercado;
  • Elabora metas de vendas para o negócio e colabora na sua execução seguindo os prazos determinados;
  • Supervisiona a equipe de vendas da empresa para garantir um trabalho alinhado e voltado para o alcance das metas e geração de lucros;
  • O promotor de vendas também faz contato com os clientes em potencial para apresentar a marca e oferecer serviços personalizados;
  • Realiza e participa de eventos, feiras e outras ações de publicidade em parceria com a equipe de marketing e vendas para divulgar a empresa em diversos canais de marketing;
  • Administra os contratos fechados com os clientes, negociando propostas para garantir o melhor para a empresa;
  • Organiza o cronograma de visitas aos pontos de venda para promover os serviços;
  • Trabalha em conjunto com o gerente de vendas na organização de faturas e notas dos serviços; 
  • Propõe novos métodos de trabalho para aperfeiçoar a abordagem de vendas do negócio;
  • Por fim, o promotor de vendas cria e coloca em prática novas ferramentas de trabalho que auxiliam nas vendas.

Como se destacar como promotor de vendas

Agora que você já sabe o que faz um promotor de vendas, vamos destacar alguns atributos que os profissionais da área precisam ter e que ajudam no desempenho de suas funções.

Essas habilidades são um mix de técnicas de vendas e marketing para que o promotor consiga montar um pitch convincente. 

Vamos detalhar cada um dos pontos, mas, em linhas gerais para se destacar como promotor de vendas, você deve:

  1. Saber as noções básicas de vendas e entender os 4Ps;
  2. Entender a fundo sobre o serviço vendido;
  3. Saber explicar todos os detalhes básicos e como funciona o serviço;
  4. Oferecer um serviço de atendimento ao cliente de qualidade.

1. Saber as noções básicas de vendas e entender os 4Ps

Um bom promotor de vendas deve oferecer aos futuros clientes os atributos reunidos nos 4P’s: 

  • produto/serviço certo para a necessidade do cliente; 
  • no canal de vendas adequado;
  • com um preço atrativo;
  • usando táticas de promoção chamativas. 

Entender a dinâmica dos 4 P’s, um conceito básico do marketing, norteia o lançamento de um serviço desde sua criação e também ajuda a melhorar o modelo de venda de outros serviços já existentes.

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fonte: hospedin.

– Produtos

Conhecer o serviço a fundo e para qual perfil de cliente ele é ideal é uma premissa básica para todo promotor de vendas. Se o serviço for subdividido em categorias ou tiver formatos especiais é importante saber sobre eles também. 

– Praça

Praça é o lugar onde o serviço é oferecido tanto em pontos de venda físico quanto na internet. Por isso, o promotor deve estudar onde seu público-alvo em potencial está para colocar sua oferta visível.

Para acertar na escolha dos canais mais favoráveis para a venda é importante entender a jornada do cliente, onde ele pesquisa pelas soluções que precisa, etc.

Em locais físicos, é importante pensar onde a marca pode levar suas ofertas para que sejam locais favoráveis a conversa, onde o cliente terá tempo e poderá dedicar sua atenção. 

– Preço

Todo cliente está em busca de um desconto ou promoção, mas o seu preço cheio deve ser tão valorizado quanto esses benefícios.

Nesse ponto, o promotor de vendas precisa ter conhecimento do que levou ao preço final para cada plano do serviço, por exemplo, para que ele possa vendê-lo.

O preço é um fator decisivo na tomada de decisão. Por isso, o promotor de vendas não se limita a simplesmente saber o valor, ele entende o porque daquele preço e sabe mostrar aos clientes as vantagens da sua promoção ou desconto quando for o caso. 

– Promoção

Com tantas vantagens para oferecer, é importante mostrar todas (ou as principais) nos materiais promocionais para que antes de você, sua divulgação chame a atenção dos futuros clientes. 

Tanto a comunicação online quanto a offline merecem essa atenção na qualidade dos materiais. 

2. Entender a fundo sobre o serviço vendido

Os promotores de vendas são a ponte entre o cliente e a empresa, portanto, eles devem ser capazes de responder todas as dúvidas que os clientes tiverem.

Para isso, devem estudar os principais recursos do serviço, as inovações que ele oferece, quais lacunas ele preenche e as vantagens em relação ao que existe atualmente no mercado para aquele segmento. 

3. Saber explicar todos os detalhes básicos e como funciona o serviço

Continuando o raciocínio do tópico #2, o promotor de venda deve saber também o bê-a-bá do serviço. Isso ajuda a detectar na fala do cliente os problemas comuns que o serviço resolve e falar da sua solução oferecida de maneira natural. 

Principalmente quando se trata de uma decisão de compra para uma solução empresarial, o cliente precisa de embasamento para ter certeza de que vai investir da opção certa.

Quanto mais informações relevantes o cliente tiver, mais confortável ela vai começar a se sentir para fazer uma escolha positiva em relação ao seu serviço. 

É comum também o promotor de vendas se ver na situação de ter que dar sua opinião pessoal sobre o serviço. O segredo para ter sucesso nas vendas é ser honesto e responder baseado nas informações que você tem.

4. Oferecer um serviço de atendimento ao cliente de qualidade

O serviço de atendimento ao cliente deve ser padronizado, mas não inflexível. Cada um dos tipos de cliente vai exigir uma personalização e um bom promotor de vendas se adapta a cada perfil.

Um atendimento de qualidade envolve ouvir as necessidades do cliente primeiro. Esse é o primeiro passo para ter certeza de como e de que maneira seu serviço pode ajudá-lo.

Todo esse processo deve ser conduzido de forma leve, amigável e sem pressão para cima do cliente.

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Expectativas do cliente | fonte.

Colocando em prática os atributos acima, um promotor de vendas consegue fazer um trabalho bem-sucedido e conquistar novos clientes. 

Uma última dica é acreditar na solução que você está vendendo. Por isso, trabalhe com empresas sólidas, com um serviço estruturado e comprometida em oferecer resultados para os clientes.

Esse entusiasmo com certeza vai contagiar e contribuir para convencer seus futuros clientes a fecharem um bom negócio com você!

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