O setor de vendas é uma das peças essenciais para o sucesso de uma empresa. Este é também um segmento que segue em crescimento no Brasil, abrindo centenas de vagas na área comercial ou vendas todos os dias.

De fato, existe uma alta demanda por profissionais dessa área. Do mesmo modo, a concorrência tem aumentado significativamente. Afinal, muitas empresas passaram a oferecer benefícios interessantes para quem quer vender.

Se você é da área da comercial ou vendas, saiba que somente o conhecimento técnico pode não ser suficiente para se destacar no mercado de trabalho. 

Por isso, confira algumas dicas de como se destacar em vagas na área comercial ou vendas e garantir uma ótima posição no mundo corporativo!

Monte um currículo atrativo

Uma das formas de se destacar em vagas na área comercial ou vendas é saber montar um currículo atrativo e que traga o interesse dos recrutadores. 

Existem muitas formas de montar um bom currículo e conseguir um emprego no ramo. De modo geral, você pode até mesmo contar com templates prontos em diversos sites e somente adicionar seus dados pessoais.

Independente do modelo de currículo escolhido, é importante lembrar de incluir todas as informações relevantes sobre você e suas experiências profissionais. Muitas vezes, essa é a forma de o recrutador enxergar potencial na sua candidatura. 

Assim, você incluir no currículo: 

  • Informações relevantes e dados pessoais;
  • Experiências profissionais em ordem cronológica (da mais recente para a mais antiga);
  • Suas principais habilidades e competências;
  • Formação acadêmica (se tiver), participação em cursos, palestras e projetos;
  • Apresentação de resultados conquistados em experiências anteriores. 

Além desses elementos básicos, também é interessante incluir experiências em trabalhos voluntários e até mesmo intercâmbios. 

Além disso, em alguns casos, é preciso criar uma carta de apresentação para enviar junto do currículo. Confira sempre a descrição da vaga para identificar se o documento é requisitado ou não.

Veja se você possui as habilidades necessárias

Em toda vaga para emprego na área comercial ou vendas, é preciso entender exatamente o que está escrito no anúncio.

Isto porque, essas informações devem servir de base para estruturação do seu currículo e/ou futura entrevista na empresa. Ou seja, essa é uma forma de demonstrar que você possui as habilidades necessárias para ocupar o cargo em questão. 

Dessa forma, também é imprescindível não mentir sobre as habilidades que você não possui no momento. 

Por exemplo, imagine que a vaga solicita o trabalho de visita à empresa do cliente, mas você não sabe dirigir ou não tem habilitação para isso. 

Na hora da realizar um atendimento urgente, será evidente como você não tem como pegar um carro próprio (ou da empresa) e sair dirigindo. 

Por isso, o ideal é sempre conferir se no momento os requisitos da vaga podem ser preenchidos pelas habilidades e competências que você possui. 

Uma dica é analisar onde você quer chegar enquanto profissional. Isso te dará uma noção sobre o que você precisa fazer para impulsionar a sua carreira em vendas e estar mais preparado para as boas vagas do mercado. 

Procure aprender novas habilidades

Você já sabe que é muito importante não mentir na hora de tentar um emprego na área comercial ou vendas. 

Ao mesmo tempo, esse segmento está sempre em ritmo de mudanças. Afinal, muito das técnicas de venda se baseiam no comportamento humano, que se altera com o passar dos anos. 

Ou seja, é preciso sempre estudar e acompanhar as novas tendências que surgem nesse mercado. 

Para se destacar em vagas na área comercial ou vendas pode ser preciso aprender novas técnicas. E cada vez que você passar por um processo de aprendizagem, lembre-se de incluir novas habilidades no seu currículo. Assim, você não perde chances profissionais interessantes.

Além disso, se você tem uma empresa específica em mente, veja quais são os serviços que ela oferece para aprender coisas que sejam interessantes para o negócio como um todo.

Por exemplo, se você quer trabalhar em uma empresa do ramo financeiro, pode se dedicar a aprender sobre finanças. Isso demonstra o seu interesse em se conectar com o negócio antes mesmo da entrevista.

Prepare-se bem para as entrevistas

Outro ponto importante na busca por emprego na área comercial ou vendas é estar muito bem preparado para a fase das entrevistas.

Junto ao bom currículo para vendas, o seu desempenho nas entrevistas de emprego também será um elemento decisório para contratação. Afinal, sabemos que um vendedor bom é aquele que causa uma boa impressão desde o primeiro momento.

De fato, você pode encarar a sua entrevista como a primeira venda que fará para a empresa em questão.

Por isso, esteja preparado para uma série de análises e perguntas para verificar seu potencial. 

Uma boa dica é caprichar na aparência, visto que isso também impacta no momento de vender. Além disso, estude a fundo o perfil da empresa contratante e de que forma suas habilidades estão de acordo com seus objetivos. 

Não perca mais chances de contratação!

As possibilidades de emprego na área comercial ou vendas são diversas e não podem ser perdidas por descuidos simples de preparação. 

Se você não quer mais perder as oportunidades que aparecem por esse motivo, é muito importante começar a utilizar essas dicas. Você pode começar investindo em um currículo mais elaborado e passar para as próximas orientações. 

O importante é sempre tentar se atualizar ao máximo e estar bem preparado. Dessa maneira, seu currículo se torna interessante e faz com que você se destaque no mercado.

Esse guest post foi escrito por Bruna, da empresa OnlineCV, que ajuda profissionais das mais diversas áreas a prepararem um bom currículo, com templates prontos e dicas práticas