Quando se fala em um programa de força de vendas (como sistemas de CRM, por exemplo), a maioria associa essa ideia como uma forma de apenas acompanhar o desempenho da equipe e exigir mais produtividade, exercendo controle sobre ela.

A verdade é que quem age dessa forma acaba gerando insatisfação e desmotiva um dos maiores ativos de sua empresa: bons consultores de negócio, que conhecem o mercado e seus clientes, sabem captar, negociar e são bons “fechadores de negócios”.

O verdadeiro objetivo de um programa de força de vendas é duplo:

  • Facilitar o trabalho e ajudar os vendedores a terem um melhor resultado e mais qualidade de vida.
  • Permitir que os gestores acompanhem o trabalho, coordenem e gerenciem as equipes, tenham mais informações estratégicas para tomada de decisão e promovam o incentivo, via comissionamento e bônus.

Neste post, você vai entender os dois lados dessa moeda e descobrir como um programa de força de vendas funciona para que seu negócio prospere e seus vendedores tenham cada vez mais sucesso.

Antes de começar, confira estas dicas que a equipe do Agendor preparou para você, nesta apresentação de slides:

.

Programas para força de vendas: atinja todo seu potencial

Você e sua equipe estão cansados de perder oportunidades de vendas?

Veja como programas de força de vendas, quando contam com as funcionalidades adequadas, vão reforçar a comunicação interna, ajudar a acompanhar o andamento das vendas e evitar que se esqueçam de compromissos importantes.

1- Cadastro de cliente centralizado

Fazer controles em papel e planilhas leva a um erro inevitável: duplicidade de registros.

Além disso, a atualização é difícil e é preciso ficar compartilhando planilhas a todo instante.

Com um programa de força de vendas, todos os dados de clientes, parceiros e fornecedores estão reunidos em “uma única fonte da verdade”, sempre atualizados e confiáveis.

2- Funil de vendas intuitivo e transparente

O funil de vendas é uma ferramenta visual que permite analisar de forma ágil e intuitiva todos os negócios que estão em andamento na empresa. Esta é uma ferramenta essencial para um sistema de força de vendas eficiente.

Sabe-se quantos foram abertos, estão em negociação, foram perdidos ou têm chances de ser fechados.

Com isso, tanto gestores como vendedores podem direcionar seus esforços e prever seus resultados para o final do período, dentre outras informações.

3- Follow-up automático

O programa de força de vendas conta com uma funcionalidade que vai impedir qualquer vendedor de esquecer compromissos, visitas ou o envio de propostas e informações para seus clientes.

Um sistema de envio automático de lembretes via e-mail ou SMS deixa a equipe sempre bem informada sobre tudo que se comprometeu a realizar para seus clientes.

 4- E-mails com os clientes arquivados automaticamente

Em vez de ter que procurar o que foi combinado por e-mail, que tal seu programa de  força de vendas já disponibilizar isso automaticamente?

Chega de perder tempo procurando e-mails na caixa de entrada.

5- Acompanhar o desempenho da equipe

Além de poder saber como está acontecendo o atendimento aos clientes, esta funcionalidade permite saber quais os melhores vendedores para premiá-los, além de calcular comissões de vendas com muito mais facilidade.

É possível acompanhar diferentes indicadores de desempenho, com visitas realizadas, tarefas concluídas, fechamentos e muito mais com um sistema de força de vendas. Tudo isso com gráficos muito fáceis de interpretar.

6- Contar com um App Mobile

Sem sombra de dúvida, se uma equipe conta com um programa de força de vendas que pode ser acessado via internet, de onde estiver, por meio de smartphones e tablets, seu desempenho e produtividade será beneficiado.

Dirimir qualquer dúvida de um cliente durante a visita, ou passar informações para o resto da equipe dessa forma, são vantagens que todo software de força de vendas deveria contar.

 

Saiba mais: Como um app para vendedores deixa a gestão de vendas na palma de sua mão

7- Mapa de vendas

Com ajuda do app de força de vendas  os vendedores podem visualizar suas visitas e reuniões, traçar as melhores rotas e se dirigir aos locais certos, sem o perigo de errar os endereços ou de se atrasarem.

Além disso, se estiverem fazendo visita em outra cidade, podem visualizar na tela outros clientes próximos e aproveitar essa viagem para visitá-los também.

 Veja mais: Mapa de clientes: suas visitas no rumo certo

8- Sumário mensal de vendas

Esta é uma das mais importantes ferramentas que um programa de força de vendas pode fornecer para gestores e vendedores.

Com ele, um resumo mensal com as informações mais relevantes, sejam de equipes como vendedores individuais, mostram indicadores capazes de ajustar os procedimentos para o mês seguinte.

Percebe-se claramente como as oportunidades de negócio foram aproveitadas ou não, em função dos contatos, envio de propostas e outros dados.

 Além disso, é possível descobrir a origem das vendas fechadas e o motivo das perdas de vendas, facilitando o planejamento de ações futuras e o contorno de objeções.

Confira também: Lançamento do Sumário mensal de resultados de vendas!

Confira este vídeo e entenda ainda melhor o funcionamento do programa de força de vendas Agendor:


E se quiser ainda mais informações, acesse nossa área de manuais gratuitos e baixe e-books como este: Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas