Empresas brasileiras que apresentam maior maturidade digital possuem uma taxa de crescimento 3 vezes maior do que demais empresas.

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Principais aprendizados deste artigo:

  • A maturidade digital representa a velocidade com que uma empresa conduz o seu processo de transformação digital.
  • As empresas brasileiras que mais se destacam em maturidade digital apresentam uma boa prática de gestão na jornada do cliente. Saiba mais sobre esse conceito em: Sucesso na Jornada do Cliente: da pré-venda ao pós-venda.
  • As organizações menos maduras digitalmente adotam práticas pontuais de digitalização, como a utilização de canais digitais para uma boa experiência do cliente, e a contratação de soluções tecnológicas parceiras.
  • No Brasil, o maior desafio para a digitalização em vendas é estimular os resultados que uma plataforma pode fornecer à empresas.
  • A adesão ao CRM, ainda que seja uma ferramenta essencial para a lucratividade da empresa, é inferior à adesão às planilhas.

Mas afinal, o que é maturidade digital?

Bom, se o termo transformação digital se refere à mudança de mentalidade das empresas e à adoção de diferentes formas de tecnologia, a maturidade digital pode ser definida como o nível de conhecimento e integração de tecnologias em uma organização.

Portanto, quanto maior for a maturidade digital, mais acelerado é o processo de transformação digital.

Você já parou para pensar como tem sido o processo de digitalização das empresas brasileiras?

Bem, a McKinsey realizou um estudo sobre o processo de digitalização das empresas brasileiras, e os resultados são muito reveladores.

Ficou claro que analisar e aderir às tendências de mercado não é o suficiente. O estudo mostra que é preciso adotar medidas de transformação digital unificadas e que incluam não apenas os processos da empresa, mas também seus talentos e estratégias.

Somente assim é possível ter consistência e crescimento, o que representa um verdadeiro processo de amadurecimento digital.

Apesar disso, iniciar a transformação digital nas empresas é navegar em um mar turbulento, cheio de desafios à vista. Até mesmo as empresas maduras digitalmente.

Quer conferir mais insights do estudo da McKinsey e outras pesquisas de especialistas sobre maturidade digital? Então, fique conosco e acompanhe a leitura!

O que é maturidade digital?

Para começar, precisamos entender o que é maturidade digital e quais são os aspectos que definem os níveis de digitalização das empresas.

Já definimos maturidade digital como o nível de conhecimento e integração de tecnologias em uma organização.

Vale acrescentar que a maturidade digital também diz respeito à rapidez com que uma organização implementa mudanças, e investe em ferramentas e talentos para alavancar seus resultados e atender às demandas dos clientes.

Agora, para mapear esse nível, a McKinsey considerou 22 práticas de gestão, divididas em 4 vertentes diferentes. Observe o esquema abaixo:

5 insights da pesquisa da McKinsey sobre a maturidade digital de empresas brasileiras

Nas próximas linhas, compartilhamos os insights deste levantamento da McKinsey sobre a maturidade digital de empresas brasileiras.

Você também pode conferir o conteúdo na íntegra e baixar o relatório completo dessa pesquisa clicando aqui.

1. Empresas com maior maturidade digital apresentam melhor desempenho financeiro

Segundo os resultados da McKinsey, as empresas brasileiras com processos de digitalização avançados apresentam uma taxa de crescimento até 3 vezes maior em comparação com empresas com menor maturidade.

No cenário global, as líderes em maturidade digital crescem até 5 vezes mais do que as demais empresas.

No Brasil, a digitalização é mais voltada para ganhar eficiência e melhorar a experiência do cliente. Por isso, caso ela seja amplificada para o crescimento da organização, a expectativa é que esses níveis se aproximem cada vez mais.

2. A maior diferença entre as líderes brasileiras e as demais está na vertente de Organização

A vertente de Organização, como mostra o esquema criado pela McKinsey, tange a estrutura ideal de uma empresa para viailizar a transformação digital, isto é:

  • talentos com conhecimento técnico;
  • cargos de ligação entre tecnologia e negócios;
  • gestão;
  • governança.

São estes os aspectos de maior carência presentes nas empresas com maturidade inferior, em comparação às líderes.

Isso mostra a falta de sinergia entre soluções tecnológicas, práticas de gestão e talentos; três dos pilares mais importantes para o sucesso da transformação digital, e desse modo, para o crescimento de uma organização.

Ou seja: trata-se de um desafio que as empresas com pouca maturidade digital encontram e, que exige uma mudança de mentalidade amplificada para solucioná-lo.

Leia também: Tecnologia para vendas: razões para utilizá-la ao seu favor

3. Empresas líderes compreendem a essência da transformação digital, enquanto as demais empresas adotam práticas isoladas

As empresas líderes entendem a importância da digitalização em diferentes níveis e setores da organização. Mais do que isso, sabe que aderir às ferramentas tecnológicas sofisticadas requer habilidades específicas.

Para embasar ainda mais sua pesquisa, a McKinsey também realizou entrevistas para colher informações qualitativas que expliquem, mais profundamente, o sucesso das empresas “maduras” digitalmente.

As entrevistas revelaram que cinco ações essenciais para o processo de digitalização:

  • iniciativas digitais;
  • acompanhamento de KPIs de transformação digital;
  • conhecimento compartilhado;
  • aprendizado por meio de uma cultura colaborativa;
  • erros são vistos como oportunidade de aprendizado.

O sucesso dos líderes brasileiros em maturidade digital também se explica pelo fato de se destacarem nas 3 práticas (dentre as 22 esquematizadas pela McKinsey):

  • estrutura organizacional: as responsabilidades de cada colaborador são bem definidas dentro do processo de digitalização;
  • experimentação: as empresas líderes não são engessadas, correm riscos e estimulam a criatividade de seus talentos;
  • jornada do cliente: atender às necessidades e expectativas dos clientes é uma prioridade.

E ao contrário das empresas líderes, organizações com menor maturidade digital priorizam apenas ações pontuais para iniciar seu processo de digitalização, e normalmente apresentam em maior quantidades as seguintes práticas de gestão:

  • consciência da mudança: entendem que o digital influencia no modelo de negócio;
  • orientação externa: buscam soluções tecnológicas parceiras, como sistemas de CRM, ERPs, entre outros;
  • centralidade do cliente: utilizam os canais digitais principalmente para interagir com os clientes.

Essas considerações explicam a necessidade de uma estratégia unificada, que reverbe por toda a organização e seus recursos humanos.

Mais uma vez, nota-se a mudança de mentalidade das empresas com maturidade inferior como um caminho para uma digitalização mais acelerada.

4. Existem desafios notáveis nas práticas de transformação digital

O levantamento da McKinsey apontou os quatro maiores desafios que até mesmo as empresas líderes em maturidade enfrentam no contexto da digitalização. São eles:

  • Roadmap específico: com iniciatvas alinhadas e direcionadas para os diferentes níveis da empresa;
  • Dados e analytics: implementaçã de plataformas que apresentam uma visão 360º do cliente e forneçam insights para a tomada de decisão;
  • Talentos: colaboradores capaz de participar de um modelo de negócio digital e analítico;
  • Cultura Data-driven: decisões baseadas em dados em todos os níveis da organização.

Quando essas práticas de gestão são alinhadas e implementadas na empresa, representam um diferencial competitivo significativo. Isso vale, é claro, para os “peixes grandes” também.

5. A transformação digital está relacionada ao setor da economia das empresas

No Brasil, as empresas com mais maturidade digital atuam nos setores:

  • Serviços financeiros;
  • Varejo;
  • Telecomunicações e Tecnologia.

A razão por trás disso está nos impactos das mudanças no comportamento do consumidor sobre tais setores. Como exemplo, podemos citar as fintechs, os e-commerces e os novos canais de comunicação que surgiram nos últimos anos.

Estes também são os setores que correm o miaor risco de perderem a relevância no mercado, caso não apresentam maturidade digital.

Fica a reflexão: sua empresa faz parte destes setores? Como você está conduzindo o processo de digitalização da sua organização?

Maturidade digital e a adesão a ferramentas tecnológicas em empresas B2B: insights da pesquisa da Opinion Box

A Opinion Box também estudou a transformação digital das empresas B2B brasileiras, e os resultados confirmam que, nos últimos anos, em resposta às necessidades geradas pela pandemia, as empresas se digitalizam cada vez mais.

De acordo com o levantamento, 68% das empresas B2B brasileiras estão mais digitais desde o início da pandemia, e 73% delas utilizam mais soluções tecnológicas em sua operação.

Entre essas ferramentas, o WhatsApp se destaca, sendo a mais utilizada entre as empresas.

No que se refere aos sistemas de gestão comercial, os dados mostram que, mesmo com uma vasta gama de soluções tecnológicas de vendas, as planilhas ainda não as preferidas.

Este é um dado curioso, já que ferramentas como o sistema de CRM oferecem diversos benefícios para os times de vendas, oferecem otimização de tarefas, dashboards e painéis para analytics, armazenamento de dados seguros e acessibilidade.

Então, o que explicaria a baixa adesão às ferramentas comerciais?

O estudo da Opinion Box revelou que um dos principais desafios na contratação de ferramentas digitais é estipular os resultados que uma plataforma pode fornecer à empresas. Esta é uma realidade para 58% das empresas entrevistadas.

Além disso, 56% possui dificuldade de aprovar um orçamento com a liderança, provando a necessidade de uma solução de vendas.

Dentre outras razões, a aprovação da solução é a mais notável barreira para a digilitazação em vendas.

Neste momento, lembre-se do estudo da McKinsey. A experimentação é um fator de sucesso nas empresas líderes. Isso significa que elas não são engessadas, correm riscos e estimulam a criatividade de seus talento.

E mais: é preciso mudar a mentalidade da organização para conseguir avançar com a digitalização.

Aqui, fica um recado para os líderes: já está mais do que provado que as soluções tecnológicas são determinantes para o crescimento da empresa. Então, por que continuar perdendo tempo e dinheiro, quando se pode obter maior lucratividade e agilidade com a digitalização?

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Sabemos que parte da resistência na contratação de plataformas, é a usabilidade a complexidade das ferramentas disponíveis no mercado. Por isso, o Agendor foi desenvolvido pensando na praticidade com que os vendedores e gestores realizam suas atividades, sendo uma plataforma amigável e simples de usar.

Isso, é claro, sem deixar de oferecer tudo o que uma equipe de vendas precisa para vender mais, e melhor:

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