A pesquisa de satisfação de treinamento é o termômetro que mede a efetividade dos cursos, das palestras e dos workshops de capacitação interna. A partir de perguntas objetivas e estratégicas, ela contribui para que os gestores entendam o que deve ser mantido ou alterado nas próximas aulas.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A pesquisa de satisfação de treinamento é fundamental para saber o que deu certo e errado e propor melhorias nos próximos encontros.
  • Para elaborar a sua própria pesquisa, deve-se escolher a plataforma ou o aplicativo a ser utilizado, como o Google Forms.
  • É necessário também selecionar quais serão as perguntas estratégicas e suas respectivas ordens no formulário. Não se esqueça de criar perguntas diretas, objetivas e de fácil entendimento.
  • Uma pesquisa de satisfação de treinamento deve incluir alguns pontos, como perguntas sobre a qualidade do professor, do ambiente das aulas, do conteúdo abordado, do método de ensino etc.
  • Mas, as perguntas de feedback só terão valia caso o gestor saiba o que fazer com elas. Ele pode, por exemplo, elencar as melhorias por ordem de prioridades e criar planejamentos para que sejam executadas.
  • O líder também pode facilitar a mensuração de resultados e saber qual foi o impacto do treinamento na qualidade do trabalho exercido com o sistema de CRM, que fornece indicadores de desempenho em tempo real. Saiba como escolher as principais KPIs de vendas para medir a performance da equipe comercial!

Ou seja, as perguntas para pesquisa de satisfação de treinamento nada mais são do que um mapa, que orienta os líderes rumo ao desenvolvimento completo de seus colaboradores e, claro, à melhora dos resultados obtidos.

Além de incluir os programas de treinamento como estratégia corporativa de crescimento, é fundamental utilizar as pesquisas de satisfação para guiar os próximos passos a serem dados a fim de conquistar os objetivos desejados.

Como já dizia Sun Tzu, “estratégia sem tática é o caminho mais lento à vitória. Tática sem estratégia é o barulho antes da derrota”.

Se você quer entender como funciona e como fazer uma pesquisa de satisfação de treinamento eficiente e ainda se inspirar com 50 ideias de perguntas, leia este artigo até o final e comece agora mesmo a mensurar a qualidade dos investimentos corporativos! Boa leitura!

Qual a importância da pesquisa de satisfação de treinamento?

Já sabemos o quão essencial é o treinamento de equipes para o crescimento corporativo. Mas, destacamos a relevância de colher os resultados dos cursos oferecidos para os times. 

Afinal, como saber se está valendo a pena o investimento? Como medir o desempenho dos colaboradores após as aulas se elas não estão agradando ou não oferecem nenhum conhecimento a mais?

O principal benefício de realizar pesquisas de satisfação interna é justamente entender a qualidade do curso oferecido e o nível de aprendizado das equipes para propor melhorias.

Por isso, concordamos com Peter Drucker, quando ele diz que “mais arriscado do que mudar é continuar fazendo a mesma coisa”. Isso se aplica completamente à necessidade de colher feedback depois de cada ação realizada para fazer mudanças que elevem o nível do treinamento implementado.

Até porque, o treinamento é algo cíclico e ele pode ser feito com diversas finalidades, como motivar os vendedores, ensinar a mexer em algum sistema novo, reciclar determinados pontos da cultura organizacional ou de processos comerciais, entre muitas outras.

Dessa forma, quanto mais pesquisas forem aplicadas, maior será a evolução dos treinamentos corporativos.

Veja mais alguns benefícios da pesquisa de satisfação de treinamento:

  • entender se o valor investido precisa ser alterado;
  • saber se as aulas foram boas e proporcionaram conhecimento suficiente;
  • descobrir se o serviço oferecido (limpeza, estrutural etc) atendeu às necessidades das equipes;
  • compreender se o conhecimento compartilhado realmente somou ao trabalho dos participantes;
  • medir a performance dos participantes após o treinamento;
  • conhecer os resultados obtidos pelos treinamentos, podendo mensurá-los com ajuda de ferramentas tecnológicas.

Como criar modelos de pesquisa de satisfação de treinamento?

Elaborar perguntas de pesquisa de satisfação de treinamento pode parecer, à primeira vista, algo muito trabalhoso. Mas com o uso da tecnologia, já adiantamos que esse processo está mais simples e rápido de ser feito e mensurado.

Há várias plataformas específicas para desenvolver formulários de pesquisa de satisfação, como o Google Forms, que é gratuito e oferece templates prontos. Basta adicionar e organizar as questões e enviá-las aos participantes.

As respostas podem ser analisadas em um gráfico, em uma planilha com dados brutos ou então estudadas uma por uma.

Entenda melhor nesse passo a passo como montar um formulário de pesquisa de satisfação de treinamento:

  1. selecione as perguntas objetivas e dissertativas e escolha uma ordem lógica para o formulário não ficar cansativo ou sem nexo;
  2. escolha a plataforma que será montada e divulgada a pesquisa;
  3. estabeleça um prazo para que todos respondam;
  4. reforce com os gestores a importância de todos os participantes darem o seu feedback;
  5. reúna os líderes envolvidos e analise os resultados;
  6. faça um plano de ação com as mudanças necessárias e coloque-o em prática no próximo treinamento.

Conheça mais: 4 apps de pesquisa de satisfação: qual o melhor para seu negócio?

O que incluir na pesquisa de satisfação de treinamento?

Outra questão é ficar atento aos elementos essenciais que devem fazer parte de qualquer pesquisa de satisfação de treinamento.

O primeiro deles inclui perguntas relacionadas ao ambiente da sala, a higiene do local, a localização (caso ela seja feita fora da empresa), o horário do treinamento, o material do curso, a facilidade de acesso às aulas (se elas forem online), entre outras.

Os outros elementos são:

  • perguntas sobre o método de ensino aplicado (teórico, prático e avaliações);
  • perguntas sobre os outros participantes do curso: se estavam todos no mesmo nível, se respeitaram o treinamento, o comprometimento durante o treinamento etc;
  • perguntas sobre a eficácia e a compreensão das aulas;
  • perguntas sobre processos administrativos que envolvem a inscrição, as informações passadas antes das aulas, entre outras.

Assista às palestras: Gestão de equipes de vendas: dicas de especialistas no mercado B2B

Exemplos de pesquisa de satisfação de treinamento

Agora que você já entendeu a importância de pedir o feedback aos participantes e o passo a passo para organizar e elaborar a sua própria pesquisa, prepare-se para se inspirar com diversas perguntas para pesquisa de satisfação de treinamento!

Como bônus, iniciamos os exemplos com perguntas pré-treinamento. Ou seja, para entender e alinhar as expectativas de todos os participantes com o conteúdo que será abordado durante as aulas.

Perguntas pré-treinamento

  1. “O que você espera aprender neste treinamento?”
  2. “Qual é o seu objetivo com este treinamento?”
  3. “Onde você deseja aplicar os conteúdos que serão abordados?”
  4. “Quais tópicos despertam maior interesse? E o menor interesse (pode incluir opções como técnicas de persuasão, estratégias de vendas, como gerenciar o tempo, como ser mais produtivo…)”
  5. “Quais são suas metas profissionais atualmente?”

Perguntas para pesquisa de satisfação de treinamento

Interesse dos participantes

  1. “Antes do treinamento, você já tinha conhecimento suficiente sobre o conteúdo?”
  2. “O conteúdo abordado tem relação direta com seu trabalho na empresa?”
  3. “As suas expectativas foram atingidas com o curso?”
  4. “Você acha que os outros participantes estão satisfeitos com o treinamento?”
  5. “Acha que o treinamento está relacionado ao contexto e ao dia a dia da empresa?”
  6. “O objetivo do programa de treinamento foi claramente explicado antes do registro?”

Qualidade do professor ou instrutor

  1. “O professor tinha conhecimento suficiente sobre o assunto?”
  2. “O instrutor passou seu conhecimento de forma clara e compreensível para todos?”
  3. “O professor conseguiu responder às dúvidas?”
  4. “A didática escolhida pelo professor foi eficiente?”
  5. “O treinamento foi dinâmico e interativo?”
  6. “A plataforma ajudou o professor a oferecer um bom treinamento?” (em caso de cursos à distância)
  7. “Depois de finalizar o curso, acredita que o professor é uma referência desse assunto para você?”
  8. “Tem sugestões de melhorias para o professor?”
  9. “Escreva seu feedback sobre o instrutor do treinamento.”

Participação no treinamento

  1. “Você acha que as aulas atraíram a atenção de todos os participantes?”
  2. “Você interagiu na aula com dúvidas, opiniões ou debates construtivos?”
  3. “Você gostaria que os outros participantes tivessem interagido mais com perguntas e comentários?”
  4. “Você concorda que o professor abriu espaço para a participação de todos?”
  5. “Você foi assíduo às aulas?”

Nível de conhecimento

  1. “Qual sua avaliação sobre o uso do tema para sua função?”
  2. “Você acredita que é capaz de aplicar o conteúdo ensinado no treinamento no dia a dia?”
  3. “O treinamento ofereceu mais conhecimento do que você já tinha antes?”
  4. “Gostaria de algum tema tivesse sido abordado durante o treinamento? Se sim, qual?”
  5. “Acha que algum conteúdo em especial merece um treinamento apenas sobre ele? Se sim, qual?”

Qualidade do treinamento

  1. “Cite 3 aspectos que você mais gostou do treinamento”
  2. “O que você menos gostou no treinamento?”
  3. “O quanto você indicaria o treinamento para algum colega de trabalho? (1 a 10 ou 1 a 5)”
  4. “Quais são suas sugestões para melhorar o treinamento?”
  5. “Qual é o seu grau de satisfação com o treinamento realizado?”
  6. “Avalie seu nível de satisfação para os seguintes aspectos: organização do treinamento / conhecimento do professor sobre o assunto / instalações / processos administrativos / horário do treinamento”
  7. “Em uma escala de 1 a 10, qual é a classificação da equipe de trabalho: instrutor / equipe de limpeza / equipe da cozinha / setor administrativo”
  8. “Qual o seu grau de satisfação com o material didático de apoio fornecido no programa? (muito insatisfeito, insatisfeito, indiferente, satisfeito, muito satisfeito)”
  9. “Em uma escala de 1 a 10, qual foi a dificuldade do treinamento?”
  10. “Escreva 3 itens que mais chamaram a sua atenção no conteúdo oferecido”
  11. “Cite 3 itens que foram desnecessários no treinamento”
  12. “Qual foi o seu grau de dificuldade para entender a linguagem ou os termos utilizados pelo professor? (muito fácil, fácil, nem fácil nem difícil, moderadamente difícil, muito difícil)”
  13. “Você participaria de outro treinamento corporativo?”
  14. “Quantas informações novas você aprendeu?”
  15. “Qual é o nível da qualidade do conteúdo oferecido?”
  16. “A duração do treinamento foi suficiente para atender às suas expectativas e/ou necessidades?”
  17. “O horário do treinamento foi bom para você? Se não, qual seria o melhor dia e horário na sua opinião?”
  18. “Os temas incluídos no conteúdo programático foram desenvolvidos dentro da carga horária estabelecida? Se não, o professor deixou de abordar algum tema? Qual?”
  19. “As condições do ambiente, como espaço, iluminação, temperatura, ruído e conforto, foram adequadas?”
  20. “Escreva seu feedback sobre o treinamento realizado”

O que fazer com o feedback da pesquisa de satisfação de treinamento?

Se você achou a dica de “usar as respostas para realizar melhorias para treinamentos futuros” muito vaga, calma, que vamos ajudar!

O feedback é um método de avaliação bastante eficiente, pois ele mostra o que deu certo ou errado durante o programa de capacitação. Mas, o que fazer com os pontos que precisam ser melhor desenvolvidos?

A ideia é anotar todas as críticas e sugestões de melhorias e separá-las por grupos, como atendimento, processos administrativos, conteúdo abordado, qualidade do professor, ambiente das aulas, satisfação com o treinamento, entre outros.

Depois, analise quais melhorias são prioridades e que podem afetar a assiduidade e o aprendizado das equipes. O objetivo é elencar uma ordem de quais melhorias devem ser feitas primeiro.

Dessa forma, pode-se analisar uma melhoria por vez e criar um planejamento estratégico e tático para colocá-la em ação. Determinando os responsáveis, o que deve ser mudado, como fazer isso e um prazo para o trabalho ser concluído.

Aprenda com nosso guia completo: Avaliação de desempenho e feedback: faça com naturalidade

E como medir os resultados do treinamento?

O acompanhamento da performance dos participantes do treinamento pode ser feito de diversas formas. Algumas mais objetivas, outras mais subjetivas.

Por exemplo: se o treinamento foi para motivar a equipe, pode-se medir os resultados com o nível de produtividade semanal e mensal com o sistema de CRM. Mas, caso a aula tenha sido de reciclagem sobre a cultura organizacional, deve-se conversar diretamente com os gestores para entender as mudanças no comportamento individual e coletivo.

Mas, de modo geral, acreditamos que todas as melhorias de habilidades técnicas e comportamentais podem ser medidas em números de produtividade, vendas fechadas, prospecções realizadas, visitas a clientes, entre outras métricas.

Como exemplo, veja abaixo as KPIs recomendadas para analisar e mensurar as vendas internas.

E, para isso, o ideal é usar o software de CRM para acompanhar em tempo real como está o desempenho da equipe de vendas, de atendimento e de marketing. Caso o conteúdo abordado tenha sido bom, os participantes vão usá-lo no dia a dia. E o gestor pode analisar a performance dos indicadores relacionados com o tema do treinamento.

Para visualizar melhor o que estamos falando, confira abaixo como é o relatório do CRM do Agendor e o sumário semanal com uma completa visualização do negócio.

Relatórios em tempo real
Dashboard do CRM do Agendor com resumo do negócio
Sumário semanal do CRM do Agendor

Viu como não é complicado elaborar uma pesquisa de satisfação de treinamento e medir os resultados? Ou seja, o CRM ajuda o gestor a:

  • acompanhar métricas e indicadores de desempenho;
  • entender quais são os pontos fracos individuais e coletivos para propor novos temas para treinamentos de desenvolvimento de competências.

Veja como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas.

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