Que tal se inspirar com a história de grandes mulheres no mercado de trabalho? Conheça os melhores filmes sobre liderança feminina que você precisa assistir.

Apesar de, muitas vezes, serem as mais preparadas, as mulheres ainda ocupam menos cargos de liderança no mercado de trabalho. 

Para se ter uma ideia, em 2019 no Brasil, somente 37,4% dos cargos gerenciais eram ocupados por mulheres, segundo as Estatísticas de Gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para combater essa infeliz realidade, muitas mulheres têm encontrado no empreendedorismo feminino um apoio para finalmente exercer as funções que elas desejam realizar. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios próprios

Nesse contexto, em que luta por mais espaço no mercado de trabalho ainda é uma realidade constante, nada melhor que uma seleção dos melhores filmes sobre liderança feminina para ajudar a refletir sobre os desafios que existem. 

Seja você dona de um negócio ou uma profissional contratada por uma empresa e que busca por uma oportunidade em cargos gerenciais, essa lista pode ser uma grande inspiração. 

Confira!

5 filmes sobre liderança feminina para assistir e refletir 

1. Estrelas Além do Tempo 

Só pelo nome já dá para prever que esse é um daqueles filmes sobre liderança feminina inspiradores. 

Em Estrelas Além do Tempo, acompanhamos a história real de três mulheres negras, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson,  que trabalhavam na NASA em uma época de forte segregação social. 

Com papéis muito relevantes para que a conquista da chegada do homem à lua acontecesse em 1962, as profissionais precisaram persistir para ter suas vozes ouvidas.

Sem nunca desistir e cientes da competência e do bom trabalho que poderiam realizar, as três lutaram bravamente contra o machismo e o preconceito racial no ambiente de trabalho

Confira o trailer a seguir: 

2. A Dama de Ferro 

Uma produção que relata as barreiras enfrentadas pela primeira mulher primeira-ministra do mundo certamente tem o seu lugar de destaque na lista de filmes sobre liderança feminina. 

Em A Dama de Ferro, vemos Meryl Streep dar vida à chefe de estado britânica Margaret Thatcher,  primeira-ministra que liderou uma das nações que até hoje é considerada uma das maiores do mundo. 

Por 11 anos no poder, ela precisou enfrentar diversos preconceitos para provar que uma mulher, filha de um simples verdureiro, era capaz de governar uma nação com maestria, rompendo barreiras políticas e sexistas. 

Veja algumas cenas da produção abaixo:

3. Equity 

Mulheres ambiciosas também podem ser muito inspiradoras, e é claro que a produção Equity, “Mercado de Capitais” no Brasil, aparecia entre as nossas indicações de filmes sobre liderança feminina.

Na produção, acompanhamos as dificuldades de mulheres que adentravam e desejavam crescer em ambientes de trabalho tradicionalmente masculinos, como o mercado financeiro. 

Naomi Bishop é a protagonista, banqueira e ambiciosa, que deseja ter grandes ganhos na vida e tem consciência de que é boa na profissão que decidiu seguir. 

Por isso, ela luta com unhas e dentes para mostrar que as mulheres são muito competentes para desempenhar as funções que desejam fazer. 

Uma curiosidade sobre a produção é que o filme foi financiado por 25 mulheres investidoras, um motivo além para assistir a obra, não é? E tem mais: a trama também foi escrita, dirigida e produzida por mulheres. 

Veja o trailer da produção:

4. Joy: o nome do sucesso

Joy Mangano é um nome que você precisa conhecer, e é claro que a obra que conta sua história estaria entre os filmes sobre lideranças femininas. 

Afinal, estamos falando de uma empreendedora estadunidense que inventou o miracle mop, um produto de limpeza que foi uma novidade na época e ainda hoje é muito utilizado, e que transformou sua realidade de vida ao confiar em suas invenções. 

Em uma época em que a desvalorização feminina era uma realidade no mercado de trabalho (1980), e que a competitividade dos negócios era uma realidade, Joy conseguiu se sobressair, mesmo com os preconceitos que precisou enfrentar. 

Com uma mensagem de persistência, esperança e superação, o filme, baseado na vida de Joy, mostra um lado do empreendedorismo que poucos veem: o caminho cheio de adversidades que muitas mulheres percorrem antes de chegar à realização.  

Dê uma espiada na história do filme abaixo:

5. O Diabo Veste Prada 

O Diabo Veste Prada é uma produção que merece espaço nessa lista porque é uma obra completa: aborda não apenas a liderança feminina e a presença das mulheres no mercado de trabalho, mas a relação desenvolvida por elas de acordo com suas posições hierárquicas. 

Situada no universo da moda, a produção mostra a história de Andrea, uma inexperiente mulher recém-chegada ao mercado de trabalho, e como acontece sua relação consigo mesma, com suas colegas e, principalmente, com a editora-chefe Miranda, uma mulher poderosa e impiedosa. 

Além de ser um dos mais conhecidos filmes sobre lideranças femininas, a obra abre espaço para uma reflexão sobre a relação entre líderes e liderados, e como ela pode interferir na produtividade e satisfação dos colaboradores dentro de uma empresa. 

Veja o trailer: 

A superação precisa ser a marca da liderança feminina?

Nas nossas indicações, as histórias de superação estão mais do que presentes. Muito disso deve-se a ainda grande diferença de oportunidades existentes no mercado de trabalho quanto à gênero. 

Porém, cada vez mais esperamos que essa não precise ser a marca principal das histórias de liderança feminina. E que cada vez mais mulheres encontrem seu espaço merecido!

Gostou das nossas indicações? Então, separe o próximo final de semana para assistir alguns filmes sobre liderança feminina e se inspirar para continuar sua caminhada. 

Quer ser uma liderança de vendas mais efetiva? Então confira essa seleção de dicas de experts nesse Kit de Palestras sobre Gestão de Equipes de Vendas!