Erros no trabalho acontecem com todo mundo.

Mas você pode evitar alguns deles, que muita gente comete e nem se dá conta disso.

Velhos hábitos são difíceis de eliminar 

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Neste post, selecionamos alguns hábitos inadequados para que você evite errar no trabalho com essas práticas muito comuns. Além disso, acrescentamos um passo a passo com 5 dicas de como lidar com erros no trabalho.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂


Antes de conferir os erros no trabalho que deve evitar, confira esta apresentação de slides criada pela equipe do Agendor:

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Veja também: Os 10 erros mais comuns na redação de um email de vendas

8 erros no trabalho que você deve evitar a todo custo

Existe um velho ditado que diz:

“Antes pecar por excesso do que por falta”

Cuidado: nem sempre isso é verdade, principalmente quando se trata de evitar erros no trabalho.

Confira também em nosso blog: 4 grandes erros que vendedores cometem em ligações de vendas (e como consertá-los)

1- Trabalhar demais

Trabalhar muito é diferente de ser eficiente no trabalho. Aqui, pecar por excesso é um erro!

Quem fica no escritório até tarde e precisa dos finais de semana para concluir suas tarefas não está fazendo um bom gerenciamento do tempo.

Você pode até ser visto como aquele cara esforçado, mas que, infelizmente, é improdutivo e precisa se dedicar o dobro para ter o mesmo desempenho dos outros.

Além disso, se não reservar um tempo para você e sua família, com mais equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, vai acabar doente.

2- Não saber dizer não

Você tem suas próprias tarefas e obrigações em seu dia a dia de trabalho.

Colaborar com os colegas é importante, mas estar disponível a todo tempo para ajudar a todos que pedem, pode ser prejudicial para sua produtividade.

Se realmente ajudar alguém em alguma atividade for atrapalhar o seu trabalho, explique e recuse. Apenas pese quando se tratar de uma “força tarefa”, em que todos se dispuseram a ajudar devido a um caso especial, os famosos “incêndios”.

3- Nunca discordar do chefe

É claro que criar uma relação conflituosa com seu chefe não vai te levar a lugar algum.

Mas saber quando propor algo diferente, inovador ou um outro caminho, pode ser exatamente o que seu chefe procura.

Tome cuidado! Analise o tipo de liderança de seu chefe e, se notar que ele não é do tipo que acolhe sugestões, refreie esses impulsos.

Uma dica é dar a sugestão em uma reunião 1 a 1, sem expor o chefe.

Mas lembre-se: você não precisa sempre dizer sim para ele!

4- Não se interessar pela vida pessoal dos colegas

Em outras culturas – principalmente na Europa – querer saber da vida pessoal dos colegas de trabalho pode ser um grande erro.

Mas, no Brasil, um pouco de intimidade é necessário.

É claro que é preciso saber medir a dose e não se tornar abelhudo.

Mas, o que acontece muito, é que os colegas interpretam esse tipo de reserva educada e certo distanciamento como arrogância.

Você pode ser taxado como o cara que “não gosta de se misturar”.

5- Estar 100% do tempo online

Nada pior para a produtividade no trabalho que parar o que está fazendo para ficar respondendo e-mails ou verificando mensagens no WhatsApp, SMS ou Slack.

Mesmo que se tratem de assuntos de trabalho, desconecte-se quando precisar se concentrar.

Uma dica é estipular horários para verificar notificações, de duas em duas horas, por exemplo.

Saiba mais: Quer saber como aumentar a produtividade da equipe? Não cometa erros clássicos

6- Ser crítico em excesso

Esse título é um eufemismo para reclamar demais.

Apontar ajustes em projetos, pensar em outras maneiras de realizar certas ações, sugerir melhorias é ótimo.

Mas cuidado quando você, sem perceber, começa a criticar a empresa, seus colegas e mesmo seu chefe ou líderes de outros departamentos.

Isso abala a moral da equipe, diminui a confiança na empresa e, se você não se policiar, pode ser considerado um colaborador “tóxico”. Isto é: aquele que contamina os colegas com pessimismo!

7- Nunca estar disponível para um happy hour ou almoço com os colegas

Participar dos eventos sociais da empresa é tão importante quando comparecer a treinamentos ou eventos corporativos.

Além disso, fora do ambiente de trabalho você pode conhecer outras características das pessoas que elas não revelam profissionalmente.

8- Ter medo de errar

Confira esta frase sobre errar no trabalho, de Bill Gates:

Portanto, ouse, inove, seja criativo!

Mas lembre-se de fazer tudo isso com muito planejamento e análise de dados concretos, para que as possibilidades de sucesso sempre sejam as mais promissoras.

Leia também: 5 erros que você deve evitar em qualquer forma de negociação

Como lidar com erros no trabalho

O que fazer se cometeu um erro no trabalho?

Errar é humano, já dizia o ditado, mas perdoar é divino…

E nem sempre contamos com um ser desse tipo como chefe, não é mesmo?

Mas calma!

Se você cometeu um erro no trabalho, siga estes passos:

  1. Analise tudo que pode fazer para minimizar o erro, mas faça isso rapidamente.
  2. Assuma o erro diante de seu superior imediato, em uma reunião pessoal.
  3. Já apresente possíveis correções do erro, um plano de ações e contramedidas.
  4. Aprenda com o ocorrido e evite voltar a errar no trabalho

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