Antes de pensarmos como será o futuro das coisas, precisamos ter a certeza do que estamos vivendo atualmente. E isso se aplica também ao relacionamento com clientes.

“Imagine um mundo onde os clientes ficam sabendo de seu negócio de bairro, mesmo morando em cidades distantes onde você nunca fez qualquer divulgação local. Esses novos clientes ficam curiosos para experimentar seus produtos ou contratar seus serviços e fazem questão de viajar para conhecê-los.

Bônus: faça seu time alcançar a alta performance em vendas com nossa plataforma de CRM

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

Um mundo onde você pode fornecer seus serviços à um cliente que tem uma empresa do outro lado do país, sem mesmo precisar conhecê-lo pessoalmente.”

Esse é um discurso antigo, daquelas famosas conversas de fim de expediente.

E pelo visto, parece que esse é o mundo em que estamos vivendo atualmente.

O surgimento das redes sociais possibilitou o estreitamento das relações interpessoais. Alguém que mora em Curitiba, pode recomendar os serviços de uma certa empresa para várias pessoas de outros Estados em questão de segundos.

Os vínculos estão mais estreitos e com isso, as empresas precisam se preparar para atender clientes diferentes nos canais de relacionamento que forem de preferência deles.

Não adianta simplesmente criar um perfil nas mídias sociais.

É preciso criar uma cultura de serviço ao cliente preparada para essa nova realidade! Essa cultura de serviços ao cliente se chama CRM – Customer Relationship Management.

Muito se fala das ferramentas para monitorar mídias sociais, dos novos canais de comunicação, das diversas redes que surgem… Isso tudo integrado com a elaboração de produtos e serviços com o foco nas necessidades dos clientes, é nada mais que CRM aplicado na era das mídias sociais.

Créditos pela foto: Flickr.com – bitzi ☂ ion-bogdan dumitrescu