Você sabe o que um promotor de vendas faz? Muitas pessoas não sabem a diferença entre as diversas funções dentro de um processo de venda.

Um promotor de vendas é o funcionário de uma empresa indicado para lidar com o processo de elaboração de estratégia do departamento de vendas e garantir melhores resultados.

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

Esses indivíduos são responsáveis ​​por projetar, desenvolver e implementar estratégias e táticas através das quais as vendas podem aumentar e os números podem melhorar.

De fato, há uma série de outras responsabilidades de trabalho que um promotor de vendas faz. Ele/ela deve maximizar o lucro da empresa e expandir o escopo do negócio.

A seguir mostramos outras das principais atividades de um promotor de vendas e o que um profissional precisa saber para desempenhar bem esta função.

O que faz um promotor de vendas: responsabilidades do cargo

  • A principal responsabilidade de um promotor de vendas é expandir a visibilidade da marca do seu empregador e trabalhar para a sua popularidade e publicidade.
  • Um promotor de vendas projeta e desenvolve estratégias de vendas de tal forma que elas possam ser implementadas de uma maneira prática, através da qual o número máximo de pessoas possa conhecer a marca.
  • Um promotor de vendas também é responsável por definir metas de vendas e, em seguida, trabalhar para alcançá-las no longo prazo.
  • É da responsabilidade de um promotor de vendas supervisionar toda a equipe de vendas em um trabalho em conjunto para alcançar as metas e gerar lucro para a empresa.
  • Um promotor de vendas é responsável por entrar em contato com clientes em potencial e convencê-los sobre o calibre do produto ou da marca para que a empresa possa ser expandida.
  • Qualquer pessoa nomeada no cargo de promotor de vendas também é responsável pela realização de eventos de vendas, promoções, publicidade do produto e trabalho com a equipe de marketing e vendas para melhor divulgação nos canais utilizados.
  • Um promotor de vendas também é responsável principalmente por administrar vários contratos com clientes e fechar negócios que podem trazer lucro para a empresa ou para a marca.
  • Planejar e agendar visitas ao ponto de vendas para promover produtos e serviços.
  • Auxiliar o gerente de vendas e serviços na preparação e verificação de faturas, produtos e mercadorias.
  • Implementar as melhores práticas em atividades de vendas e serviços.
  • Desenvolver e implementar ferramentas de vendas e serviços.

O que faz um promotor de vendas externo ser excepcional

Agora que você já sabe o que faz um promotor de vendas, vamos falar das qualidades que esse profissional deve possuir para desempenhar bem suas funções.

Tão eficazes quanto as promoções na loja, você precisa de bons promotores de venda, já que eles serão seus melhores defensores.

A seguir, abordaremos os aspectos que devem se destacar no perfil profissional do promotor de vendas. Em resumo, bons promotores devem:

  1. Entender as noções básicas de vendas e os 4Ps;
  2. Ter uma visão profunda do produto/serviço;
  3. Oferecer aconselhamento pertinente (como preparar o produto, como usar o produto, armazenamento do produto, possíveis efeitos colaterais);
  4. Oferecer um excelente atendimento ao cliente.

1. Entender as noções básicas de vendas e os 4Ps

A base fundamental da venda é fornecer ao cliente os 4P’s:

  • a escolha certa do produto;
  • no lugar certo;
  • nos preços certos;
  • com as promoções certas.

Um bom promotor de vendas entenderá isso, mas também conhecerá os 4P’s do produto em profundidade:

promotor-vendas-habilidades-4ps

fonte: hospedin.

– Produtos

Não apenas um bom promotor deve ter amplo conhecimento do produto/serviço, mas também deve estar familiarizado com toda a linha de produtos e a categoria em que se encaixa. Eles também devem possuir conhecimento dos produtos/serviços da concorrência.

– Praça

Bons promotores de venda saberão onde melhor colocar sua mesa para promoções na loja.

Idealmente, ela estará localizada próximo ao produto e em áreas de alta densidade de compradores, onde sua promoção será facilmente visualizada. A ideia é fazer com que sua mesa “atrapalhe” o comprador na jornada do cliente.

Os bons promotores também conhecerão as regras para o posicionamento de bens específicos, de modo que estejam sempre em conformidade com o varejista ou local de onde estão operando.

– Preço

O conhecimento do preço é importante, pois os clientes muitas vezes perguntam sobre o valor do desconto oferecido, o preço normal do produto e o preço promocional.

O preço é um fator importante na decisão de compra do cliente, então se você puder provar que o desconto que está oferecendo é um bom negócio ou que seu produto tem um preço mais barato que o de seus concorrentes, você tem mais chances de convencer o cliente a comprar seu produto.

– Promoção

Mais importante ainda, os bons promotores de vendas devem estar cientes de todos os aspectos da promoção, desde as vantagens que fornece ao cliente até os materiais de marketing e os displays de ponto de venda que foram planejados para a promoção.

2. Tenha uma visão profunda do produto/serviço

Promotores de vendas são sua conexão direta com o cliente, e eles precisam ser capazes de responder a quaisquer perguntas que o cliente possa ter.

Assim, os bons promotores devem ter um conhecimento profundo dos recursos, benefícios e vantagens do produto/serviço sobre os produtos/serviços dos concorrentes.

3. Oferecer conselhos pertinentes

Um fator importante na decisão de compra do cliente é o conhecimento do produto/serviço que deseja adquirir.

Promotores de vendas bem preparados atuam como professores, fornecendo uma grande variedade de conselhos ao cliente para ajudar na decisão de compra.

Quanto mais informado o cliente estiver, mais confortável ele se sente ao comprar o produto.

Exemplos de conselhos incluem:

  • armazenamento;
  • validade;
  • como lavar ou guardar;
  • efeitos do produto etc.

Por vezes, o consumidor procura a opinião pessoal do promotor e dos outros membros da equipe de vendas. O segredo para ter sucesso nas vendas é sempre responder honestamente, mas de forma positiva.

4. Oferecer um excelente serviço ao cliente

Os clientes se lembrarão de um promotor de vendas amigável em vez de um indiferente. Os bons promotores poderão identificar os diferentes tipos de clientes e adaptar as suas atitudes às necessidades de cada um em particular.

Certifique-se de ouvir as necessidades do cliente. Se você sabe o que o cliente está procurando, então você pode provar a ele que sua marca pode fornecer isso.

Acima de tudo, os promotores de vendas devem ser positivos, amigáveis ​​e educados para cada cliente em potencial.

atendimento-cliente-expectativas

Expectativas do cliente | fonte.

Bons promotores de vendas demonstrarão todas as qualidades acima, mas, em última análise, a chave para a promoção bem-sucedida é quando os promotores de vendas acreditam fielmente no produto que estão vendendo.

Os clientes podem ver o entusiasmo genuíno dos representantes pelo produto, e isso os incentivará a comprar. Os promotores de vendas apaixonados são os pilares fundamentais para o sucesso promocional na loja ou na oferta de um serviço.

Mantenha seu time bem comissionado e engajado! Gerencie esse benefício de forma organizada e confiável baixando a nossa Planilha de Comissão de Vendas.

A planilha vem pronta para você usar e inclui gráficos e estatísticas de vendas e comissões, além de diversas abordagens sobre plano de comissão de vendas que ajudam a identificar o melhor tipo de comissionamento para sua empresa e seus vendedores.