O gerenciamento pelas diretrizes, também conhecido como GPD, é uma metodologia que descomplica a gestão dos líderes, fazendo com que os objetivos da organização sejam mais facilmente compreendidos pela equipe.

Principais aprendizados deste artigo: 

Gerenciar processos, projetos e diferentes times para que consigam atingir um objetivo em comum é, sem dúvidas, muito trabalho.

Tudo deve seguir em harmonia para que a empresa alcance o crescimento desejado. No entanto, sabemos que a realidade é outra. 

Todo empreendedor sabe que para gerenciar uma organização é preciso “matar um leão por dia”. Os líderes dos setores, por sua vez, sabem que possuem um papel tático e cada direcionamento passado de maneira equivocada para a equipe pode ser altamente prejudicial para a empresa.

Uma das ferramentas utilizadas para simplificar essa gestão, é o método GPD. Um sistema prático, fácil de ser aplicado e que pode ser decisivo para o sucesso de um negócio.

Para saber mais sobre o que é GPD e, sobretudo, como aplicá-lo, não deixe de continuar a leitura deste artigo!

O que é GPD?

GPD é a sigla para Gerenciamento pelas Diretrizes. Refere-se a sistema de gestão focado em otimizar o gerenciamento e o estabelecimento de metas em todos os níveis da hierarquia administrativa, para que uma empresa possa atingir seus objetivos de maneira mais assertiva.

Diretrizes, uma das palavras que compõem o nome desta metodologia, relaciona-se às metas. Portanto, a gestão das ações de uma organização é pautada nas metas de cada setor e cada equipe.

Para isso, é preciso entender qual é o objetivo central da empresa, aquele que consta em seu planejamento estratégico.

A partir deste objetivo, as metas são criadas e desdobradas em metas menores, sendo cascateadas para os níveis táticos e operacionais.

Dessa forma, todos os colaboradores podem ter um melhor panorama para pensar e executar suas ações, que estarão diretamente ligadas à estratégia da empresa.

Quando o GPD é implementado, há mais uniformidade na organização, o que a torna mais equilibrada e competitiva.

Assista a este vídeo da Siteware para saber mais sobre o que é GPD:

Leia também: Ciclo PDCA: uma metodologia completa para solucionar problemas e melhorar processos

Como surgiu e quais são os pilares do GPD?

Foi criado por Yoji Akao, especialista em planejamento japonês. Baseado na técnica Hoshin Kanri, o GPD é conhecido como um dos fundamentos da gestão da qualidade total. 

No Brasil, foi o notório consultor de gestão Vicente Falconi propagou o conceito e publicou um livro Gerenciamento pelas Diretrizes — O que todo membro da alta administração precisa saber para vencer os desafios do novo milênio.

Na obra, o autor destaca três pilares para a implementação bem-sucedida do GPD:

  1. A dedicação dos envolvidos no processo impacta diretamente os resultados.
  2. A inovação deve estar presente e ser incentivada durante todas as atividades e ações.
  3. As mudanças propostas devem realmente acontecer.

Quais são as vantagens do gerenciamento pelas diretrizes?

Uma gestão organizada e otimizada é capaz de gerar efeitos extraordinários em uma empresa. 

Visto que este é o principal foco do GPD, veja, a seguir, quais são os benefícios adquiridos na aplicação desta metodologia:

Maior controle sobre as atividades

Uma vez que a organização tenha delegado tarefas mais objetivas e claras às equipes, e controle sobre as atividades se torna muito mais preciso. Assim, os gestores podem se dedicar aos indicadores que realmente representam o desempenho da equipe frente aos objetivos e reduzir seu desgaste emocional.

Colaboradores mais produtivos

O mesmo fato citado no tópico anterior, porém, desta vez, tratamos da perspectiva dos funcionários.

Os colaboradores que sabem exatamente o quê, quando e como deve ser feito, podem direcionar seus esforços para as atividades que verdadeiramente importam e são determinantes para o atingimento dos objetivos da empresa.

Melhor alinhamento entre todos os setores da empresa

É muito perigoso possuir diferentes setores que trabalham em desacordo. O mercado, por si só, já é muito competitivo, e as divergências internas não podem existir e contribuir para mais obstáculos para a organização.

Desse modo, o GPD traz maior sinergia entre os departamentos e eleva o trabalho em equipe.

Mais facilidade para atingir resultados

Praticar um melhor controle faz com que os gestores identifiquem melhorias nos processos e nas ações mais rapidamente. Com isso, podem inserir os ajustes certos que levam a empresa mais rapidamente ao seu crescimento.

Atividades focadas e objetivas

As empresas que possuem colaboradores que realizam suas tarefas apenas porque são exigidos e não porque compreendem o seu grau de importância na estratégia da empresa é um prato cheio para desengajamento e enfraquecimento da cultura organizacional.

Por isso as atividades focadas e objetivas são essenciais. Sem contar que, através delas, a operação diminui o desperdício de tempo, erros e retrabalhos.

Como aplicar GPD?

Diante de tantos benefícios, é quase impossível não querer aplicar o GPD imediatamente, não é mesmo?

A boa notícia é que o GPD pode ser facilmente implementado. Continue a leitura e confira um breve passo a passo sobre como aplicar GPD.

1. Identifique o objetivo da organização

Para que a empresa possa atingir seu crescimento, é necessário identificar seu objetivo central, que deve estar presente no planejamento estratégico elaborado pela alta liderança.

Lembre-se que objetivo e meta são coisas diferentes.

Objetivo está relacionado à ideia de onde a empresa quer chegar. Meta, por sua vez, expressam alvos mais simples, que devem ser conquistas a um menor prazo.

2. Entenda como cada setor colabora para a conquista deste objetivo

Primeiro, olhamos para o objetivo. Depois, “quebramos” o objetivo em metas menores

Cada departamento precisa de metas que se relacionem com suas atividades para que possam colaborar com o objetivo. 

Assim, o nível tático e o nível operacional podem compreender prontamente como suas ações refletirão no nível estratégico, e se tornam agentes decisivos para o crescimento da empresa.

3. Utilize o plano de ação 5W2H 

O plano de ação 5W2H é uma ferramenta que o ajudará a desdobrar mais precisamente as metas de cada setor, e até de cada equipe. Trata-se de perguntas objetivos que ajudam a traçar um caminho mais claro para as metas.

Temos um artigo completo, explicando detalhadamente como funciona esta metodologia. Não deixe de conferir: Plano de ação 5W2H: tire seus projetos do papel!  

4. Utilize indicadores para acompanhar o desempenho das tarefas 

Os indicadores são instrumentos cruciais para o entendimento do desempenho das ações dos times e dos líderes.

É por meio deles que os gestores ou diretores poderão compreender se as atividades e metas definidas estão cooperando e rumando para o objetivo da empresa.

A escolha dos indicadores e métricas dependerá de cada setor. Veja, por exemplo, quais são os indicadores-chave de performance utilizado na operação de inside sales:

Não deixe de ir a fundo e conhecer outros KPIs primordiais para as áreas de vendas e marketing. Consulte o nosso eBook gratuito: Indicadores de Vendas e Marketing: KPIs que você deve usar